quinta-feira, outubro 17, 2019

Biscoitinhos de pecã e nibs de cacau

Biscoitinhos de pecã e nibs de cacau

Na minha busca por uma alimentação mais balanceada incorporei mais alimentos integrais às minhas refeições, troquei os lanchinhos à base de biscoitos prontos e outras porcarias por iogurte, granola, mais frutas – quem me acompanha por aqui sabe. O meu pão 100% integral anda fazendo sucesso com algumas de vocês, o que me deixa muito feliz.

Mas nem tudo são flores, e em um passado longínquo eu comprei nibs de cacau para colocar na minha granola de chocolate, mas confesso que não sou tão fã assim do ingrediente: não gostei dele na granola e o pacotinho ficou rodando no meu armário. A solução foi usar em receitas de biscoitos, algo que eu já tinha feito e que havia dado super certo. Os biscoitinhos de hoje são deliciosos, desmancham na boca e deram um fim digno aos nibs de cacau esquecidos na minha despensa.

Biscoitinhos de pecã e nibs de cacau
receita minha, inspirada em muitas outras aqui do blog

- xícara medidora de 240ml

2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (105g) de açúcar cristal ou refinado
2 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (82g) de pecãs, picadas – meça, depois pique
¼ xícara (30g) de nibs de cacau

Em uma tigela média, misture a farinha, a noz-moscada e o sal com um batedor de arame. Reserve.
Na tigela da batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela algumas vezes durante todo o preparo da receita. Adicione as gemas, uma a uma, batendo a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos reservados e bata somente apenas uma massa se formar. Incorpore as pecãs e os nibs de cacau.

Divida a massa em duas partes iguais. Coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – aperte bem para compactar a massa dentro do papel – como a Marta faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Corte em fatias de 5mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 4 dias. Se não quiser assar todos os biscoitos de uma vez, embrulhe o cilindro de massa com papel alumínio e mantenha-o no freezer por até 1 mês.

Rend.: cerca de 50 unidades

Um comentário:

Renata disse...

Minha história com o nibs de cacau é bem parecida com a tua! Comprei para colocar em uma granola caseira, mas detestei o gosto. Na minha cabeça, achei que ele teria um sabor parecido com chocolate 80% cacau e não algo super amargo.
Acabei nem tentando usar em outras receitas com medo de estragá-las, mas acho que vou dar uma chance para esses biscoitos. Detesto deixar ingredientes jogados no armário, por mais que não tenha gostado deles.