Eu não sabia o que eram babas até ver este post da Helen, há um tempão – a versão cítrica e linda dela me ganhou na hora, mas por alguma razão só fui preparar babas há pouquíssimo tempo.
Descobrir novas sobremesas é sempre algo bom, especialmente quando são super fofinhas e embebidas numa calda deliciosa – hum! :)
A receita veio daqui – minha única alteração foi usar limão taiti ao invés do siciliano – mas a idéia de usar forminhas de dariole (que achei parecidas com as de bom-bocado) veio daqui.
Babas com calda de limão
da Donna Hay magazine
- xícara medidora de 240ml
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de leite morno
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 ovo
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 90g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, picada
Calda de limão*:
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 xícara (240ml) de água
1/3 xícara (80ml) de suco de limão
raspas da casca de 2 limões, em tirinhas longas – recomendo usar um raspador como esse
Prepare os babas: coloque o fermento, o açúcar e o leite na tigela da batedeira, misture e reserve até que o bolhas apareçam na superfície. Junte a farinha e o ovo e bata na batedeira usando o batedor em formato de gancho até obter uma massa – ela vai grudar nas laterais da tigela. Com a batedeira ligada, acrescente a manteiga, pequenas porções por vez, e bata bem por aproximadamente 4 minutos – tentei usar o batedor de gancho, porém não deu certo, ele não conseguia amalgamar os ingredientes, daí mudei para o batedor de pá e funcionou direitinho. Cubra a tigela com filme PVC, coloque num lugar livre de correntes de ar e deixe crescer até dobrar de volume (1 hora/1 hora e meia).
Divida a massa em 6 partes iguais e coloque-as em 6 forminhas para babas com capacidade para 1 xícara (240ml), bem untadas com manteiga. Cubra e deixe crescer novamente, até que a massa quase encha as forminhas (cerca de 30 minutos).
Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse os babas por 15 minutos ou até que dourem. Deixe-os nas forminhas por 5 minutos.
Enquanto eles estiverem no forno, prepare a calda: coloque o açúcar, a água, o suco e as raspas de limão numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixe o fogo e então ferva levemente por mais 3 minutos. Despeje metade da calda quente sobre os babas também quentes enquanto ainda estiverem nas forminhas, espere dois minutos e desenforme-os – cuidadosamente, pois são extremamente macios. Transfira para uma gradinha e regue com a calda restante. Sirva morninhos.
* sobrou bastante calda, metade da receita teria sido suficiente
Rend.: 6 unidades – usei forminhas para bom-bocado com capacidade para ½ xícara (120ml) cada e consegui 8
13 comentários:
Hum, limão... Menina, essa receita veio muito a calhar; amanhã é aniversário do meu marido! Bjs e obrigada por mais uma receita de limão!!!
Nunca provei babas mas todo o bolinho de calda faz as minhas delícias :) Com calda de limão então... maravilhoso!
Olá, gosto muito do seu blog, até receitas suas irei fazer!!!Só que eu acho que vc não dá uma devida atenção as pessoas que comentam no seu blog!!!Te fiz uma pergunta e até agora não obtive resposta, fico muito triste com isso, pois passo por aqui todos os dias!!!
Bjs..E uma ótima semana!!!
Olá Patricia,
Parabéns pelo seu blog! Suas fotos são encantadoras e a sua maneira de explicar também! Tenho vontade de fazer como a Julie Powell e passar 365 dias fazendo as suas receitas! Rsrs!
Beijos,
Julia
eu acho esquisito uma comidinha tão fofa se chamar 'baba'. hihihi.
quis bolinho bonitinho. ;)
Não conhecia essa sobremesa, pra mim baba era de moça, aquele doce com aspecto meio estranho, mas gostoso. Parecem tão fofinhas estas babas!
beijinhos!
Gente, pra mim Baba era como um pudim! Assada em banho-maria e tudo!
Pat, eles ficam encharcadinhos de calda?
Parece otimo pra tomar com chá!
bjo
Patrícia! Não sei exatamente porque, mas essa receita me hipnotizou, vou ter que fazer. Minha batedeira nao bate massa. Será que se sovar na mão dará certo? Beijocas!
SE quer experimentar uns bábás a sério, tens que experimentar estes.
http://www.arquivodereceitas.com/2009/05/18/babas
Cumprimentos da terra das tulipas
Nunca tinha ouvido falar de bábás, Pat, mas confesso que bateu uma curiosidade agora..
Bjs!
Oi Pat,
eu ja comi babas em Portugal em diversos lugares e eles tem que ficar bem encharcados, quase desmanchando. Os seus estao parecendo bolinhos, nao babas, por isso sobrou calda ;-) Da proxima vez coloca toda a calda que a receita pede e veja a diferenca.
Um beijo!
erika
hum que babas tao bonitois nao conhecia este bolinho.
de limao so pode ser bom
beijinhos
Sabrina, virão muitas mais com limão, pode ter certeza - que bom que gostou!
Beijo!
Ameixa, também adoro caldinhas. :)
Beijo e obrigada!
Anônimo, você poderia ter ao menos deixado o seu nome, não? E não deve mesmo ler o meu blog regularmente, pois eu respondo a praticamente todos os comentários. Se você precisava tanto da resposta, por que não me mandou um email?
Julia, obrigada! Fico feliz por você estar gostando das receitas!
Beijo!
Quéroul, point taken. :)
Beijo!
Tati, e a baba de moça que eu nunca comi? :)
Beijoca!
Richie, ficam bem encharcadinhos, desmanchando, mesmo!
Beijo!
Fernanda, acho que dá certo sim, mas vai melecar um pouco por causa da manteiga...
Beijo e boa sorte!
Tia Maria, obrigada pelo link.
Renata, é bom ver novidades, não?
Beijo!
Erika, eles ficaram encharcados, talvez não dê para perceber na foto, mas estava praticamente desmanchando, difícil de pegar, sabe?
Mesmo assim, obrigada pela dica!
Moranguita, tudo com limão é bom, né? :)
Beijo e obrigada!
Postar um comentário