segunda-feira, janeiro 16, 2012

Torta crumble de framboesa – a torta mais fácil da sua vida + o melhor ator do mundo

English version

Raspberry crumble tart / Torta crumble de framboesa

Assisti a “O Espião que Sabia Demais” sábado passado e o fantástico filme – que elenco maravilhoso! – vai para a minha lista de razões pelas quais Gary Oldman é um dos melhores atores atualmente – possivelmente o melhor que vi atuando (Robert De Niro perdeu esse lugar há bastante tempo). Entretanto, o filme não é para todos – vi algumas pessoas indo embora muito antes do final. Bem, azar o delas. Já tinha amado o filme e este vídeo me fez admirá-lo ainda mais.

A foto desta torta no livro me deu água na boca e depois de ver o quão simples a receita era a adorei ainda mais: uma base nada complicada (a massa também funciona como a cobertura crumble) e que não precisa de geladeira antes do forno nem de ser pré-assada antes de levar o recheio + um recheio feito apenas de framboesas e açúcar – não dá pra ser mais fácil do que isso. Nem mais gostoso. :)

Torta crumble de framboesa
do The Grand Central Baking Book

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
2 xícaras de framboesas, frescas ou congeladas – usei congeladas, sem descongelar antes
3 colheres (sopa) de açúcar granulado, de preferência orgânico

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de aro removível de 25cm de diâmetro*.
Massa: em uma tigelinha, misture a farinha e o sal. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média por cerca de 3 minutos ou até obter uma mistura cremosa e clara. Junte a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos, misturando somente até obter uma massa farelenta – isso acontecerá rapidamente; não misture demais ou obterá uma bola de massa (o que não é desejado). Separe 1 xícara de massa em uma tigela e leve à geladeira. Espalhe a massa restante sobre a forma preparada, fazendo com que um pouquinho de massa suba pelas laterais da forma. Pressione a massa na forma e faça furinhos por toda a sua extensão com um garfo. Asse por 25 minutos ou até que doure bem.
Retire a forma do forno e espalhe as framboesas sobre a massa. Salpique as framboesas com o açúcar – esqueci de fazer isso, daí espalhei o açúcar sobre a massa mesmo. Cubra as framboesas com a massa reservada na geladeira.
Asse por 35-40 minutos ou ate que as frutas comecem a desmanchar e soltar seu suco e a cobertura doure levemente. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, antes de desenformar.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma rasa de torta de 24cm de diâmetro (com fundo removível); usei 1 ½ xícaras de massa para a cobertura

Rend.: 8 porções

28 comentários:

Verena disse...

Hmm, essa torta parece realmente deliciosa!!
Adoro seu blog, você está de parabéns, ja anotei várias receitas! Só tenho uma dúvida: em receitas que levam farinha de trigo comum, como os Biscoitinhos de gingerbread ou o Pão de banana e chocolate do Bill por exemplo, se eu substituir totalmente a farinha comum por farinha integral você acha que a receita pode não dar certo?
Beijos!

Ondina Maria disse...

Ficou uma linda tarte e é realmente muito, muito fácil e simples. A testar na minha cozinha dentro em breve :)

Receitas para a Felicidade disse...

Só pode estar uma delicia essa torta querida Patricia, obrigada por mais esta partilha

beijos e tenha uma optima semana!

Ana Rita Marreiros disse...

Essa foto dá imensa vontade de fazer a torta já!
Podemos substituir por morangos ou outra fruta não é???

Bjoka
Rita

Juju Bombana disse...

Aiii que cara deliciosa tem essa torta!!! Adorei!

Beijinhos

Simone disse...

Nossa que delícia Patricia!
Com certeza vou levar a receita comigo! =)
E o que eu mais gosto é que você coloca o peso também, pra que é viciadinha numa balança feito eu! eheheheh
Thanks!
Beijos,
Simone.

Beth Martins disse...

Patricia esta tarte de framboesas està divina amiga lindissima, levo comigo a receita!

Beijinhos e obrigado pela partilha

Nereime disse...

Pat, eu é quem fico com água na boca com suas fotos...miam quero devorar este crumble!
Fiz sua receita de cookies de limão no niver da minha mãe, fiz bonito amiga, delicia das delícias, publiquei lá no meu cantinho com o link devido.Agradeço desde já.
Beijoquinhas!

* Jo * disse...

revi Drácula ontem...
para mim, incrivelmente imbatível!

ps.: dá um pedaço? =O

Ameixinha disse...

Nem leva ovos, é realmente muito boa :)

Babette disse...

Uma receita fácil e apetitosa. Pedir mais só se fosse uma fatia ;)
Beijo
Babette

Jo Andrade disse...

boa tarde, deve esta boa demais!

Rita disse...

Uma tarte linda! Adoro o crumble sobre as framboesas. Simples e deliciosa de certeza. Beijinho

saboracasa disse...

hummm, deliciosa tarte!

saboracasa disse...

hummm, deliciosa tarte!

saboracasa disse...

hummm, deliciosa tarte!

Vera Ferraz disse...

Parece realmente fantástica! Simples, saborosa e bastante light♥
Bjinhos

Janaína disse...

vou ver o filme essa semana! estou curiosa, ainda mais agora que li seu posto, pois temos vários filmes/atores preferidos em comum! :)

tatiane disse...

Pat, que torta linda!
Meu lema nos últimos tempos é: se for fácil eu faço, simples assim.

beijos, querida

Samy disse...

Hoje fiz a batata gratinada denovo, e não enchi tanto os ramekins, não transbordou =)

Ontem vi a propaganda do programa da Donna Hay e lembrei de ti! Estréia essa semana no Fox Life http://foxlife.com.br/br/programas/donna-hay/

Menina rosa disse...

Nossa!!!Que textura linda desta torta...e a grande pra fazer...pena que estou de dieta(eterna, néanh...hehhe)
xoxo
:D

Taís disse...

Que torta linda!

Patricia Scarpin disse...

Verena, se você substituir totalmente a farinha por farinha integral vai obter pães e bolos mais pesados. Eu não recomendo.

Ana Rita, talvez, é questão de testar.

Joana, concordo! Ele de Drácula é VIDA! :)
Beijo!

Oi, Janaína! Que bom menina! Sabe que é difícil achar gente que gosta dos mesmos filmes/atores que eu? ;)

São Ribeiro disse...

BELA TARTE , MESMO AO MEU GOSTO.
BJS

Anônimo disse...

Está uma linda torta! Comprei uma forma desmontável há algum tempo e vou experimentar esta torta nela. Beijos, Paula

Ana - Lady ao fogão disse...

Eu adoro crumble e esta torta deve ter ficado deliciosa!

bj
http://ladyaofogao.blogspot.com

Marisa disse...

Ola Patrícia:-D

Fiz esta receita e a torta ficou uma delicia. Fiz apenas uma alteração: adicionei um pouco mais de açúcar às framboesas para ficar mais docinho!

Obrigada pela receita :-)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marisa! Que notícia ótima, adorei saber que vc gostou da torta. Obrigada a você por vir aqui me contar!