terça-feira, janeiro 22, 2008

Trufas de limão siciliano

English version

Lemon truffles

Além de amar sabores cítricos (disso vocês já estão carecas de saber), também adoro chocolate branco. Sei que não é considerado chocolate e toda aquela história, mas nem ligo: continuo fã. E o melhor é que o danado combina super bem com os meus outros preferidos: sim, os cítricos.

A idéia inicial era fazer trufas de caipirinha - receita que peguei numa aula de chocolate da qual participei há bastante tempo; as trufas foram servidas para degustação no final da tal aula e que delícia eram... Mas como as trufas tinham destino certo – as meninas do salão de beleza que freqüento – eu não queria arriscar a colocar cachaça. Seria bem provável que algumas delas não consumissem álcool e daí o agrado perderia toda a graça.

Por isso, adaptei uma receita básica de trufas deste livro e dei o toque azedinho com o limão siciliano.

Estava na dúvida se o sabor havia ficado azedinho demais, mas agora, mais de quinze dias depois da “entrega”, tenho certeza de que não: as meninas ainda comentam sobre as trufas comigo e duas delas me pediram a receita.

Lemon truffles

Trufas de limão siciliano
adaptadas do The Art of Chocolate

- xícara medidora de 240ml

500g de chocolate branco picadinho
raspas da casca de 1 limão siciliano
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
1/3 xícara cheia de creme de leite de caixinha*
cacau em pó, sem adição de açúcar, o quanto baste

Coloque o creme de leite em uma panela e adicione as raspas de limão. Leve ao fogo médio até esquentar – não deixe ferver. Desligue o fogo e junte o chocolate de uma só vez, mexendo bem até derreter; a idéia aqui é conseguir creme liso e brilhante. Adicione o suco de limão, misture bem, transfira para uma tigela de vidro e cubra com filme plástico. Leve à geladeira de um dia para o outro.
Faça bolinhas com a massa – não devem ser perfeitamente redondas, e sim irregulares, para lembrar trufas - e passe-as pelo cacau em pó. Coloque em forminhas para docinhos ou num prato e mantenha na geladeira.

Rend.: cerca de 60 trufas de 10g cada

* usei o creme de leite de caixinha pois não queria ficar com uma garrafinha quase cheia de creme de leite fresco zanzando na geladeira – ia acabar não usando e não gosto nada de jogar comida fora...

Lemon truffles

35 comentários:

laila radice disse...

Pat q delicia essas trufas! e ficaram tão lindas!hum encanto vc e seus mimos! bjos

colher-de-pau disse...

Que delícia estas trufas...
Mas este fim de semana fiz as Cookies de 2 chocolates e manteiga de amendoim. São deliciosas!
Obrigada pela receita!

Lua Limaverde disse...

Sensacional!!! Amei, amei, isso deve ser muito bom, e eu nem sou fã do chocolate branco, mas com limão... Agora só faltou uma foto de uma trufa mordida, pra gente ver por dentro. ;)

Marizé disse...

Super requintada essa receita, fico a imaginar o sabor chocolate / limão!

Beijocas

Mari disse...

Jesus me abana! Vou fazer demais, deve ficar uma maravilha. Beijos

Marcia disse...

Pat, vc é muito caprichosa, amiga! Essas trufas estão lindas! Minha cunhada ama chocolate branco; vou passar a receita p/ ela. Agora, estou sonhando com as trufas de caipirinha... bjs

Silvia Arruda disse...

Pra variar, o capricho...
Estas trufas devem ter ficado deliciosas... com gostinho de limão...

Carla disse...

que tentação! bjs

Karina disse...

Ai, que lindas.. e devem ser deliciosas.. nunca experimentei trufas de limão. Tô com água na boca.. bjos

Anônimo disse...

Pat, também amo os cítricos, em especial o limão siciliano!!! Posso pegar emprestada a receita e experimentar no Segredos de Alice???
Um beijo!

semente de sésamo disse...

liiindas...

Patricia Scarpin disse...

Laila, querida, obrigada!
xoxo

Colher, que bom saber disso!! Obrigada por dividir comigo a sua opinião!

Luna, eu tirei a foto mas achei que nem todo mundo gostaria de ver... Acredita? :S

Marizé, obrigada, querida! Beijos!

Mari, morri de rir com o teu comentário. :)
Beijos!

Marcinha, querida, obrigada! Ah, as de caipirinha virão muito em breve, pode apostar. :)
Beijos!

Si, ficaram bem azedinhas, mas gostosas!

Carla, obrigada!

Karina, esse limão tem um jeitão diferente do limão verdinho, vale a pena experimentar enquanto é época!
Beijos!

Verena, claro que pode, querida! Mas tem que me prometer me contar o que achou, sinceramente, tá?
Beijos!

Tina Lopes disse...

Ok, agora eu quase tive uma síncope tentando imaginar o sabor dessas belezinhas. Bj,querida, saudade de bater papo!

Marcia da Paz disse...

Ai q delicia, adoro trufas, recita anota afinal a pascoa é o mês q vem né rsrsrsrsrs umas das datas melhores do ano!!!!!rsrsrs bjks

Anônimo disse...

Que delicadeza as suas "obras".
Parabéns...
É extremamente inspirador....
Adorei!
Acabei de conhecer o seu blog, e faz juz por ser um dos que mais aparecem nas indicações dos outros blogueiros.
Estará na minhas tb!!!

Tb sou viciada em cookies, e já copiei algumas receitinhas pra eu testar... Depois eu conto como ficou!!

Bjs

Marina

S.O.N.H.O.S disse...

Olá, achei seu site nas andanças pela internet! Desculpa a intromissão mas a minha dúvida é a seguinte: vou me casar em out/08 e gostaria de fazer mini-bolos para os convidados, acontece que o $$ não está dando, será que daria certo se eu recobrisse o mini pão de mel com pasta americana?? Daí eu enfeitaria com biscuit comestível (embora eu não tenha a mín idéia de onde comprar)...Poderia me dar uma dica?

Suzana Parreira disse...

Limão e chocolate branco? Essa combinação soa deliciosamente e as suas trufas têm um aspecto fantástico!

Agdah disse...

Eu nunca fiz trufas.

Café Vinil Poá disse...

Simplesmente amoooooooooooooo,,, a que vontade beijos

Anônimo disse...

o único "chocolate" que eu realmente adoro é o branco. que nem chocolate é, então não me cabe o título de chocólatra. sabores cítricos eu adoro. acabei de me lembrar da torta de limão da mamma, com leite condensado no creme, e quase pirei. hm, preciso da receita... :)

Cris disse...

yummy yummy yummyyyyy ah Patricia, que lindeza! E a caixinha, é para mim? :-) Joking.

Patricia Scarpin disse...

Tina, querida, eu de você! Beijos pra ti e pra Nina.

Marcinha, tem razão!
Beijinho!

Marina, obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo! Ah, e me conte tudo dos cookies.
Beijos!

Toquemeu, acho que depende da massa que você vai usar, tem que ser firme para poder ser coberta com a pasta. Dê uma olhada no Orkut, lá tem comunidades a respeito cheias de dicas preciosas!

Suzana, obrigada!

Agdá, aposto que quando resolver fazer vai adorar.

Julia, obrigada!

Lolla, é aquela que só leva leite condensado, suco e raspas de limão e creme de leite? Tenho a receita da Nigella, se quiser lhe passo.

Cris, adoraria lhe dar uma caixinha dessas, só que uma maior, com muito mais trufas! ;)

Fabrícia disse...

Que tentação e quanto mimo..... Tb quero uma caixinha ....
Bjs.

Simone Izumi disse...

Eu sempre tive curiosidade em saber como é o gostinho do limão siciliano, ele é diferente do nosso limão?
Tá mais do que na hora de eu experimentar...e taí uma ótima receitinha para eu testar!
bjoo

Heidi disse...

Patrícia,
Estas trufas estão um encanto, adorei a combinação das cores, um sonho...

Valentina disse...

Que bom ve-los aqui apos falarmos tanto sobre elas por email.ficaram lindas Pat. que mimo maravilhoso.

Laurinha disse...

Também adoro chocolate branco!
Combina super bem com limão, maracujá... adorei sua sugestão com limão siciliano...vou experimentar!
Achei interessante vc passar pelo cacau em pó, mesmo sendo brancas....
Eu sempre dou um banho com chocolate bco, só para finalizar - sei que então será um bombom e não trufa, mas acho que dava um acabamento mais fino...
Anotada!
Beijinhos,

Rose disse...

Olá,tudo ok? Poderia me ajudar? Eu comprei pó para sorvete de limão,e quero fazer algo diferente,subsituir o chocolate em pó,por ele para fazer brigadeiro.Será que para 1 lata de leite condensado devo colocar 1 colher de sopa do pó? E será que vai dar certo esta combinação? Aguardo resposta. roseespiritosanto@ymail.com

Unknown disse...

Nem acredito que encontrei seu blog! Vou testar todas essas receitas de trufas! Achei o máximo!
Seu blog é maravilhoso e seu trabalho mais ainda!
Um beijo,
Larissa.

www.confrariadastrufas.blogspot.com

Patrícia Dias Biaggio disse...

Olá, "xará", vc saberia me dizer se as trufas podem ser congeladas?
Bjinhos....

Patricia Scarpin disse...

Larissa, muito obrigada!

Patricia, não sei, infelizmente.

Niih disse...

Acabei de fazer um comentário enoorme que deu errado =( DASUYDHASUIHDASIUH
Acabei de achar seu blog e, apesar das terriveis experiencias com receitas da internet, resolvi testar essas trufas ! (detalhe, achei o blog ontem, fui comprar as coisas hoje e ja fiz ! )
Seu blog é LIIINDO ! A massa dessas trufas é PERFEEITA demais, oow ! Agora estou me corroendo pra que chegue logo amanhã pra poder enrolá-las e sair distribuindo pra exibir :D HDUIASHDIUAHSDIUHASDIU
Está de parabens com seu blog ! Se quiser mando umas fotos das minhas =p
Beeijos.

Patricia Scarpin disse...

Niih, que notícia ótima! Amei saber, obrigada por vir me contar sobre as trufas!
Adoraria ver as tuas fotos.
Beijo!

Niih disse...

aaah, as trufas ficaram uma DELIIICIA ! Só que enquanto eu enrolava no cacau a minha amiga disse que ficou amarguinho e preferi enrolar num confeitinho colorido que tenho e que quase não tem gosto ! Ficaram com menos cara da trufas, mas muito coloridinhos e bonitos ! Fiz o maaaaior sucesso ! HDAOIEHDOAEIHDOEH
Acabei nem tirando foto, porque não tinha pilha na maquinha e no outro dia quando as comprei, não havia mais trufas =( DHIAEODHEAIOHDEHI
Se fizer de novo, lhe mando ! :*

Heloisa disse...

Oi, boa tarde!

Você utilizou a caixinha de 200g ou a de 395g?