sexta-feira, novembro 02, 2007

Cookies com cobertura de chocolate. E um presente

English version

Chocolate coated cookies

Conheci tantas pessoas bacanas por meio do blog que se começasse a listá-las demoraria séculos!
Uma das amigas que fiz foi uma mocinha muito talentosa, que além de preparar delícias em sua cozinha também é uma artista – Hannah, do lindo blog BitterSweet.

Sempre trocamos emails e gostei muito de tê-la conhecido.

O patinho fofo foi um presente que ela me enviou pelo correio – não é adorável? Faz um tempão que quero mostrá-lo aqui, mas queria fotografá-lo com uma comidinha bacana.

Esses cookies são deliciosos e a única coisa negativa da receita é a cobertura não ter firmado de jeito nenhum. Comer os biscoitinhos não foi uma tarefa muito refinada, mas ninguém reclamou dos dedos melados! :)

Sobrarão 2-3 colheres (sopa) de cobertura – sirva-a sobre sorvetes ou brownies.

Hannah, querida, obrigada pelo presente, eu amei!

Chocolate coated cookies

Cookies com cobertura de chocolate
do Big Fat Cookies

- xícara medidora de 240ml

Cookies:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó (sem adição de açúcar)
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura:
182g de chocolate amargo – usei um com 60% de cacau
1 ½ colheres (sopa) de óleo de canola ou milho – o importante aqui é usar um óleo neutro, que não dê sabor ao chocolate

Faça os cookies: peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela média e reserve. Em uma tigela grande, usando a batedeira em velocidade baixa, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro (cerca de 2 minutos). Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela com uma espátula. Adicione o ovo e a baunilha e bata até misturar bem (cerca de 1 minuto). Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos reservados, misturando até que a massa fique homogênea. Cubra e leve à geladeira por 20 minutos para firmar levemente.

Pré-aqueça o forno a 165ºC e forre duas assadeiras grandes com papel pardo ou papel manteiga – você vai assar apenas 1 assadeira por vez, no centro do forno.

Separe porções equivalentes a 1 colher (sopa) de massa e faça bolinhas*; em seguida, achate-as entre as palmas de suas mãos e coloque-as na assadeira, deixando 5m de distância entre uma e outra.

Asse os cookies até que a superfície deles esteja firme e fosca ao invés de brilhante – cerca de 15 minutos. Deixe-os esfriar nas assadeiras por 5 minutos; remova-os com uma espátula grande de metal e coloque-os em uma grade para que esfriem completamente.

Prepare a cobertura: coloque o chocolate e o óleo numa tigela refratária e leve ao banho-maria, sem deixar que a tigela toque a água. Mexa até que o chocolate derreta e fique brilhante. Retire do fogo e deixe esfriar por 20 minutos – a cobertura se tornará um pouquinho mais espessa.

Com a ajuda de uma colher, espalhe a cobertura sobre cada cookie. Coloque os cookies sobre papel manteiga e deixe-os em temperatura ambiente até a cobertura firmar – se desejar, leve-os à geladeira para acelerar o processo.

Rend.: 52 unidades

* se preferir fazer cookies gigantes, faça bolinhas usando 3 colheres (sopa) de massa – o rendimento será de 18-20 unidades.

Chocolate coated cookies

20 comentários:

Valentina disse...

Ah, que lindo o patinho. E ele ja foi de fitinha ou voce o vestiu para a festa? estes biscoitos estao pecaminosos. A Jessica ja provou?

Cinara disse...

Eu também não iria achar ruim lambuzar meus dedinhos nesta cobertura maravilhosa, amiga... ;o) E eu estou de olho nesse livro sobre cookies há tempos, Paty! Está até na minha wish list do Amazon! Enquanto não adquiro o meu, vou copiando as suas receitinhas aqui... :oP Beijão!
Ah, o patinho é super fofo mesmo!

virtual chef disse...

Se eu fosse o patinho o prato já estava vazio...! Que bolinhos fantásticos...

Laurinha disse...

Pat, que delícia de cookies! Hummmmm, eu tb não me importaria de 'sujar' os dedinhos no chocolate!

Sabe, já tentei colocar meu comentário aqui antes, mas está travando direto, não sei se é meu micro/servidor/... tomara que agora entre... nem o feed carrega, informando que tem msg nova aqui, eu já estava com saudades e insisti - será que ela não postou nenhum bolinho... não é possível, daí que entrei e consegui visualizar! tomara que tenha sido só com este post!

Beijinhos,

Agdah disse...

Patrícia, que fofo!!!!

Mas me diga uma coisa, a cobertura não é para ficar mole, não??? O óleo não impede o chocolate de firmar?

laila radice disse...

hummm que loucura!
olha que quack quack mais fofo! lindo!!!
quanto aos cookies que maravilha, nunca tinha visto com cobertura assim tão tentadores! tão pouco havia visto cobertura formada por choco+óleo...quem sabe um ganache não se comportaria melhor?
enfim beijos!!!

Anônimo disse...

Ahaaaa! Ja sei o que fazer agora com o chocolate amargo da Hersheys que achei no pao de acucar (o que sobrou do brownie, logicamente)rs..

Linda receita , Patricia! Nao vejo a hora de voltar para casa e tentar faze-la , ainda mais agora que estou viajando e comprei varias coizinhas de cozinha! Nao vejo a hora de estrear tudo!

um beijo, Juliana.

Ana Prazeres disse...

Patricia, de facto conhecem-se pessoas fantásticas neste mundo dos blogs!!!
Adorei os seus cookies e o patinho.
Beijão

Eli disse...

Pat mas que coisa mas fofa!! As duas os cookies e o patinho. :)

Akemi disse...

Seus cookies são imbatíveis, Patricia! Lindos e deliciosos! E este patinho é a coisa mais fofa, amei! Esta blogosfera está cheia de pessoas lindas de coração!

Lua Limaverde disse...

Cuidaaaaado, vai lambuzar o patinhooooooo! hehehehe
Lindos os cookies! :)

Marcia da Paz disse...

Que tentação esses cookies!!!!!!
Achei muito fofo e meigo o patinho.....

Legal esse mundo da "net" pena q tem muitas gente q usa só futucar a vida alheia né ......
Eu mesma adorei, reencontrei várias pessoas q já tinha dado por esquecido de um dia encontra-la, vc mesmo foi uma dessas pessoas!!!
terminei de ver suas fotos da viagem, acho q é o sonho de consumo de muita gente rsrsrs estão lindas as fotos bjks

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Mas quanta diferença,vai saber o que estou falando assim que vê os desastrecookies que fiz,o bom que consegui salvar.
Parabéns

Bjs

Isabel Salvador disse...

k sorte do patinho...eu tb queria uns bolinhos desses.......bjokas

Patricia Scarpin disse...

Tina, ele já veio prontinho da Silva. :)
A Jéssica não estava em casa quando fiz estes aqui, o João os levou pro trabalho e o povo adorou.

Ci, eu pretendo fazer mais receitas do livro, espero que vc goste, amiga!
E se quiser alguma em especial, me diz que escaneio e te mando, combinado?
xoxo

Chef, obrigada! :)

Laurinha, também tive uns probleminhas com o feeder estes dias, espero que se resolvam logo!
Beijos!

Agdá, eu fiquei toda feliz com o presentinho.
Pois é, amiga, creio que adição de óleo ao chocolate meio que seja o princípio do chocolate hidrogenado/fracionado, aquele usado para coberturas e que não precisa de temperagem.
Achei que fosse ficar mais firme, não bem durinha como uma casquinha, mas mais firme do que ficou.

Laila, você acaba de me dar uma idéia boa, amiga... ;)

Ju, querida, que bom vê-la aqui de novo!
Aposto que sairão muitas coisas gostosas da sua cozinha!
Beijos!

Anette, obrigada!
Beijos!

Eli, o patinho é um fofo, mesmo. :)

Clarice, amiga, concordo contigo! e você está na minha lista de pessoas queridas, viu? :)

Luna, ele quase afundou o bico na cobertura, amiga. :)

Marcinha, você está coberta de razão, veja o nosso exemplo, depois de tantos anos nos reencontrarmos! É muito bacana, né?
Beijocas!

Nani, depois vou lá ver os teus cookies.
Bjs!

Belinha, obrigada!

Silvia Arruda disse...

Além de lindos, estes cookies parecem estar muito deliciosos!! Essa calda de chocolate me encantou! E o patinho é uma gracinha mesmo!! Vc merece estes mimos pq é mto querida!! :)

Camila L disse...

Assim q é bom! Muita lambança, como chupar manga no pé! Eu não ia achar nada ruim tb ;-)
Devem ser divinos!!!!!!

94025 disse...

Fico imaginando como seriam os "cookies gigantes"! ;)

Patricia Scarpin disse...

Si, você é que é querida, fiquei feliz com o teu comentário!

Camila, adorei a comparação - comer manga de garfo e faca não, né? risos

Oi, 94025 - nem me fale, fariam mais "lambança" (como disse a Camila) ainda!

Nysa disse...

ficaram maravilhosos... devem ter entrada imediata no céu do chocolate ;-)