quarta-feira, julho 11, 2018

Pão de azeitona e queijo


Pão de azeitona e queijo

Há muitos anos rolam nos blogs de comida versões do pão sem sova do Jim Lahey, e eu fui mais lerda do rolê e demorei séculos para fazer a receita, depois de a Marcinha me convencer a prová-la (obrigada, querida!). A receita é maravilhosa, mesmo, e acabou popularizada aqui no Brasil pela Rita Lobo (apesar de ela ter dado crédito ao Luiz Américo Camargo a receita usada por ela no Cozinha Prática é idêntica à do Jim Lahey).

O que eu fiz, há muito tempo, quando ainda testava receitas para o livro, foi usar a técnica do Jim de assar o pão dentro da panela, mas usando uma massa minha, de fermentação mais rápida. Como aqui em casa somos vorazes consumidores de azeitonas, coloquei um bom punhado de azeitonas verdes e pretas na massa e completei com outra porção generosa de parmesão (para vocês terem ideia de como a receita é antiga, eu ainda não tinha intolerância à lactose). O pão é delicioso e úmido, vai lindamente bem com sopas ou em uma tábua de queijos e frios.

Hoje em dia faço a mesma receita, mas omito o queijo e aumento a quantidade total de farinha de trigo para 2 ½ xícaras (350g) e aumento o sal para 1 colher (chá) – o pão fica gostoso, também, mas confesso que o parmesão dá um toque bem especial ao pão.

Ah, lembrando a quem quiser comprar os meus livros: a lista está aqui.

Pão de azeitona e queijo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (240ml) de água morna
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
½ colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo comum, uso dividido
1 xícara (140g) de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de sal
1 xícara (150g) de azeitonas verdes, sem os caroços e grosseiramente picadas
1 xícara (150g) de azeitonas pretas, sem os caroços e grosseiramente picadas
1 ¼ xícaras (125g) de parmesão, grosseiramente ralado – rale, depois meça

Na tigela da batedeira planetária, misture com um garfo a água, o fermento e o açúcar. Reserve por 5 minutos ou até espumar. Junte o azeite, 2 xícaras (280g) da farinha branca, a farinha integral e o sal e bata com o batedor para massas pesadas em velocidade média até obter uma massa lisa e elástica, cerca de 8 minutos – se sovar na mão, 12-15 minutos. Acrescente o queijo e as azeitonas e misture bem para distribuir os ingredientes por toda a massa – as azeitonas dão umidade à massa e, por isso, caso a massa fique líquida demais, acrescente o ¼ xícara de farinha restante. Se não precisar, não acrescente. Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela grande pincelada com azeite e cubra com plástico filme. Deixe crescer em um lugar morninho da cozinha, longe de correntes de ar, até dobrar de volume, 1 ½ horas.

Quando a massa crescer, divida-a em duas partes iguais e formate cada uma como uma bola (ou se preferir faça um pão só, maior e mais alto) - aqui tenho feito a dica da Rita ligeiramente adaptada: formo as bolas em cima de um pedaço de papel alumínio polvilhado com um pouco de farinha integral: na hora de colocar na panela, só viro a bola de cabeça para baixo, segurando pelo papel.
Deixe crescer novamente, cobertas com um pano de prato limpo e seco, por mais 40 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 220°C. 25 minutos antes de assar os pães coloque no forno duas panelas de ferro, esmalte ou cerâmica de 20cm de diâmetro (que possam ir ao forno, tenham tampa, e sem nenhum material que possa derreter) e deixe preaquecer – eu testei a receita com uma tigela de cerâmica sem tampa e usei com ela uma tampa de panela de inox, mas que não encaixava perfeitamente. O pão deu certo, mas não ficou tão bonito quanto o outro assado em uma panela bem fechada.
Retire as panelas do forno com cuidado, transfira as bolas de massa para cada uma delas, tampe e volte ao forno. Asse por 30 minutos. Retire a tampa e deixe os pães mais 20 minutos no forno, para que dourem. Retire as panelas do forno com cuidado, vire os pães sobre uma gradinha e deixe esfriar. Sirva mornos ou em temperatura ambiente – os pães ficam ótimos até 3 dias depois se reaquecidos rapidamente no forno.

Rend. 2 pães mais baixinhos, ou 1 pão grande e alto


7 comentários:

Klau disse...

Boa tarde. Adorei a receita mas não tenho essas panelas. Consigo fazer no forno, naquelas formas de pão ou numa maquina de fazer paes, elétrica ??

Anônimo disse...

olá, gosto muito do seu cantinho, fiz várias receitas daqui já. A que mais faço é a receita do pao de banana com fermento biológico, amo, fiz ontem até! Queria testar essa mas a grana anda curta para adquirir nivas panelas aff... será que da certo usar de inox da Tramontina? Tenho um conjunto delas de quando casei, uso todos os dias, é aquela de fundo triplo linha solar. o que acha devo testar com elas? Miriam campos

miriam disse...

olá será que da certo assar esse pao na panela de inox Tramontina? amei mas não to podendo investir em uma panela apropriada no momento... Miriam campos

Patricia Scarpin disse...

Klau, dá pra fazer em forma convencional, mas a casca não vai ficar tão crocante. De qualquer forma, o pão vai ficar gostoso! Máquina de pão nunca usei, então não sei lhe dizer como seria o resultado.

Miriam, acho que inox não dá certo, não, esquenta demais. Você pode assar o pão em uma forma comum, a casca não vai ficar tão crocante, mas o sabor será ótimo do mesmo jeito! Beijo!

Marcia disse...

Ah querida fico tão feliz que você gostou de fazer o No Knead Bread. Sempre fico apreensiva quando sugiro uma receita... Acho que mais do que fazer a receita, o mais importante é aprender essa técnica tão fácil, tão simples e ter como resultado um pão artesanal da melhor qualidade. Não é um pão que eu faço sempre, mas me aquece o coração saber que posso fazer um pão daquela qualidade com 4 ingredientes e nada mais. O seu de azeitonas e queijo deve perfumar a casa toda, vou tentar!

Unknown disse...

boa tarde! fiz o pão na máquina de pães, deixei crescer e no segundo crescimento após modelar coloquei no baneton, só não assei em panela de ferro, e ficou maravilhoso, tanto que tive que fazer duas vezes, para poder levar um na casa da minha filha e todos adoraram!!!!obrigada por ter dividido a receita adorei!!!!

Patricia Scarpin disse...

Rosangela, amei saber que a receita fez sucesso! Fiquei muito feliz! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado! Bjs!