quarta-feira, março 21, 2012

Pãezinhos de canela e cardamomo

English version

Cardamom and cinnamon buns / Pãezinhos de canela e cardamomo

Geralmente sinto vontade de fazer pão quando não há tempo suficiente para isso – vai entender. E desta vez, para complicar ainda mais as coisas eu queria fazer um tipo bem específico de pão: tinha de ser bonito (sou um ser complicado, admito). Vi uma receita fantástica com banana em um dos meus atuais favoritos, porém não daria tempo de descongelar as bananas que estavam no freezer. Foi quando me lembrei dos pãezinhos lindos da Tessa Kiros, e para melhorar tudo eles ainda eram recheados com uma combinação de manteiga, canela e açúcar, também conhecido como “combo irresistível”. :)

Os pãezinhos não ficaram bonitos? E posso lhes garantir que não são difíceis de moldar.

Pãezinhos de canela e cardamomo
um nadinha adaptado do lindíssimo Falling Cloudberries: A World of Family Recipes

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 xícara (240ml) de leite integral morno
½ xícara (100g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
10g de fermento biológico seco
1 ovo, de preferência orgânico, ligeiramente batido com um garfo
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ colheres (chá) de cardamomo em pó
½ colher (chá) de sal
5 xícaras (700g) de farinha de trigo comum, mais se necessário

Manteiga de canela:
2 colheres (chá) de canela em pó
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, de preferência orgânico + 1 colher (sopa) para polvilhar
5 ½ colheres (sopa) - 77g - de manteiga sem sal, bem molinha
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo, para pincelar

Coloque o leite, o açúcar e o fermento na tigela grande da batedeira planetária e misture com um garfo. Reserve por 5-7 minutos até que o fermento borbulhe. Junte o ovo, a manteiga, o cardamomo e o sal e misture em velocidade baixa, usando o batedor em formato de gancho. Aos poucos, adicione a farinha, misturando. Continue misturando por mais 5-7 minutos ou até que a massa fique homogênea e elástica – você pode sovar manualmente se preferir. Transfira a massa para uma tigela grande, levemente pincelada com óleo ou manteiga, e cubra com filme plástico e com um pano de prato limpo e seco. Deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar por cerca de 2 horas ou até a massa dobrar de volume.
Prepare a manteiga de canela: em uma tigelinha, misture a canela e o açúcar. Divida a manteiga em quatro partes iguais e reserve.

Coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada e divida em quatro porções iguais. Comece com uma porção (deixando as porções restantes cobertas com o pano de prato para que não ressequem): abra a porção de massa em um retângulo de aproximadamente 30x25cm e 3mm de espessura. Espalhe de maneira uniforme a manteiga por toda a superfície da massa e então polvilhe com o açúcar e canela. Enrole a massa pelo lado mais largo como se fosse um rocambole. Repita o procedimento com as partes de massa restantes.
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.
Coloque os rolos de massa de frente para você. Corte-os na diagonal, intercalando o sentido dos cortes, fazendo com que cada porção de massa pareça um “V” em que a base tenha cerca de 5cm e a ponta tenha 2cm. Vire todas as porções de massa de modo que a base do “V” esteja virada para você. Com os dedos, pressione o centro de cada pãozinho até quase furar a massa – você vai perceber que as laterais vão sobressair um pouco. Coloque os pãezinhos nas assadeiras preparadas deixando 5cm entre um e outro. Pincele com o ovo batido e salpique com o açúcar extra. Deixe crescer novamente por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse os pãezinhos por 20-25 minutos ou até que eles dourem – verifique se estão dourados também na parte inferior. Sirva quentes, mornos ou em temperatura ambiente. Depois de frios, guarde em um recipiente hermético para evitar que ressequem.

Rend.: cerca de 35 unidades – fiz metade da receita acima e consegui 15

14 comentários:

Érica disse...

Ficaram lindos os pãezinhos, vou levar comigo a receitinha.
bjs

Ilídia disse...

Prefeitos. Adoro a combinação canela + cardamomo. Qualquer dia faço-os (provavelmente quando tiver pouco tempo - também sou um ser complicado:) Beijinhos, Ilídia

Cozinha Perfumada disse...

Lindos esses pãezinhos Patricia! Confesso que faço menos pão do q gostaria e geralmente tb sou assim, quero fazer justamente quando não há tempo para ele crescer...rsrs vai entender! Beijos

são33 disse...

FICARAM SUPER LINDOS, GOSTEI MUITO.
BJS

Katiuska disse...

hummm...adoro cardamomo e canela!! vou ter de experimentar!!

PS: adoro o blog!! já o visito à algum tempo para me deliciar e procurar inspiração!!

Danni e Lype disse...

Que LINDOS!!! DELICIOSOS!!! ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Ondina Maria disse...

Também sou fã da Tessa, especialmente do livro "Food from many Greek kitchens" :)

Akemi disse...

Já fiz uns parecidos e ficam realmente deliciosos! O cardamono dá um sabor bem especial mas o charme mesmo deste pães é o formato! Bjss

Sabrina disse...

muito lindos!!!

tatiane disse...

Ficaram lindos - e imagino como ficaram perfumados também!
beijos!

Carine disse...

Ai, ai essa combinação vai me fazer sair dos pães integrais com certeza!Adoro canela+ cardamomo....pãezinhos lindos! bjs

Patricia Scarpin disse...

Ondina, esse livro dela não tenho, é bom?
Bj!

Anônimo disse...

Eu conheço este formato de pão pelo nome de pãozinho "borboleta", e fazia recheado com geleia de goiaba caseira da minha mãe. Foi minha primeira experiência com pão, e isto já faz tanto tempo!!Me fez lembrar que já passou da hora de fazer de novo.

Patrícia

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará,
pãozinho borboleta é um nome muito mais bonito, adorei!
Bj!

Related Posts with Thumbnails