quinta-feira, janeiro 10, 2008

Arroz de outono picante

English version

Autumn spicy rice

Eu sei, eu sei, não estamos mais no outono – e esse calor infernal aqui em São Paulo é um lembrete constante disso... Mas para uma apaixonada por arroz como eu foi impossível resistir a esta receita.

Não como carne vermelha e vocês sabem – e mesmo quando comia, há muitos anos, passava longe de carne de porco. Nada religioso, simplesmente não gosto.

Sempre tenho lingüiça defumada na geladeira pois o João adora – a receita original pedia chorizo sausages e achei que a calabresa desempenharia bem o papel na substituição. Decidi colocar meus preconceitos de lado por um momento e experimentei a receita com a calabresa. Que bom que fiz isso – o arroz estava com um sabor ótimo e boa parte deste devido à lingüiça.

A receita não pede alecrim – achei que o prato ficaria mais bonitinho assim. :)

whb-two-year-icon

Esta é a minha participação no Weekend Herb Blogging, desta vez hosted por Vani, do blog Batasari.

Uma última info: os resultados do DMBLGIT (do qual participei como uma das juradas) estão no ar - parabéns a todos os vencedores!

Arroz de outono picante
da Donna Hay magazine

- usei xícara medidora de 240ml

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa fatiada
3 lingüiças calabresas (daquelas defumadas/pré-cozidas) em rodelas
200g de abóbora pescoço, descascada e picada
½ colher (chá) de pimenta calabresa
2 xícaras de arroz tipo longo
3 xícaras de caldo de galinha
2 abobrinhas em fatias fininhas

Aqueça uma frigideira funda em fogo médio. Adicione o azeite, a cebola, a lingüiça, a abóbora e a pimenta calabresa e cozinhe por 2-3 minutos ou até que a cebola fique macia. Acrescente o arroz e cozinha por 1 minuto mexendo sempre. Junte o caldo e deixe ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos ou até que o caldo seja absorvido e o arroz esteja cozido.
Acrescente a abobrinha, misture bem e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.

Rend.: 4 porções

15 comentários:

Karina disse...

Oi moça, também sou apaixonada por arroz... sua receitinha está mais do que anotada. bjos

Marcia disse...

Oi, Pat! Os rapazes aqui de casa são alucinados por linguiça calabresa. Essa receita vai ser um hit! Bom final de semana, bjs.

Ana Prazeres disse...

Patricia, também sou louquinha por arroz, qualquer um e de qualquer coisa. Adorei esta proposta! Vou fazer com chouriço de soja, o que acha? beijoca enoooooooooooooorme

Anônimo disse...

Ironia das grandes, eu odeio arroz. Mas vim aqui pra agradecer as receitas dos cookies de parmesão, pimenta e ervas (sucesso absoluto desde o natal!), e do oreos/negresco caseiro, fiz ontem e ficaram perfeitos (exceto por uma trapalhada, hehe). Muito obrigada por ter compartilhado receitas tão deliciosas!

Valentina disse...

amiga, sou louca por linguiça. Que delicia este prato. Já tinha visto na DH. Sabe que desde que nos falamos por email na sexta fiquei de cama com a danada da gripe amiga. um horror.hoje estou me sentindo a little bit more human.bjocas e bom domingo. esta é a primeira visita de blog que faço.

Mari disse...

Sou louca por arroz também. Como puro...hehehehe. Mais uma receitinha para fazer. beijos

Laurinha disse...

Tb sou doida por arroz, minha perdição!!!
Adorei esta sugestão, já anotei!
Beijinhos,

Patricia Scarpin disse...

Karina, espero que você goste!
Beijos!

Marcia, meu marido adora, foi bom aproveitá-la em um prato diferente.
Beijos!

Anette, depois me conta o resultado?
Beijos!

Cynthia, que bom saber! Obrigada por me contar - aqueles cookies salgados são mesmo muito gostosinhos, quero fazê-los novamente.

Tina, sempre que chega revista nova tenho vontade de fazer todas as receitas. :)
Espero mesmo que esteja melhor, amiga!

Mari, acho que você vai gostar, então.
Beijos!

Laurinha, experimente, sim, querida!
Beijos!

laila radice disse...

outonal ou não o que vale é q a receita é tentadora! adorei! e parabens por se aventurar! está certissima! bjos

Silvia Arruda disse...

Eu tb gosto de receitas para variar o arroz e, como vc, tb quase não como carne vermelha (só como em hamburguer ou quibe)... tb faria esta receita com calabresa só para agradar o marido...

Helen disse...

E agora eu já sei o que fazer pro jantar!

Adoro todo tipo de arroz com abobrinha :)

bju!

Agdah disse...

Bem colorido, do jeito que eu gosto. Muito legal.

Cris disse...

Você assina a revista? Pat, nunca nem vi uma, estou curiosíssima. Suas participações são sempre cheia de sabor! Bjs!

Eli disse...

Pat fiquei encantada com essa receita, adoro arroz!

Beatriz Belliard disse...

Esta revista é otima mesmo, e a o teu prato ficou mesmo mais bonito assim com o alecrim ! bjs