Tuesday, March 27, 2018

Bolo de fubá, coco e geleia de laranja

English version

Cornmeal, coconut and marmalade cake / Bolo de fubá, coco e geleia de laranja

Comprei este livro lindo do Ottolenghi há séculos e se não me engano a primeira receita que fiz dele foi o bolo de semolina, coco e geleia de laranja – é deliciosa e rende dois bolos: você se delicia com um enquanto faz o dia de mais alguém mais doce ao compartilhar o segundo.

Um dia me deu uma vontade doida de fazer o bolo novamente e não tinha semolina em casa. Decidi, então, substituir por fubá e deu super certo: fiquem à vontade para usar tanto um quanto o outro.

Bolo de fubá, coco e geleia de laranja
um nadinha adaptado do lindíssimo Jerusalem

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (180ml) de óleo de canola
raspas da casca de 1 laranja
1 xícara (240ml) de suco de laranja
160g de geleia de laranja
3 ovos grandes
70g de açúcar cristal
70g de coco ralado sem adição de açúcar
90g de farinha de trigo
180g de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Calda:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
140ml de água
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela misture com um batedor de arame o óleo, as raspas e o suco de laranja, geleia, ovos e as raspas de casca de laranja até dissolver bem a geleia. Em outra tigela, misture bem com um batedor de arame todos os ingredientes secos e junte-os à primeira tigela, misturando bem – a massa é rala.

Unte com manteiga ou óleo duas formas de bolo inglês de 22x12cm cada, forre-as com papel manteiga e unte o papel também. Divida a massa entre as duas formas e asse por 45-60 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito).

Quando o bolo estiver quase assado, coloque os ingredientes da calda em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e assim que os bolos estiverem assados retire-os do forno e pincele-os com a calda, aos poucos, até que a absorvam completamente. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Rend.: 2 bolos

1 comment:

Mari said...

Delicioso!
Com geleia de goiaba também fica saboroso!

Related Posts with Thumbnails