Tuesday, April 03, 2018

Sopa de lentilha com salame crocante - à espera do outono

English version

Lentil soup with spicy salami / Sopa de lentilha com salame crocante

O verão já terminou oficialmente, mas alguém esqueceu de avisar a Mãe Natureza: o tempo continua abafado, causando noites desconfortáveis para quem, como eu, não tem ar condicionado em casa.

Enquanto espero ansiosamente por dias e noites mais frias, pensei em dividir com vocês uma das minhas sopas favoritas, mais ou menos como o personagem do Kevin Costner em “Campo dos Sonhos”: se eu postar sopas no blog, talvez o outono venha de vez. :)

Esta sopa de lentilha é deliciosa, reconfortante e congela bem – é só deixar o orégano de fora. Dá também para deixar a sopa vegana omitindo o salame – eu confesso que adoro o toque crocante e salgadinho que ele dá.

Sopa de lentilha com salame crocante
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 alhos porós, cortado ao meio no sentido do comprimento para facilitar a lavagem, e em seguida cortado em meias-luas
½ cebola picadinha
1 cenoura pequena picadinha
1 dente de alho grande picadinho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (200g) de lentilha seca – deixe de molho em água fria por 20 minutos antes de cozinhar, depois escorra
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes fervente
2 xícaras (480ml) de água fervente
2 folhas de louro
1 punhado de folhas de orégano fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
100g de salame em fatias finas – se forem muito largas, corte-as ao meio

Comece pela sopa: em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo alto – se a panela tiver fundo triplo, use fogo médio. Junte o alho poró, a cebola e a cenoura e refogue, mexendo ocasionalmente, até os legumes começarem a amaciar. Junte o alho e refogue por 1 minuto até perfumar – não deixe queimar o alho para não amargar a receita. Acrescente o extrato de tomate e cozinhe por 1 minuto. Junte a lentilha, doure por 1 minuto, e então junte o caldo, a água, a folha de louro e o orégano. Quando começar a ferver, tampe parcialmente, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 20-25 minutos ou até a lentilha amaciar, mas não desmanchar por completo. Tempere com sal e pimenta, retire as folhas de louro e reserve enquanto prepara o salame: aqueça uma frigideira antiaderente pequena em fogo alto. Junte o salame, uma fatia ao lado da outra, sem sobrepor, e doure por 1-2 minutos. Vire e doure o outro lado também. Transfira para um prato forrado com papel toalha e deixe esfriar.

Sirva a sopa com as fatias de salame por cima ou à parte, como preferir.

Rend.: 4-5 porções

3 comments:

Joana said...

Ficou com muito bom aspecto esta sopa!
Adoro lentilhas.
Um beijinho

Sara Graciano said...

Bela referência cinematográfica, te juro que as vezes me lembro dele quando quero muito uma coisa e faço truques pra ver se elas vem ahueshua.
Beijos

Patricia Luck said...

Tenho que investir mais na lentilha (investir=convencer meus filhos a comerem). Não precisa ficar tanto tempo de molho, cozinha mais rápida e eu adoro! Acho que uns croutons ou alho frito também fazem bonito pra substituir o salame. VEM OUTONO!!!

Related Posts with Thumbnails