quarta-feira, novembro 07, 2007

Macarrão ao pesto (e mais um presente)

English version

Pasta al pesto

Sim, sou uma blogueira de sorte. Vocês me mimam muito! :)
Já recebi tantos presentes de diferentes partes do mundo e isso é realmente fantástico.
O jogo americano lindo que vocês vêem na foto foi presente da queridíssima Luna – amiga, obrigada por tornar a minha mesa mais bonita!

Algumas pessoas são tão versáteis. O Mark Ruffalo (um dos meus favoritos), por exemplo, consegue ser fofo e adorável, ou super sexy.

Algumas coisas são tão versáteis quanto Mark – descobri que o pesto é uma delas. Já o vi como molho para massa, cobertura de canapé e até usado em pizza.

Demorei séculos para provar – a Karin havia me dito que eu iria adorar – e decidi fazê-lo em Roma. E fiz isso – estava OK, mas quando olhei pro prato fiquei um tanto decepcionada. Queria meu molho verde, e não mais ou menos verde.

Determinada a mudar aquela primeira (e meio esquisita) impressão, fiz meu próprio pesto. E tudo o que posso dizer é que assim que o macarrão acabou me apressei pra pegar um pedaço de pão – não sobrou nenhuma gotinha de molho no prato pra contar história.

aaWeekendHerbBlogging

Este é o meu post para este Weekend Herb Blogging, criado pela querida Kalyn e hosted por The Expatriate Chef, do blog The Expatriate's Kitchen.

Pasta al pesto

Macarrão ao pesto
adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

400g de fettuccine – ou use a massa de sua preferência

Molho:
2 colheres (sopa) de nozes picadas*
¾ xícara (180ml) de azeite de oliva extra virgem
3 dentes de alho
1 ½ xícaras de folhas de manjericão – meça apertando as folhas para um pesto verdinho
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino moída na hora

Cozinhe o macarrão em bastante água salgada até ficar al dente.
Enquanto isso, prepare o molho: bata todos os ingredientes no processador – usei liqüidificador – até obter um molho homogêneo e grosso. Reserve.
Escorra o macarrão e reserve ¼ xícara (60ml) da água do cozimento; junte essa água ao molho e misture bem.
Transfira o macarrão para uma tigela, junte o pesto e misture.
Sirva imediatamente.

* para um pesto mais tradicional, use pignoli em vez de nozes

Rend.: 4 porções

21 comentários:

Marcia da Paz disse...

Hum o macarrão esta com uma cara ótima, e pratico né......
Fala serio tem coisa melhor q receber presente, ou até mesmo o carinho dos amigos ...... bjks

Silvia Arruda disse...

Vc acredita que eu nunca comi macarrão ao pesto (e olha que seu sou apaixonada por macarrão!!!)... depois de ver esse prato lindo q vc fez, eu vou fazer em casa!

Cláudia disse...

Conhecido, clássico e nunca deixará de ser delicioso.
Uma gracinha o seus presentinhos e os cookies com cobertura estão um show a parte com este patinho.

bjs

Lua Limaverde disse...

Pat, que bom que você gostou do jogo! Nunca fiz pesto, e olha que eu tenho um vasinho de manjericão em casa! Você e a Karen tão me inspirando... :-D

Laurinha disse...

Perfeito, perfeito, perfeito!!!

Nunca experimentei com pinoles, sempre faço com nozes, assim assim, como você fez. Adorei as proporções, pois sempre fiz 'a olho'.
Hummmmmm, sinto o perfume daqui!
Adorei!

Beijinhos,

Valentina disse...

Adoro pesto. E depois que comecei a fazer caseiro jamais voltei a comprá-lo. A nao ser que seja presente aqui só dá caseiro.Que bom que voce perseverou, provou o autêntico e ficou convertida.

laila radice disse...

ai adoro pesto, e vc lembrou mto bem da sua versatilidade incrivel que este molhinho tem. sem falar nas aus variações, já viu a da agdá com sementes de girassol? e o pesto de rúcula é incrivel Pat! mas seu macarrão tá com uma carinah boa!!!
sabe que na casa dos meus avós eu tenho que picar todos os ingredientes e depois socá-los num pilão...nada de liquidificador...é engraçado como cada um tem seu jeitinho né? enfim..bjocas!

Akemi disse...

Patricia, quando a primeira impressão não é boa, muitas pessoas nem querem mais saber do prato. Que bom que vc não desistiu deste molho que eu amo! Sua pasta está apetitosa e a toalha da Luna abrilhantou mais ainda o prato! Essa blogosfera é boa demais! Bjs

Anônimo disse...

Eu gosto mais de pesto de nozes do que de pinhões. Pesto é bom demais! :)

Agdah disse...

Deve ser o sangue italiano do rapaz...
Adoro pesto e vou experimentar sua versão.

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, essa aqui é uma deliciosa maneira de variar o macarrão, amiga.
Beijos!

Si, eu também nunca tinha comido! E foi uma perda de tempo, viu? :)

Cláu, os cookies ficaram muito gostosinhos, amiga.

Luna, é claro que gostei! Aliás, gostei de tudo, as castanhas de caju foram devoradas, amiga, antes de conseguir tirar foto, que vergonha!!!
Também usei manjericão que tenho na varanda, tão bacana!

Laurinha, o alho dá um toque marcante e muito gostoso, né?
Beijos!

Tina, e sem contar que é uma comidinha tão prática e rápida!

Laila, agora quero provar todos os jeitos possíveis e imagináveis de se fazer pesto! :)
A história do pilãozinho é bacana, quem sabe eu não tente da próxima vez? Beijos!

Akemi, querida, sou escorpiana e baixinha - teimosa por natureza!! risos
A blogosfera é realmente maravilhosa, você está certíssima, amiga - tanta gente valiosa que conheci por aqui, e você é uma delas!
Beijos!

Witchie, é bom demais mesmo! :)

Agdá, sou super fã dele - acho que você tem razão. ;)

Ana Prazeres disse...

De dar água na boca, meeeeeeeeesmo!
Beijinho enorme, Patricia

Drica Menezes disse...

a-do-rei! parece ser fácil de fazer, rápido e deve ficar uma delicia! vou experimentar! amo d paixao teu blog, parabens! bjao!

Marcia disse...

Eu amo pesto! Sua receita me deixou com água na boca. Bom final de semana! Bjs.

Eli disse...

Pat a massa está uma perdição e o presente delicado por demais! Parabéns!! :)

Anônimo disse...

Patrícia,

Gostei do teu pesto verdão, também gosto dele caprichado - outro dia fiz um de espinafre que também ficou ótimo - e usei um maço inteiro de espinafre para duas pessoas!

Beijos!

Mariel disse...

Eu fiz essa receita ontem e ficou incrível!!
Coloquei um pouco mais de manjericão e ficou bem verdinho! Obrigada pela receita!!

Patricia Scarpin disse...

Mariel, que notícia boa, menina! Adorei saber - eu é que agradeço por você ter vindo aqui me contar!

Juliana Valentini disse...

Patrícia,
hoje emendei o pesto que fiz pro almoço de ontem com o assunto vaso de manjericão em casa.
E aproveitei pra indicar você, que anda na posição n. 1 de blog concorrentes ao Oscar!
Fiz ótimas recomendações (todas verdadeiras e sinceras!) e espero que te renda ainda mais leitores!
Se quiser ver, vai aí o link direto.
http://www.deverdecasa.com/2012/02/fusilli-tricolore-al-pesto.html
Beijo grande e "brigada" pelas dicas,
Juliana.

Ca.C. disse...

Olá, tudo bem? Adorei a receita! A fiz hoje, mas acho que exagerei um pouquinho em apertar as folhas na xícara para medir e o molho ficou muito, mas muito verde. Pareceia que a massa era de espinafre, hehe,
Uma dúvida, vi a receita, fui ao supermercado e vi tantas variedades de folhas que pensei: será que um pesto de hortelã, fica bom? com pimentade cheiro... ou então um de espinafre,
você já tentou com outras folhas?

Patricia Scarpin disse...

Ca.C, nunca fiz mas já comi pesto de rúcula e de pimentão assado, uma delícia.