sexta-feira, janeiro 27, 2012

Cobbler de pêssego + Mr. Clooney

English version

Peach cobbler / Cobbler de pêssego

Um dos meus livros de receita favoritos é "Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes" – é lindo e cheio de ótimas receitas de bolos de camadas; já testei várias receitas dele, todas deliciosas. Por isso, quando vi que Alisa Huntsman era a mente por trás deste livro o comprei correndo – e não me arrependi.
Sendo louca por crumbles – adoro sobremesas com frutas – achei que deveria dar uma chance aos cobblers, também, e decidi começar com um de pêssegos já que é época deles. O recheio morno e suculento e os biscuits macios formam uma sobremesa perfeita – acho que os meus tão queridos crumbles encontraram um adversário à altura. :)

E falando em adversários, por mais que eu queira que Gary Oldman leve a estatueta para casa mês que vem acho que desta vez ela vai para George Clooney; assisti a “Os Descendentes” há alguns dias e não somente o filme é excelente como Clooney está perfeito nele: eu o adoro como ator e duvidava que sua brilhante performance em “Amor Sem Escalas” pudesse ser superada – pelo jeito, eu estava enganada. :)

Cobbler de pêssego
do lindo e delicioso Desserts from the Famous Loveless Cafe: Simple Southern Pies, Puddings, Cakes, and Cobblers from Nashville's Landmark Restaurant

- xícara medidora de 240ml

Recheio de fruta:
2/3 xícara (133g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
¾ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
4 xícaras de pêssegos maduros, fatiados – de 1.125g a 1.350g de pêssegos inteiros (para medir em xícaras, meça depois de fatiá-los)

Cobertura (sweet cream dumplings):
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
açúcar demerara, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte levemente com manteiga um refratário com capacidade para 1 litro/1 litro e meio. Coloque-o em uma assadeira firme.
Prepare o recheio de fruta: em uma tigela, misture o açúcar, a farinha, as raspas de limão, a canela e a noz-moscada. Junte os pêssegos e misture gentilmente até cobri-los com a mistura de açúcar e especiarias. Transfira toda a mistura para o refratário untado.
Prepare a cobertura: em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e incorpore os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Acrescente o creme de leite de uma só vez e misture com um garfo até obter uma massa macia – precisei adicionar 2 colheres (sopa) de farinha para dar ponto à massa. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e forme um disco de pouco mais de 1cm de espessura com a massa. Com um cortador de 5cm corte a massa, formando biscuits, e junte a massa novamente para cortar mais biscuits. Arrume os biscuits sobre o pêssego e polvilhe com açúcar demerara. Asse por 45-50 minutos ou até que os biscuits dourem e a fruta esteja borbulhando. Deixe o cobbler esfriar por 20 minutos antes de servir.
Sirva com creme de leite ou sorvete de baunilha.

Rend.: 4 porções – fiz uma porção individual usando um refratário com capacidade para 1 ½ xícaras (360ml), ¼ da receita do recheio de fruta e ½ receita da cobertura

10 comentários:

Jo Andrade disse...

bom dia,deve ser muito gostoso, foto esta convidativo,bjs
chocolatesdocemel.blogspot.com

Quéroul disse...

gente, que boniteza que é esse potinho, adorei. acho que vai pro papelzinho da receita (é uma piada eu dizer 'caderninho', porque eu copio receita em folha avulsa, e depois não faço nem ideia do que é).

tô aqui no processo de conseguir os filmes do Oscar pra fazer minha maratoninha do ano. até agora, só vi o do Allen (e ano passado, ainda), mas espero ver todos os indicados a filme.

Clooney é jóia, eu sempre gostei dele.

saboracasa disse...

fiquei a babar! já levo a receita comigo. Tenho uns pessegos que congelei e já vai ter destino!
Servido com sorvete de frutos silvestres deve ficar hummmm...
Bom fim de semana

Letrícia disse...

Estou super curiosa em relação a cobblers, parecem deliciosos.

Menina, acho que perdi o seu comentário nos muffins 'milhudos'. Sabe aqueles dias em que tudo está dando errado e nem deu meio dia? Afff.

Beijo! Bom final de semana!

Silvia disse...

Deve ser um escândalo de gostoso! Meu pai e minha mini chef são loucos por pêssegos. Próxima receita com certeza!!! Depois te conto! Bjs

Ameixinha disse...

Gosto de Clooney tanto quanto gosto de cooblers ;) Fiz de ameixas frescas uma vez e ficou delicioso. Acho mesmo que não ficam nada atrás dos crumbles :)

Rita disse...

Ficou lindo! Fiz apenas uma vez um cobbler, também de pêssego, e deliciei-me. Pena não estarmos aqui no tempo dos pêssegos, senão ia já fazer este. Beijinho

Among Spices and Recipes disse...

Nunca experimentei cobbler! Parece maravilhoso! :) Vou experimentar um dia e te digo o que achei! Ah! O Sky High e mesmo M A R A V I L H O S O!! :) Peguei a dica aqui no seu blog!

Beijos e um ótimo fds pra vc! :)

camilla disse...

ola também quero muito assitir este filme...adoro pessego, esta sobremesa ficou linda...
Boa Semana,
camilla

tatiane disse...

Gosto muito de cobbler, mas crumble ainda ganha pela rapidez de preparar - e no sabor eles empatam!
Ficou tão bonitinha a cobertura, parecem cubos de açúcar o.O
beijos