Quase todos os dias recebo emails de leitoras perguntando quais são os meus livros de receita preferidos – para cada um destes emails que respondo chega outro, o que acaba não sendo nada prático para mim. Por isso abaixo está a lista dos meus livros preferidos, os que mais adoro (em nenhuma ordem específica):
Este sorvete delicioso – quem acha que ando viciada em praliné está certo, como poderia não estar? – vem do livro de receitas que mais usei até agora: o livro que me vem à mente toda vez que penso em fazer alguma coisa doce – e isso, vamos ser honestos, acontece com certa freqüência. :D
Sorvete de praliné de macadâmia
do sempre lindo e delicioso Bon Appetit Desserts: The Cookbook for All Things Sweet and Wonderful
- xícara medidora de 240ml
Praliné:
2/3 xícara (94g) de macadâmias salgadas e tostadas, picadas grosseiramente
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/3 xícara (67g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal
Sorvete:
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco
1 ½ xícaras (360ml) de leite integral
1 pitada de sal
½ xícara (100g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
6 gemas grandes, de preferência orgânicas
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Praliné: unte levemente com manteiga uma assadeira pequena. Em uma tigela pequena, misture a macadâmias e o bicarbonato de sódio. Reserve.
Em uma panela pequena, de fundo grosso, misture o açúcar, a água e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar e a manteiga derreter, cerca de 2 minutos. Aumente o fogo para médio-alto e deixe ferver, mexendo constantemente, até que a misture fique com cor de caramelo, cerca de 3 minutos. Junte as macadâmias, misture, e imediatamente despeje sobre a assadeira preparada, espalhando o máximo que conseguir. Deixe esfriar completamente e com o auxílio de uma faca afiada pique em pedacinhos pequenos.
Sorvete: coloque o creme de leite, o leite e o sal em uma panela grande, de fundo grosso. Leve ao fogo médio até começar a ferver. Em uma tigela média, bata as gemas e o açúcar com um batedor de arame até incorporar bem. Acrescente aos poucos o leite quente, mexendo constantemente. Retorne a mistura para a panela e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até que o creme engrosse e cubra as costas de uma colher – não deixe ferver. Passe por uma peneira e junte a baunilha. Leve à geladeira até gelar bem, 3-4 horas.
Processe a mistura na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Adicione o praliné nos 5 minutos finais. Transfira para um recipiente hermético e leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.
Rend.: 8-10 porções
sexta-feira, março 30, 2012
Sorvete de praliné de macadâmia + os meus livros de receita preferidos
Marcadores:
caramelo,
gemas,
macadâmias,
nuts,
praliné,
sobremesa gelada,
sorvete,
sorveteira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
E esses copinhos lindos?
Gente, morro com essas suas receitas!
Adorei tudo, mas adorei mais ainda os copinhos...risos
São de onde?
Que bom geladinho!
E os copinhos são lindos.
Bjs
Obrigada Patrícia pela dica dos livros ;)
Oi Patricia,
Há tempos leio seu (caprichadíssimo!) blog, mas nunca comentei antes não sei porquê. Não sei do que gosto mais: das dicas dos filmes, dos livros, das fotos ou das receitas. Briga boa essa!
Mas, então, ando doida pra comprar uma sorveteira e eis aqui mais um incentivo! Mas como ainda sou analfa em sorvetes, vai aqui a pergunta bem basicona: o pralinê, coloco quando??
Um beijo, parabéns e obrigada por compartilhar tudo isso!
Camila
Camila, a cabeça-de-pudim aqui tinha esquecido de traduzir esse pedacinho da receita - já corrigi. Obrigada por me avisar!
Bj!
Ai, também me perco com um praliné. Mas o que é essa biblioteca, Pat. Tenho vários, mas quero tudo ;-D
Beijos!
Ah, deus, me mate agora... Estou com intolerância à lactose e à vida, que não me parece tão colorida sem manteiga, queijo, iogurte... E é claro que não paro de pensar no perfumado bolo amanteigado de limão, ou mesmo no de tâmaras, que faço no pilão, com tanto gosto... Snif...
Seu blog é inspirador.Desde que te conheci pela tv nunca mais deixei de visitar seu blog, foi através de você de descobri blogs de receitas.Gostei tanto que resolvi criar meu proprio.Me inspirei em você.Espero um dia ser "gente grande" como você.Parabéns.
Meninas, os copinhos de papel foram comprados na Etsy.
Sá, querida, intolerância à lactose? Que dó... :(
xx
Patrícia!
Eu leio seu blog faz um tempo. Me inspira a fazer muitas coisas e Sabrina eu adapto muitas receitas da Pat, sem usar leite e derivados! Dá super certo. tenho muitos amigos vegans que não consomem produtos animais...
A minha pergunta é: DÁ PRA FAZER O SORVETE SEM A SORVETEIRA?
beijos
Oi, Pat! Tudo bem? :)
Estou mega frustrada.. Acabei de fazer (ou tentar) essa receita e nao deu certo. O ovo talhou todo, menina.. Já é a segunda vez que isso acontece. Nao sei se eu dormi no ponto e n percebi que estava fervendo (mesmo mexendo com a colher o tempo todo) ou n sei se cozinhou rápido demais por eu ter usado aquelas gemas congeladas, lembra? :( Tô arrasada! Aliás, o estranho foi que o creme nem engrossou e já talhou todinho. Na hora que passei pela peneira, parecia ovo mexido e o líquido saiu mega fino.. Mto estranho! Idéia do que pode ter acontecido??
Ps: Pelo menos o praliné de macadâmias ficou excelente.. hehehehehe
Luna, nunca testei, ok?
http://www.lacucinetta.com.br/p/ingredientes-e-substituicoes.html
Ai, que dó o seu sorvete ter talhado! Custard é doida para talhar mesmo, tem que mexer o tempo todo, fogo controlado e ficar de olho, assim que engrossar tirar do fogo. Nunca usei gemas congeladas, não sei se isso seria o problema... :(
Oi Tati, ontem eu vi num sita, uma sorveteira da Arno, nunca tinha visto. Vc conhece? Será que é tão boa quanto a da Cuisinart e da Hamilton Beach?
Eu adoro suas receitas, beijinhos
oi Luna, eu faço sem a sorveteira, coloco uma baica com agua no freezer e uma outra bacia dentro dessa e deixo a água congelando. No dia seguinte eu pego a base do sorvete, coloco na bacia que está dentro do frezzer e vou de hora em hora batendo por alguns minutos. Faço uma 5 vezes. Dá super certo mas é trabalhoso. Não tira a bacia vazia de dentro da bacia com água congelada não, só quando acabar de bater todas as vezes que vc tira.
Demais Luciana! Obrigada! Vou tentar fazer!
bjinhos
Postar um comentário