segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Cookies de aveia, chocolate branco e cranberries

English version

Cranberry white chocolate chip oatmeal cookies

Só pra esclarecer: não há meios de eu me acostumar a chamar uma frutinha tão bonitinha de “oxicoco”. Esqueçam! :)

Provei cranberries pela primeira vez (as secas) há meses quando a queridíssima JB – obrigada, amiga! - me enviou pelo correio. Adorei o sabor azedinho delas. Deliciosas! Comi várias diretamente do saquinho e guardei o restante para usar em uma receita especial. Minha idéia era fazer os scones da JB mas ao mesmo tempo queria algo que durasse mais, para que eu pudesse curtir mais as minhas cranberries. Hum, cookies duram mais que scones. E esses, meus amigos, são cookies dos bons!

Com o docinho do chocolate branco e o azedinho das cranberries + um toque de aveia para amenizar a culpa – afinal de contas, faz bem à saúde – os cookies são um lanchinho fantástico.

Peguei a receita do blog da MrsPresley; os cookies dela pareciam tão bons que foi impossível resistir – tive que fazê-los.

A receita rende muuuuito, então arrumem alguém com quem dividir os cookies – sorte minha a família do João ser grande, caso contrário estaria comendo cookies até agora. :)

Cranberry white chocolate chip oatmeal cookies

Cookies de aveia, chocolate branco e cranberries

- xícara medidora de 240ml

3 ovos bem batidos com um garfo
1 xícara de cranberries secas
1 colher (chá) de baunilha
1 xícara (225g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro
1 xícara (200g) de açúcar refinado
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 xícaras (230g) de aveia em flocos finos
1 xícara (170g) de gotas de chocolate branco

Misture os ovos, as cranberries e a baunilha numa tigela pequena, cubra com filme PVC e reserve por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 175ºC e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.
Peneire a farinha, o sal, a canela e o bicarbonato em uma tigela e reserve.
Bata a manteiga e os açúcares na batedeira até obter um creme fofo. Adicione os ingredientes peneirados e misture bem, ainda usando a batedeira. Adicione a mistura de ovos+cranberries+baunilha reservada, seguida da aveia – a massa vai ficar bem firme. Junte as gotinhas de chocolate.
Coloque porções de 1 colher (sopa) nivelada de massa nas assadeiras, deixando 5cm entre uma e outra, ou faça bolinhas com a mesma quantidade de massa e achate-as levemente na assadeira antes de assar (fiz assim).
Asse por 10-12 minutos ou até que dourem levemente.

Rend.: 75 cookies

Cranberry white chocolate chip oatmeal cookies

18 comentários:

Laurinha disse...

Não sabia que este é o neme delas aqui, feinho, né não!

Eu trouxe um pacotinho de cranberries passas para experimentar, nunca tinha visto por aqui...... ai, devia ter trazido mais de um...

Vou anotar e fazer, com certeza!

Beijinhos,

Anônimo disse...

tamos na era dos cookies...ora disto, ora daquilo... :(

Isabel Salvador disse...

k bonitos cookies......bjokitas

Marcia da Paz disse...

Adorei a receita, tão simples, mas nunca ouvir falar dessa frutinha....., mas qto não tiver com quem dividir mande via sedex que aceitarei rsrsrsrsrs (bricandeirinha) bjks

Marizé disse...

Que felicidade!!! Estou com um pacote de cramberies secas na despensa e esta receita vem mesmo em tempo. Adoro bolachinhas caseiras, de fazer e de comer!

Obrigada e beijocas

Filipa disse...

Patricia adorei seu blog!!! Quanto coisa deliciosa que aqui tem!! Estas cookies estão fabulosas, adorei a receita!

Beijinhos

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Como sempre seus cookies ficam lindos,também quero ter esse talento.
bjs
Nani

Agdah disse...

Eu não sei porque esses nomes assim tão esquisitos em português, mirtilos, oxicocos e outros mais.

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, feinho mesmo! :)
Eu ainda tenho um outro que a JB me deu, e são cranberries secas com aroma de laranja, estou pensando no que vou fazer com elas.
Beijos!

Anônimo, não entendo o seu desapontamento, mas enfim... Cada um com a sua opinião. Se não gosta, não faça e não coma - é bem simples, não?

Belinha, obrigada.

Marcinha, é novidade, amiga. Nem sei se tem pra vender aqui no Brasil, sinceramente.
Pode deixar que mando pra vc e pro Raul da próxima vez. ;)
Beijos!

Marizé, depois me conta se fizer? Ou melhor, coloca no seu blog tb. ;)
Beijos!

Filipa, agora vou lá conhecer o seu - obrigada pela visita!
xoxo

Nani, a prática leva à perfeição - pelo menos é o que dizem. :)

Agdá, nem eu, amiga. :)

Pitadasdilu disse...

Patrícia, que é isso menina ? Nunca ouvi falar dessa frutinha... fiquei bem curiosa... rs, rs.
Ficarão lindos teus cookies, os meus saem sempre esquisitos, mas os teus estão perfeitos.
Bjos, Lú.

Cris disse...

Não sabia o nome em português, prefiro cranberries mesmo... Patricia, agora voltei no tempo, quando moramos fora todos os dias a senhorinha que cuidava das refeições nos trazia cookies de cranberries, eram simplesmente divinos, e troco qualquer cookies por estes... ah que vontade que fiquei agora...

Marcia disse...

Pat, os cookies estão irresistíveis como sempre. Não conheço os cranberries, e agora estou louca para provar! Bjs

Anônimo disse...

Bem, eu adorei este blog que vi do príncipio ao fim - os meses todos - com imenso prazer! É um autêntico festival de côr e de sabor !!!

Tomei a liberdade de "atarrachar" o seu maravilhoso blog aos favoridos do meu humilde Allsogno.

Também estou numa fase de cookies e de muffins.

Beijinhos,
Paulucha,
http://www.allsogno.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Luciana, as frutinhas são ótimas!
Insista em fazer os cookies que eles vão acabar saindo bonitinhos!
Beijos!

Cris, que senhorinha simpática! Adorei! :)

Marcia, nem sei se é possível encontrá-las por aqui, amiga. Beijos!

Paulucha, que bom que gostou, obrigada!
Um beijo!

Mirelle disse...

Olá!
Meu nome é Mirelle e moro em Sta Catarina e sou fãzona dos seus cookies, Patricia!! Será que vc sabe onde posso encontrar cranberries no Brasil? :o(

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mirelle!
Nunca vi para vender... As que uso foram presentes!

Maíra Salomão disse...

Oi Patrícia,
Fiz esses cookies no final de semana e eles ficaram ótimos! A proporção dos ingredientes ficou perfeita e eles ficaram crocantes na medida certa. A quantidade de receitas que você tem no TK é incrível!! Passei horas pulando de uma para outra para tentar decidir qual fazer mas aí lembrei que tinha cranberries em casa. Aliás, achei as benditas desidratas em casa de produtos naturais.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maíra!
Que coisa boa saber que os cookies foram sucesso, obrigada por vir aqui me contar!
As cranberries estão se tornando mais comuns aqui no Brasil, que bom!
Bj!