quinta-feira, novembro 08, 2007

Fudge delicioso de cinco minutos

English version

Fabulous Five-Minute Fudge

A Renata fez um post há uns meses contando que a mãe dela gosta de presentear com comida – ela faz um empadão tão famoso para dar às pessoas que se eu morasse por perto ia querer ganhá-lo, também. :)

Acho que muitos de vocês, assim como eu, adoram fazer mimos comestíveis para os amigos ou o pessoal do trabalho. Estou sempre pensando em preparar uns cookies para um, uns docinhos para outro...

Fabulous Five-Minute Fudge

Queria fazer uma surpresa para uma colega e mandar um presentinho. Contei com a ajuda da adorável Lynn, que me sugeriu fazer brownies ou fudge (eu enviaria a caixinha pelo correio ou motoboy, então não poderia ser algo muito delicado para não quebrar ou esfarelar). Usei esta receita – aliás, recomendo muito o site: é tanta receita bacana com foto linda que fica difícil escolher uma para fazer...

Ju, querida, foi ótimo saber que gostou do presente!

Fabulous Five-Minute Fudge

Fudge delicioso de cinco minutos

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (336g) de chocolate meio amargo picado ou em gotinhas
2/3 xícara (meia lata) de leite condensado
1 colher (sopa) de água
¾ xícara (90g) de nozes picadas (tostadas se preferir)
1 colher (chá) de baunilha

Forre uma assadeira com papel manteiga e unte levemente (se usar aquele papel com aspecto encerado, não precisa untar). Reserve.
Em uma tigela média refratária, misture o chocolate, o leite condensado e a água.

Leve ao microondas na potência alta (100%) por 1 minuto; mexa. Volte ao microondas por mais 1 minuto, mexendo a cada 30 segundos, ou pelo tempo suficiente para o chocolate derreter completamente e a mistura se tornar brilhante. Adicione as nozes e a baunilha.
Espalhe a mistura na forma preparada, espalhando bem até obter um retângulo de 22x15cm*, ou coloque o fudge às colheradas – 1 colher (chá) - sobre o papel manteiga.

Deixe esfriar e depois leve à geladeira por 30 minutos (ou até que esteja firme). Corte em quadradinhos de cerca de 3,5cm.

Rend.: 24 unidades

* usei a assadeira do forninho elétrico, que tem 27x15cm, espalhando bem o fudge – consegui 28 quadradinhos de cerca de 3cm

Fabulous Five-Minute Fudge

39 comentários:

Akemi disse...

Adoraria receber um mimo desses também! Quanta delicadeza, amiga!

A Jana e o Ti disse...

Ué, mas até eu que sou mais boba! Que doce liiiindo! Que cara de comida booooa! Vou testar, vou testar!!

laila radice disse...

ai é tão gostoso presnetear com comida, não é? foi feito por nós, e tem todo o cuidado com a escolha do mimo...enfim..e esses fudges estõ dos deuses..brilham que só!e a florzinha..graciosa!!!bjos e boa semana Pat!

Laurinha disse...

Tb adoro preparar um especial para presentear, é uma maneira de acarinhar coração e barriguinha...

Agora este fudge, que delícia, vc é demais!

Beijinhos,

Eli disse...

Pat que maravilha!! O Rapha vai comer feliz da vida. :)

Renata disse...

ai, que fudge delícia!

eu acho que o empadão não resistiria a uma viagem, a massa ia quebrar toda, senão eu te mandaria!

(essa semana que passou minha mãe fez empadão e farofa pra presentear)

um beijo!

Drica Menezes disse...

que lindo! e q delicia deve ser! seria um otimo e gostoso presente! hummmmmmmmmmm...bjao!

Agdah disse...

Eu também adoro dar presentinhos assim. Ficaram lindos.

Marcia da Paz disse...

Que Deliciaaaaaaaaaa !!!!!!!, é deixar a boca d'água rsrsrsr lindos, recita anotada bjks

Silvia Arruda disse...

Que delícia, Pat. Parece bem fácil de fazer mesmo.. Vou tentar em casa!

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Nossa que delícia,parecem deliciosos.
Sabe eu também adoro fazer esses mimos para os amigos e agora com o final do ano chegando quero presentear alguns amigos com biscoitos de natal decorados,mas tentei fazer o de glacê real e não gostei muito,o que me sugere para decorar esses biscoitos de natal,alías receitas de biscoito também são bem vindas e como é uma expert no assunto pergunto a ti.
Bjs
Nani

Patricia Scarpin disse...

Amiga, se chegasse aí são e salvo eu lhe mandaria com muito carinho!
Beijos!

"As partes...", espero que goste!

Laila, a florzinha peguei de um vasinho que tenho na minha varanda, amiga.
Beijão e ótima semana pra vc tb!

Laurinha, vc disse tudo!
xoxo

Eli, faz pra ele, sim!

Renata, você é querida - qualquer hora te faço uma visita e aí peço o empadão ao vivo e em cores! :)
Beijocas!

Drica, ficou gostosinho, sim!
Beijos!

Agdá, não é bacana agradar quem a gente adora?

Marcinha, depois me conta!

Si, é fácil, sim, amiga, no micro e tudo! :)

Nani, preciso pesquisar umas receitinhas pra mim também, menina. Se fizer alguma interessante posto aqui,
Beijos.
P.S.: Vc faz o glacê real com clara ou com aquele pó para merengue?

Cinthya Rachel disse...

ótimo para viciados em chocolate! deve ficar bom tb com amêndoas, com pecã, hum...

Camila L disse...

Vc é mto querida na blogosfera, imagina então no mundo real! Eu adoro dar e receber esse tipo de presentes... Aliás, estou me preparando pro Natal e esse ano o eleito será o bolo inglês da minha sogra, uma receita ótima que está na família dela na Inglaterra há mto tempo. Depois publico e eacho q vc vai aprovar.
E ess fudge é covardia numa segundona fria!
Menina, estamos em sintonia! Qdo vc fez o pão preto? Eu fiz ontem pro almoço e justamente 1/2 receita tb!!!! Desa vez usei os corantes pq tinha do aniversário da pequena, e ficou ainda mais marronzinho mesmo. E usei farinha de centeio ao invés de integral pq tinha acabado... Um super beijo e ótima semana!

Valentina disse...

Fudge é sempre um hit,né Pat? E estes estõ tão lindos, convidativos. Acho presentear com comida um mimo, adoro fazer isso. Acho que o carinho que temos passa no que fazemos.

Café Vinil Poá disse...

Não tenho dúvida dessa delicia olha o aspecto,,, amanhã ela estara aqui em casa .... e vou postar ,,,,,,,, lindo

Obrigada por essa delicia

Beijos

Eli disse...

Hoje vai ter uma festa, bolo guaraná muito doce pra VOCÊ!! É o seu aniversário,vamos festejar os amigos receber. MIL FELICIDADES AMOR NO CORAÇÃO, QUE A SUA VIDA SEJA SEMPRE DOCE!!
Pat, brincadeiras a parte querida você sabe o carinho a admiração que tenho por ti, e vim aqui desejar tudo de melhor nessa vida, muita paz, muita alegria, muita saúde, que o Senhor esteja todos os dias te acompanhando e assinando em baixo em suas escolhas. E dizer que eu ainda não te conheço pessoalmente mais eu já te amo e tenho um carinho enorme por ti, viu?! Um super beijo!

Laurinha disse...

P A R A B É N S !!!!!

Falicidades, saúde, amor e sucesso,
viu!
Beijão!

Sheila disse...

É seu aniversário???
Uhuuuuuu!!!!!!

Parabéns queridaaaaaa
vc é uma fofa, adoro seu blog e confesso que esse fudge tá de matar, rsrs

tudo de bão procê linda!

Patricia Scarpin disse...

Cinthya, adorei as suas idéias para variações!

Camila, eu fiquei até emocionada com o seu comentário, obrigada, querida! Fico feliz com esse carinho todo de vocês!
Na verdade, fiz um outro pão, uma trança doce, logo vou postar!
Um beijão!

Tina, você também faz presentinhos deliciosos, amiga. :)

Julia, depois me conta o que achou?
xoxo

Eli, fiquei emocionada e feliz demais com o teu comentário, obrigada por tudo, amiga!
Beijão!

Laurinha, obrigada, querida!
xoxo

Sheila, é hoje, sim, d. Valentina andou espalhando. :)
Obrigada e um beijão!

Gourmandisebrasil disse...

Uma vez vi numa revista (acho que na Claudia Cozinha) sobre idéias para presentear com comidinhas. Uma delas era um fudge na forma de alumínio pequena, embrulhada com um laço. Naquele ano dei de presente com forma e tudo. Fez muito sucesso.

bjo,
Nina.

Beatriz Belliard disse...

nossa que presente mais lindo e gostoso, ela deve ter amado !!! E Parabens pelo dia de hj ! Tudo de bom para vc ! bjs

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Muitas felicidades agora e sempre.
Feliz aniversário!!!!
Bjs
Nani

Ps:Ah respondendo sua pergunta faço com claras.

Camila disse...

Nossa, eqto lia o post lembrei da minha infancia qdo nossa visinha sempre trazia pão integral (quentinho!)...é uma delicia receber mimos!
Adorei o blog. Parabens!
Bjos
;o)

R. disse...

que doce lindo e tá com uma textura incrível!!!!!

Mirelle disse...

Eu fizzzz!! Delicioso! Maravilhoso! Divino!.. Bom, sou suspeita.. sou uma chocolatra assumida.. hehe..
Patricia.. tô engordando! Culpa sua!! rss..Bjo grande, lindinha!
Mirelle

Anônimo disse...

Fiz usando a sua receita e ficou maravilhoso!
Veja no meu blog!
Parabéns pelo seu blog!

Tati disse...

Oi Patricia, estava aqui fussando como de costume...procurando uma ideia para uma lembrancinha e me deparo com esse Fudge maravilhoso.
Mas tenho uma duvida...qto tempo dura?
beijos
simplesmente amo seu blog.
Parabens

Patricia Scarpin disse...

Tati, o fudge dura bastante, uns 3-4 dias fora da geladeira.
Beijo e obrigada!

Anônimo disse...

Oi Fiz o fudge mas alguma coisa não deu certo: quando derreti o chocolate e o leite condensado no micro ficou farinhento, daí coloquei mais um pouco achando que derreteria, mas ficou ainda mais seco. O que será que fiz de errado?
Bj
Clarissa

Patricia Scarpin disse...

Clarissa, chocolate farinhento é porque queimou...

Clarissa disse...

E depois eu ainda coloquei mais um pouco no micro achando que derreteria e daria certo! kkkkkk É errando que se aprende, né? Dá próxima vez deixo menos.
Obrigada
Bj
Clarissa

Aline disse...

Oi Patrícia,
Fiz o fudge aqui em casa e foi um sucesso! Como não achei macadâmias troquei por 1/2 amêndoas e 1/2 avelãs e ficou maravilhoso!
Pergunta: Como mantenho os fudges, posso deixar em temperatura ambiente ou tem que ser mantido na geladeira mesmo?
Beijo

Patricia Scarpin disse...

Oi, Aline! Que notícia boa, adorei saber!
Eu mantive fora da geladeira, mas porque estava friozinho... No calorão que está vc pode deixar na geladeira.
Beijo!

Christiane disse...

Oi Patrícia,
Escolhi fazer esse Fudge para presentear algumas pessoas queridas nessa Páscoa e deu super certo!
Foi um dos itens da cestinha dos adultos.
Fiz assim: http://nacozinhadachris.blogspot.com/2011/04/pascoa-dos-adultos-torta-de-macas-e.html
Obrigada pela ótima receita.
Feliz Páscoa!
Bjs,
Chris

Denise Akemi disse...

Precisava de um doce rápido e fácil para levar numa festa e acabei lembrando dessa receita. Salvou a vida e ainda recebeu elogios de todos!!! Super aprovado e não fica super doce, ao contrário do que se espera da união de chocolate + leite condensado!!!!!! Obrigad! =) *Beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Denise!
Que notícia boa, menina! Adorei saber que a receita foi sucesso, beijo e obrigada por me contar!

Keka disse...

olá!!1
queria saber qtos dias ele dura, sem endurecer?
tem alguma dica?obrigada
keka

EDNA disse...

Seu blog é muito lind!!!!