quarta-feira, janeiro 16, 2008

Salada de abóbora assada com tahine

English version

Roasted squash salad with tahini

Meu marido me acha engraçada. Ele sempre me diz isso – talvez eu seja, mesmo. E acho isso bacana.
Uma das coisas que o fazem rir é quando quase grito “meu Deus do céu tenho que comer isso” ao folhear meus livros de receitas. Dependendo do livro, faço isso várias vezes.

Vi essa salada em um livrinho segunda-feira à noite e já fui fazendo a lista dos ingredientes que precisaria comprar, para poder prepará-la no jantar ontem. Fiz duas alterações: usei limão ao invés de limão siciliano e sementes de nigela no lugar de gergelim preto (se alguém quiser comprar, encontrei aqui).

Aposto que o João não conseguiria dizer a vocês quantas vezes eu disse “que delícia” ao comer a salada. Sério mesmo – eu mesma parei de contar na décima.

whb-two-year-icon

Esta é a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging, hosted pela Rinku, do blog Cooking in Westchester.

Roasted squash salad with tahini

Salada de abóbora assada com tahine
do Marie Claire Easy

- xícara medidora de 240ml

1 abóbora pescoço pequena,
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora, para temperar
3 colheres (sopa) de tahine
½ xícara de iogurte natural – usei desnatado
1 colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de alho bem picadinho
1 colher (sopa) de suco de limão
3 ½ xícaras de rúcula
1 punhado grande de salsinha – não use os cabinhos
1 colher (sopa) de sementes de nigela

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Descasque a abóbora e corte-a em pedaços graúdos. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem. Coloque os pedaços numa assadeira e asse por 30 minutos, ou até que a abóbora fique macia. Deixe esfriar completamente.

Faça o molho: misture o tahine, o iogurte, o cominho, o alho e o suco de limão até obter uma pasta homogênea; tempere com sal e pimenta a gosto.

Misture a rúcula e a salsinha e coloque-as em uma tigela ou prato grande. Cubra com os pedaços de abóbora, acrescente uma colherada de molho e salpique com as sementes de nigela.

Rend.: 4 porções

18 comentários:

Letrícia disse...

Parece ótima, mesmo. Mas fiquei bege - quer dizer que Nigella não é só a moça que chupa os dedos na cozinha, no GNT?

Laurinha disse...

sry, não sei que pito toca 'semente de nigela'...

Mas que a saladinha ficou esperta, ah ficou!

Beijinhos,

Carla disse...

Parece tão boa!! Vou experimentar assar a abóbora no forno.

bjs, boa semana

Lua Limaverde disse...

Pat, parece muito boa, estou numa fase saladas, achei essa bem diferente! Mas o que será essa nigela? Vou googlar agora, rs. :)

Marcia disse...

Sensacional!Amo abóbora! As sementes de nigella são muito spicy? Bjs

Nani disse...

Vim até aqui atraida pela salada, gostei não só da salada mas de seu blog e de sua forma de escrever. Parabéns!

Beatriz Belliard disse...

Estou rindo aqui imaginando vc gritando que tem que comer ! E com esta propaganda vc acha que nao farei esta receita ? Claro que sim, tneho uma bobora aqui esperando desde o ano passado, rs. Vai ser hj (se ela ainda estiver boa...) bjs e um otimo 2008 para vc !

Heidi disse...

Adorei esta salada, também não conheço esta semente de nigella! abraços.

Anônimo disse...

Oi Patricia, já faz algum tempo que eu visito o teu blog, mas creio que nunca comentei, mas hoje pensei, "porque não? afinal,não custa nada". Essa salada deve ser óptima, fiquei aqui a pensar na abóbora assada, deve ser uma delícia mesmo! Um óptimo dia para ti. Beijinhos

Marcia da Paz disse...

Q prato lindo !!!!!!!! as cores "vibrão" e ta com uma cara ótima q delicia !!!!! bjkz

Marizé disse...

Acredito piamente que essa salada deve ser uma delicia, e o ideal para uma refeição ligeira.
Anotada!

Beijocas

Silvia Arruda disse...

Ficou linda. Deve ser deliciosa mesmo. Eu adoro abobora cozida em salada. Assada então deve ser ainda melhor!

risonha disse...

eu sou como tu: por vezes quando dou com os olhos numa receita, enquanto não faço não descanso.
essa salada ficou uma tentação.

Patricia Scarpin disse...

Lê, além dela, também há as sementinhas... :)

Laurinha, use gergelim preto!

Carla, depois me conta? Beijos!

Luna, aprendi o que eram as sementes num livro da Nigella Lawson; logo depois, a Tina postou uma receita com elas.

Marcia, são "earthy", amiga.

Oani, que bom que gostou, obrigada! Espero que volte!

Bia, eu sou meio escandalosa, amiga. risos
Um beijo enorme, querida!

Dinha, vá de gergelim preto, que era o que a receita original pedia.
Um beijo!

Telma, pois eu fiquei feliz da vida por você ter comentado! Obrigada!
Um beijo e obrigada pela visita!

Marcinha, a abóbora tem uma cor linda, amiga. Beijos!

Marizé, e é gostosa pro calor que estamos tendo aqui.
Beijos!

Si, ela assada é mais gostosa, pode apostar! Não fica aguada, sabe?

Risonha, eu também fico sem sossego enquanto não provo. :)

Nysa disse...

maravilhoso como sempre! apetece mesmo comer... beijocas

Valentina disse...

Quando voce me falou desta salada já me animei pois realmente é o tipo de salada que gosto. Os ingredientes tick all the right boxes for me.I visual é lindo também - várias cores.

Marcia disse...

Pat, fiz a salada ontem a noite, e ficou ótima! Thanks for sharing! Bjs

Cris disse...

Linda Pat! A sua nigela então é uma sementinha, menina, a outra me deixa nervosa lambendo os dedos depois de provar as comidas...