quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Frango ao forno com tomates e batatas

English version

Roast chicken tray bake with tomatoes and potatoes

Há umas duas semanas assisti a "Em casa com o Jamie Oliver” pela primeira vez – um episódio sobre batatas. Adoro batatas – quem não gosta? – e todas as receitas eram de dar água na boca. O João deve ter achado o mesmo que eu, pois me pediu pra fazer esse franguinho no dia seguinte, para o almoço – e o negócio dele é carne. VERMELHA.

Não tinha papel e caneta em mãos e também não me lembro de o Jamie ter dado quantidades exatas de ingredientes no programa, então esta aqui é a minha versão do frango ao forno com tomates e batatas dele.

A comida ficou bem gostosa e adorei a idéia de usar orégano fresco – uma boa virada aromática para uma vidrada em manjericão como eu.

whb-two-year-icon

Esta será a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela Erin, do blog The Skinny Gourmet.

Roast chicken tray bake with tomatoes and potatoes

Frango ao forno com tomates e batatas
do Jamie at Home

8 pedaços de frango – misturei coxa, sobrecoxa e asa
1 ½ colheres (sopa) azeite de oliva
2 dentes de alho picadinhos
sal
pimenta do reino moída na hora
sumo de ½ limão
400g de batata bolinha
100g de tomate cereja
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva
1 punhado grande de folhas + 2 raminhos extras de orégano fresco

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto e coloque 1 ½ colher (sopa) de azeite. Junte o frango, o alho, tempere com sal e pimenta e vá cozinhando até dourar.
Enquanto isso, ferva água numa panela e cozinhe rapidamente as batatas – escorra-as ainda firmes; reserve. Caso haja batatas muito maiores que outras, corte-as ao meio.
Esprema o limão por cima do frango, misture bem e desligue o fogo.
Coloque o punhado de folhas de orégano num pilãozinho ou processador – o Jamie usou aquele shaker doido dele - e amasse/triture. Adicione o azeite, sal e pimenta e amasse novamente, até obter um delicioso azeite verdinho.
Coloque o frango, as batatas e os tomates num refratário, despeje o azeite de orégano por cima, junte os raminhos extras de orégano e misture tudo.
Leve ao forno por 25-30 minutos e sirva em seguida.

Rend.: serviu bem o casal de famintos no almoço de domingo. :)

28 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Uma receita simples e saborosa, tudo de bom pra dar uma cara nova no frango de sempre.

Bjs!

Marcia disse...

Eu assisti esse programa, e tb fiz a receita! É ótima! Bjs

Filipa disse...

Patrícia, adorei este franguinho!! Ficou com uma apresentação linda e deve ser super gostoso.

Beijinhos

Laurinha disse...

O orégano freco é mais suave que o seco, né
O franguinho ficou com uma cara boooooa demais, e ficou ótimo com batatinhas e tomatinhos!
Beijinhos,

Marizé disse...

Falou em ervas aromáticas já fiquei alerta!

Essa receita está o máximo.

Beijocas

Leila disse...

oi, acho que eu ja vi essa receita no jamie mas venda essa tua aqui me animou para fazer.
beijinhos

laila radice disse...

humm tá bom d+ esse prato Pat! adorei!!!

bjs

Ana disse...

YUM!!! Adoro frango assim, eh uma das comidinhas q mais gosto de comer!
Ana

Lolla disse...

esse post foi profético - hoje eu assei a minha primeira galinha! da próxima vez quero fazer assim, em pedaços e com legumes. copy + paste na receita!

Anônimo disse...

Que frango bonito!!! Vou tentar fazer a receita assim que puder :). Abraços

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Maravilhosa essa receita para variar o franguinho nosso!
Beijinhos da Cris.

Lua Limaverde disse...

Adoro assado de frango com batatas, sou viciada, mas nunca fiz com tomates e orégano fresco, vou lembrar pra próxima. Beijinho, Pat!!! ;)

semente de sésamo disse...

Super prático e saboroso.

Patricia Scarpin disse...

Luciana, o orégano dá um sabor bem diferente e gostoso.
Beijos!

Marcia, que bom saber! Beijos!

Filipa, experimente que você vai gostar.
Beijos!

Laurinha, é mais suave, sim!
xoxo

Marizé, também adoro usar as ervas, sou fã!
Beijos!

Leila, obrigada pela visita!

Laila, ficou bom e foi fácil de fazer, amiga.
Beijos!

Ana, que bom que gostou!

Lolla, sério?? Que exciting! :)

Ive, obrigada pela visita!

Cris, se fizer me conta?
Beijocas!

Luna, também adoro e esse aqui tem um toque diferente, amiga, quem é fã de frango assado vai gostar.
Beijos, querida!

Semente, bem prático mesmo.

Marcia da Paz disse...

Um amiga esses seus franguinhos tem a cara dos quais q minha mãe faz, é muito saboroso, a carne do frango não fica ressecada fica bem saborosa, macia.....hum q delicia bjks

Tina Lopes disse...

Menina, eu tenho orégano plantado em casa e sempre coloco nas receitas de frango (sempre que tenha a ver, claro). E com shoyo, então... nhamnham

Cris disse...

Hummmm este molhinho deve ficar um show! Quero comprar um mini-processador para fazer estes molhinhos, deve ser o tamanho perfeito. Adoro estas aulinhas dele, ainda mais que ele usa muito o forninho de pizza para tudo! Bjs!

Claudio Melo disse...

Pessoal,

quando vi esta receite foi água na boca na hora.
Fiz ela neste domingo, usei sobre-coxa desossada, assim como o Jamie, mas na hora do orégano eu tive que mudar.
Pedi a minha namorada para ir nos meus canteiros colher o orégano e ela me trouxe manjerona, usei ela mesma.
Tive que colocar mais azeite preparado depois de assado, a mistura no forno perde muito o gosto, finalizei com flor de sal.
Ficou maravilhoso, o azeite com a manjerona e a flor de sal é uma mistura ímpar. Experimentem, não se arrependerão.

[]s,

Sandra disse...

Só a fotografia ja dá agua na boca... Vou experimentar de certeza.
Beijinho

Dodó disse...

Esse frango fica otimo! e rende bastante viu. eu ussei en vez de tomate cereja que aqui nao tem, usei aquele da lata italiano cortado grande, e en vez do oregano o alecrim, e ainda coloquei uma fatia de bacon com um palito em cada pedazo de frango...e umas cebolas tambem...valeu pela receita. muito gostosa e facil de fazer, e o melhor, ainda sobrou pro almorzo do dia seguinte!!

Patricia Scarpin disse...

Claudio, a idéia de usar manjerona e flor de sal é ótima, que bom que me contou!
Obrigada pelo comentário!

Sandra, é uma receita prática, viu?
Beijo!

Dolores, que bom saber! Você deu o seu toque à receita e a deixou saborosíssima!
Um abraço!

Flavio Moreira disse...

Fiz e ficou ótimo! Como não tinha orégano fresco, improvisei um azeite com alcaparras (passei pelo processador e ficou uma pasta verdinha e deliciosa). Usei só arroz branco como acompanhamento: uma delícia fácil e rápida.

Patricia Scarpin disse...

Flavio, que notícia ótima! Obrigada por me contar - adorei o seu toque na receita!

Rafaela Maranhão disse...

Já testei! :)
Deliciosooo!
Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Que bom saber, Rafaela! Fico feliz!

disse...

Patricia, fiz esse frango hoje, acompanhado de arroz branco e ficou uma delícia! Adorei a receita! :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mô! Que bom que você gostou - obrigada por vir até aqui me contar, menina! Beijo!

Pedagogas disse...

Adorando todas as receitas. A vontade que dá é fazer/comer todas.