segunda-feira, maio 07, 2012

Bolo de amêndoa com calda de maracujá

English version

Almond and passion fruit drizzle cake / Bolo de amêndoa e maracujá

Uma das minhas (muitas) coisas favoritas na revista Donna Hay é que vez ou outra sempre aparecem receitas com maracujá; adoro a fruta e o suco é uma das minhas bebidas preferidas – na época da faculdade eu o consumia desenfreadamente, especialmente em semana de prova. :)

Meu amor por maracujá e a minha atual obsessão por bolos de amêndoa foram as razões pelas quais escolhi este bolo para estrear o livro absolutamente lindo de Tamasin Day Lewis; lhes convoco a preparar a receita também pois o bolo é tão saboroso e úmido que se dependesse de mim o teria devorado inteiro sozinha. :D

Bolo de amêndoa com calda de maracujá
um nadinha adaptado do lindíssimo Food You Can't Say No To (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
85g de açúcar demerara
85g de açúcar cristal (eu uso orgânico)
2 ovos grandes (eu uso orgânicos)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
85g de farinha de trigo
85g de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente

Calda de maracujá:
½ xícara (120ml) de polpa de maracujá
3 colheres (chá) de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês de 20x10cm com manteiga, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, bata manteiga e os açúcares até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha.
Peneire a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal sobre a massa e misture gentilmente com uma espátula de silicone. Junte o leite.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse no centro do forno até que o bolo cresça e doure, aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 20 minutos – enquanto isso, prepare a calda: reserve 1 colher (sopa) da polpa do maracujá. Coloque a polpa restante em um processador de alimentos ou liquidificador e bata para extrair o máximo de suco possível da polpa. Passe por uma peneira fina direto para uma panelinha. Junte o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo.
Com jeitinho, desenforme o bolo e retire o papel manteiga. Coloque o bolo em uma gradinha e fure-o diversas vezes com um palito de madeira longo ou um espaguete seco. Imediatamente derrame a calda sobre o bolo de maneira uniforme. Espalhe as sementes reservadas sobre o bolo e deixe esfriar antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

11 comentários:

Leila disse...

Patricia, sou apaixonada por amendoas em baking. Essa combinacao com maracuja ficou legal, quebra um pouco o adocicado. Sei que tu es uma grande fa de citricos. beijinhos e otima semana pra voce.

Leila disse...

Patricia, sou apaixonada por amendoas em baking. Essa combinacao com maracuja ficou legal, quebra um pouco o adocicado. Sei que tu es uma grande fa de citricos. beijinhos e otima semana pra voce.

saboracasa disse...

Yamii uma tentação :)

Leila disse...

Ola Pat, não sei onde vc mora, mas aqui no Rj ainda não consegui encontrar a farinha de amêndoas, então torro e processo a amêndoa, mas fica um pouco grossa, vc saberia onde poderia encontrar a farinha aqui no RJ, obrigada, Leila
Gosto muito dos livros que vc usa, por sorte tenho alguns deles.

Malena disse...

Que excelente aspecto!
bjs

Divã na Cozinha disse...

Que delícia!!! Vou tentar fazer com certeza!
Beijos!!!

Sabor no Prato disse...

Oi Patrícia. Também gosto muito de maracujá, principalmente em sucos. Esse bolo parece muiiiiito saboroso. Que delícia!

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Letrícia disse...

Hummm, taí um bolinho que eu quero fazer! Pat, tenho uma dúvida mané, que dá até vergonha de perguntar (mas pior é ficar na ignorância, né). Como não me lembro de ter comido alguma vez na vida, noz pecã tem o mesmo gosto daquela noz comum?

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Leila,
Não sei onde vc pode encontrar a farinha de amêndoas no Rio, talvez em uma zona cerealista? Ou no site da Celebrate?
Boa sorte!

Lê, eu acho que vc vai adorar esse bolo aqui, viu? Quanto às pecãs, elas são mais adocicadas do que a nozes, eu acho mais gostosas tb.
Beijo!

Luciana disse...

Seu blog é perfeito, cada receita de dar água na boca. Acabei de fazer esse bolo e ficou uma delícia! Como não tinha maracujá aqui em casa eu fiz a cobertura de limão siciliano, ficou muito bom.

Patricia Scarpin disse...

Luciana, que bom saber que com limão siciliano também fica bom, obrigada por me contar!