Wednesday, October 30, 2019

Waffles formigueiro

Waffle formigueiro

Outro dia comentei com o João que precisava comprar mais chocolate granulado, para quando meu Pequeno Polegar viesse pudéssemos fazer bolo formigueiro. “O Pequeno Polegar está com 1,25cm, só 30cm a menos do que você” – eu ri alto e em seguida me toquei de que ele está a apenas uma régua de distância de mim. :D

O bichinho do formigueiro me mordeu mesmo (olhem que trocadilho pobrinho, haha), porque depois dos bolos com o Pingo me deu uma vontade doida de fazer outras coisas com aquele granulado – uma das ideias foi colocar na massa de waffle, junto com um pouquinho de canela para intensificar o sabor do chocolate. Ficou tão gostoso que lhes trago a receita hoje - e farei novamente os waffles quando o Pingo vier me visitar.

Waffles formigueiro
receita minha, uma pequena variação dos waffles de laranja e azeite de oliva

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ovo grande, temperatura ambiente
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva extra virgem
¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara de chocolate granulado

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a canela, o açúcar e o sal. Reserve.
Em uma tigela pequena, misture com um batedor de arame o ovo, o azeite, o leite e a baunilha. Verta os líquidos sobre os ingredientes secos e misture somente até incorporar – não misture demais. Com uma espátula de silicone, incorpore o granulado.

Preaqueça a máquina de waffle. Cozinhe porções de massa por vez, até que cada waffle doure - siga as instruções do fabricante. Sirva com mel, melado ou com o que preferir.

Rend.: 5-6 waffles

No comments:

Related Posts with Thumbnails