quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Macarrão com tomate, azeitona, grana padano e manjericão

English version

Pasta with tomatoes, olives, grana padano and basil

O João adora macarrão mas só quer saber de molho ao sugo ou à bolonhesa. Ele experimentou o pesto quando fiz pela primeira vez e até gostou, mas ainda fica arisco com outros pratos de massa. É uma bobagem e digo isso a ele.

Quando escolho diferentes receitas de macarrão para experimentar ele já vai falando “quero o meu com molho à bolonhesa” e eu respondo “ok, a velha massa de sempre pra você, mocinho”. Não o forço – minha mãe me fez comer carne tantas vezes quando criança e nem por isso aprendi a gostar.

Mas as coisas parecem estar mudando lentamente na maison dos Scarpins... O macarrão do Bill estava com um cheiro tão bom que enquanto comia notei um garfo “roubando” espaguete to meu prato. E aconteceu aqui também: toda vez que eu olhava pro meu prato tinha menos comida nele – o garfo atacara novamente! Olhei pro João com cara feia, mas não adiantou nada. :)

whb-two-year-icon

Adaptei uma receita da revista portuguesa Blue Cooking e esta será a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela Ulrike, do Kuchenlatein.

Pasta with tomatoes, olives, grana padano and basil

Macarrão com tomate, azeitona, grana padano e manjericão

400g de massa curta da sua preferência
60g de azeitonas pretas sem caroço e grosseiramente picadas
500g de tomates maduros cortados em 8 partes cada um (formato de meia-lua)
sal
pimenta do reino moída na hora
folhinhas de alecrim
½ xícara (120ml) de azeite de oliva extra virgem + azeite extra para regar
4 dentes de alho
200 de queijo grana padano em lascas
1 punhado de folhas de manjericão

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte levemente uma assadeira com azeite ou óleo e arrume os tomates nela. Salpique-os com sal e pimenta e reserve.
Corte os dentes de alho de forma a haver um pedaço para cada fatia de tomate. Coloque o alho sobre o tomate, adicione umas folhinhas de alecrim por cima, regue com azeite e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem bem macios e a pele comece a escurecer. Retire do forno, espere esfriar, rasgue em pedaços e reserve.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão em bastante água fervente e sal.
Coloque o manjericão numa tigelinha, adicione o azeite e bata usando um mixer – fiz metade da receita e usei o meu pilãozinho; fique à vontade para usar um processador pequenino ou o liquidificador.
Escorra o macarrão, adicione as azeitonas, o tomate reservado, o queijo e o azeite com manjericão e dê uma boa misturada. Sirva em seguida.

Rend.: 4 porções

13 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, consigo imaginar...

Laurinha disse...

Que massa deliciosa, leve... adorei!
Beijinhos,

Marizé disse...

Essa massa só tem coisas que eu simplesmente adoro, fiquei de água na boca só de olhar!

Beijocas

Marcia da Paz disse...

fui obrigada a rir em relação ao João......mas o legal é o q vc falou sua mãe obriga comer e vc odeia carne.... e vc com jeitinho ta fazendo com que ele experimente novos sabores isso é muito bom,pois p vc é uma otima cozinheira variar os pratos é uma delicia né??? bjks

Marcia disse...

Maravilhoso! Bj

Ju Braga disse...

Nossa, sou fanática por massas e esse seu molho ficou tentador!! Tão leve, deve ter ficado muito bom!!!

bjão

Pitadasdilu disse...

Que massa apetitosa, o João tem razão de ter ficado de olho no teu prato, rs, rs...
Aqui em casa é a mesma coisa, que dificuldade de provar pratos diferentes.
Bjos, Lú.

Luciana Macêdo disse...

Só esta semana fiz massa duas vezes. Aqui em casa massa e risotto são pratos que se faz quando não se sabe o que fazer.Mas sempre no capricho.Receita anotada.

Patricia Scarpin disse...

Goretti, obrigada!

Laurinha, os ingredientes são bem gostosos, amiga.
Beijos!

Marizé, eu sou doida por tudo o que tem aqui também, querida. :)
Beijos!

Marcinha, pois é... A D. Terezinha queria que eu comesse de tudo, né? :)
Beijos, amiga!

Marcia, obrigada!
xoxo

Ju, é bom porque se estiver calor dá pra comer o macarrão frio, como uma salada mesmo.
Beijos!

Luciana, lá em casa já foi pior. Com jeitinho tudo vai se ajeitando - confesso que o blog tem ajudado muito com tudo isso!
Beijos!

Luciana Macêdo, adoro massa e risoto, sempre opto por um dos dois... Mesmo no calor! :)

Eli disse...

E eu aqui sonhando em ter um pratinho desse comigo aqui! :)

Carmem disse...

Já me apaixonei pelo seu blog! :)
Eu também não como carne e ainda moro sozinha,então qualquer receita linda e fácil dessas, estou testando.

Rosana Bicudo disse...

O tomate vai com pele e semente?

Patricia Scarpin disse...

Rosana, vai sim, mas você pode tirar as sementes se preferir.