quinta-feira, julho 19, 2018

Muffins de maçã e centeio, livros e carinhos


Muffins de maçã e centeio

Tenho recebido mensagens muito queridas das leitoras do blog e tenho de agradecer: esse montão de carinho chegando para mim está certamente me ajudando a lidar com a minha doença. Continuo em tratamento e com esperanças de que vai dar certo. Há dias em que fraquejo e choro, me sinto feia, mas vocês sempre dão um jeitinho de me animar, é incrível. Muito obrigada. <3

Também estou adorando ver meus livros indo para mãos tão especiais. Já teve até post no Facebook com foto do livro e tudo (beijo, Lucas!). Eu adoraria ficar com os livros, mas como não posso me sinto feliz sabendo que estão indo para pessoas que vão curti-los tanto quanto eu.

Falando em livros, estou doida para ler alguma coisa interessante – ando relapsa com isso e é algo que me faz falta. O último que li foi “A Sangue Frio”, do Capote, e faz séculos já (aliás, amei o livro). Quem quiser mandar sugestões eu vou adorar. :)

Enquanto isso, fiquem com muffins de maçã perfumados, macios e deliciosos – a farinha de centeio dá um toque amendoado maravilhoso à receita, mas quem não tiver no armário pode fazer os muffins usando 2 xícaras (280g) de farinha de trigo comum, ou trocar os 70g de farinha de centeio por farinha integral.

Muffins de maçã e centeio
receita minha

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de centeio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
½ xícara (88g) de açúcar mascavo
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 ovos
½ xícara (130g) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 maçãs Granny Smith, descascadas e em cubinhos
½ xícara (75g) de passas claras

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel.

Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, a de centeio, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve. Em uma tigela média, junte a manteiga, os açúcares, os ovos, o iogurte e a baunilha e misture com um garfo. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com o garfo até incorporar, mas sem misturar demais – massa de muffin é empelotada mesmo, se mexer demais os muffins ficarão duros. Incorpore as maçãs e as passas. Divida a massa entre as forminhas e asse por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 5 minutos e então remova os muffins com cuidado, transferindo para uma gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades

4 comentários:

Grazi disse...

Olá querida!
Força!
As batalhas mais difíceis são concedidas aos melhores soldados.
O cabelo é a moldura do rosto? Sim, mas com um rosto lindo como o seu, é como um quadro de Van Gogh: a obra que chama a atenção e é valiosa, e a moldura? Fica em segundo ou terceiro plano.
Abração :O)

Barbara disse...

um livro maravilhoso: Meio Sol Amarelo. Já leu?

karla dani disse...

Patrícia, sigo um insta ótimo, se chama allyouneedisbooks ou algo parecido! Sempre boas dicas de novas e velhas leituras

karla dani disse...

Corrigindo: allweneedislivro