terça-feira, julho 17, 2018

Crumble de maçã, morango e coco


Crumble de maçã, morango e coco

Já contei aqui que crumble é minha sobremesa preferida: dá pra fazer com um montão de frutas diferentes (é só clicar na tag “crumble” aqui do blog para se ter uma ideia), dá pra misturar um pouco de uma e um pouco de outra, dá para servir com sorvete ou com chantilly. Houve muitos (mas muitos mesmo) sábados em que eu fiz maratonas de seriados e filmes no sofá da sala com um crumble no colo, mesmo no verão.

Ando me planejando preparar um crumble com óleo de coco, como vi no lindo blog Green Kitchen Stories, mas enquanto isso não acontece lhes trago uma receita antiguinha, porém deliciosa: crumble de maçã, morango e coco. Vale a pena preparar esta receita, acompanhada de sofá + seriado ou não. :)

Só lembrando: quem estiver interessado em adquirir os livros que estou vendendo é só clicar aqui para ver a lista de exemplares ainda disponíveis.

Crumble de maçã, morango e coco
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Cobertura:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 pitada de sal
¼ xícara (25g) de coco em flocos sem açúcar
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada e picada

Frutas:
1 ½ xícaras (200g) de morangos frescos, sem as folhinhas e cabinhos, cortados ao meio ou em 4 partes se forem muito grandes
1 maçã Granny Smith grande (170g), descascada e picada em cubinhos
2 colheres (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Separe 4 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada, ou um refratário grande e raso com capacidade para 1 litro.

Em uma tigela média misture bem a farinha, o açúcar, o sal, o coco e a aveia. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, esfregando os ingredientes juntos até obter uma farofa grossa. Leve ao freezer por 5 minutos enquanto você prepara as frutas.

Em uma tigela grande, misture as maçãs, os morangos, o suco de limão e o açúcar. Divida a fruta entre os potinhos refratários e cubra-os com a farofinha. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que a cobertura fique bem dourada. Sirva com chantilly ou sorvete.

Rend.: 4 porções

Nenhum comentário: