terça-feira, novembro 27, 2007

Chocolate pots de crème

English version

Chocolate pots de crème

A Peabody se mudou recentemente para uma linda casa nova e para comemorar ela está dando uma festa: a Housewarming Party, no estilo pot luck – cada um dos convidados leva um prato. Mais ou menos como fazíamos nas festinhas da escola, lembram? Aquela história de levar um prato de doce ou salgado...
Ela é uma super querida, tão talentosa e generosa, e uma das minhas cozinheiras favoritas – por isso, quis muito participar do evento!

Pensei em vários pratos para “levar” e decidi que uma sobremesa seria algo bacana; raramente comemos sobremesa em casa. Também estava planejando usar as fantásticas barras de chocolate Green & Black’s que a Valentina me deu de presente quando esteve no Brasil. Então, aqui está: uma espécie de pudim de chocolate, sedoso e delicioso! Ótimo para as ocasiões em que recebemos os amigos, pois pode ser feito de véspera.

Decorei os potinhos com chantilly e tirinhas de casca de limão siciliano, mas sinta-se à vontade para usar a imaginação: minha primeira idéia foi usar framboesas, mas não encontrei. Acabei comprando umas amoras lindas e brilhantes, bem pretinhas, mas estavam tão azedas que fiquei com os olhos cheios d’água depois de provar uma.

Pea, espero que goste da minha contribuição para a sua festa. Que você tenha momentos maravilhosos e muito amor na sua nova casinha!

Chocolate pots de crème

Chocolate pots de crème
do The Williams-Sonoma Collection: Dessert

1 1/3 xícaras (340ml) de creme de leite fresco
1 1/3 xícaras (340ml) de leite integral
185g de chocolate amargo, bem picadinho
1 colher (sopa) de pó para café expresso ou café solúvel – usei o último
6 gemas grandes
¼ xícara (50g) de açúcar

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Separe seis tigelinhas ou xícaras com capacidade para 180ml e uma assadeira rasa.

Coloque o creme de leite, o leite, o chocolate e o café numa panela e leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre até o chocolate derreter e o líquido esquentar – não deixe ferver. Retire do fogo e reserve.

Em uma tigela, misture as gemas e o açúcar e mexa bem com um fuê. Continue mexendo constantemente e vá despejando, aos poucos, o líquido da panela – faça isso com cuidado para que o calor do líquido não cozinhe as gemas. Misture bem.
Passe a mistura por uma peneira fina e despeje-a numa vasilha com capacidade para 1 litro. Usando uma colher grande, remova quaisquer bolhas ou espuma que se formem na superfície do líquido*.
Divida a mistura entre os potinhos e coloque-os na assadeira. Despeje água fervente na assadeira – você vai assar a sobremesa em banho-maria. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 55-60 minutos – para ver se os pots de crème estão no ponto, segure um potinho (com cuidado, pois estará super quente!) e sacuda-o gentilmente – o centro da sobremesa deve balançar bem de leve.
Retire a assadeira do forno e deixe esfriar completamente. Leve os potinhos à geladeira, ainda cobertos com papel alumínio, por no mínimo 2 horas (ou faça de véspera).
Sirva bem geladinhos.

* esqueci completamente tais etapas. :S

Rend.: 6 porções

Chocolate pots de crème

18 comentários:

Sheila disse...

Ai Jesus, Aiii Jesus!!!

*poft*

Depois dessa, até caio da cadeira, rsrs

que delíciaaaaaaaaaaaaaaa

Silvia Arruda disse...

Pat, do céu. Que sobremesa é essa? O João passa bem aí do seu lado, hein? hehehe
Meu marido ia amar essa sobremesa!!

Lua Limaverde disse...

Pat, estou com uma receita parecida na minha lista, mas vou esperar pra quando vier amigos, se não meu marido come sozinho! Antes de ontem fiz uma sobremesa que não deu certo mas ele tá comendo tudo, rs. Beijos!

Renata disse...

o que é que eu faço da minha vida enquanto não provo esse pudim de chocolate, hein?

Ana Prazeres disse...

Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco... Desculpem...Quando chegar aviso!

Cinthya Rachel disse...

que receita boa e fácil! e fica um charme servir individual

Valentina disse...

Pat amiga, que lindo que ficou.Uma linda homenagem e lindissima apresentacao. Menina, ainda tem estas barras. Tenho que te mandar mais entao pra replace as usadas. sou louca por G & B.bjocas e boa festa.

Marcia da Paz disse...

Adorei q pode ser feita de um dia para outro, pois é tão corrido preparar om almoço e a sobremesa junto, e q delicia de doce amei bjks

laila radice disse...

ai que maravilhosa! com toda certeza sua amiga irá amar!!! bjos

Patricia Scarpin disse...

Sheila, ri de você, amiga. ;)

Si, ele não gosta de doce, amiga!!! Vc acredita?? Só de pouquíssimos ele gosta, como a cocadinha e o doce de abóbora. Esse aqui ele nem provou!

Luna, eu tive visita neste dia, querida. Graças a Deus. :)

Renata, corre pro mercado e trate de matar essa sua vontade. :)

Anette, beijo pra vc também! Espero que faça uma ótima viagem!

Cinthya, é bem prática. E quem não tem os potinhos de suflê pode fazer em xícara mesmo.

Tina, gostei de usar as flores pra fotografar, amiga. E aquele chocolate é realmente bom demais!
xoxo

Marcinha, é ótima, amiga!
Beijos!

Laila, obrigada, querida! Beijos!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Menina, tô até tonta de tanta vontade comer isso... Maldade pura essa foto, né? rsrsrs
Já tá salva e farei em breve, pq aqui todos amam chocolate.
Bjs mil

Lolla disse...

a minha dieta a-ca-ba de ir pro espaço.

tive que mostrar seu blog pro marido (aquele que pilota o fogão aqui em casa) e ele quer testar as receitas. haja esteira + ergométrica, viu! :)

Anônimo disse...

Patrícia, na minha opinião você é a rainha das guloseimas irresistíveis! Bacio. Lara (Depósito Damasco)

Patricia Scarpin disse...

Dani, espero que todos aí gostem!
Beijos!

Lolla, nem me fale em dieta - ando tão indisciplinada...

Lara, obrigada, querida! Adorei este "título". :)
Beijos!

Eli disse...

Pat meu comentário vi agora que não entrou. :( Não tem problema eu faço novamente aff* uma hora vai. hehe

Amiga que lindo, o creme ficou lindo, a foto ficou maravilhosa e eu amei!! :)

Cinara disse...

Tudo que é servido em porções individuais fica uma gracinha, não é, Paty? Apesar que este creme aqui eu poderia comer em uma tigelona, tranqüilamente... :oP
Beijos, amiga!

Aline disse...

Patrícia, acabei de fazer essa receita para servir de sobremesa amanhã no dia dos pais...dei uma provinha e adorei! Não muito doce e com o chocolate bem presente.
Aproveitei o resto do creme de leite fresco e fiz o bolo madeira de limão, receita aqui do blog. Divino!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Aline, estou amando você curtindo as receitas! Que gostoso! Beijo e obrigada!