Thursday, April 05, 2018

Almôndegas de carne e ricota

English version

Almôndegas de carne e ricota / Beef and ricotta meatballs

Almôndegas são sucesso absoluto aqui em casa e sempre tenho algumas no freezer – é com frequência que elas se transformam em jantares rapidinhos em dias úteis, acompanhas de salada.

A minha receita de almôndega favorita é esta, mas depois de ver o maravilhoso Nigel Slater colocar ricota no hambúrguer eu quis tentar a mesma ideia com almôndegas: ficaram deliciosas e com uma textura incrivelmente leve.

Infelizmente não posso mais comer ricota, mas esta receita é tão boa que eu tinha que compartilhá-las com vocês.

Almôndegas de carne e ricota
adaptadas daqui, com a ideia do Nigel

- xícara medidora de 240ml

½ cebola grande
2 dentes de alho grandes
300g de carne moída, temperatura ambiente – gosto de patinho
175g de ricota – usei caseira
1 ovo grande
3 colheres (sopa) de pecorino ralado fininho – pode ser parmesão, também
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (chá) de orégano seco
1 punhado de salsinha picada
1/3 xícara de farelo de pão – não use farinha de rosca: ela resseca a almôndega; toste o pão e quando esfriar passe pelo processador rapidamente
azeite, para dourar as almôndegas

Passe a cebola e o alho pelo processador de alimentos até que fiquem bem picadinhos*. Transfira para uma tigela grande e junte todos os ingredientes restantes. Misture até obter uma massa homogênea – comece misturando com uma colher de pau e finalize com as mãos. Utilizando 1 ½ colheres (sopa) de massa por porção, molde bolinhas – umedeça levemente as mãos para facilitar o trabalho.

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Junte as almôndegas e doure-as por alguns minutos, virando para que todos os lados fiquem dourados e cozinhem por dentro – com jeitinho, pois estas almôndegas são mais delicadas por causa da adição da ricota.

Se preferir, prepare-as no forno: pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite. Arrume as almôndegas lado a lado, deixando alguns centímetros de distância entre elas. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até que estejam douradas por fora e cozidas por dentro.

* já preparei esta receita com cebola picada, processada e ralada em um ralador grosso e obtive o melhor resultado com a cebola processada – picada os pedaços ficam grandes demais e é difícil incorporá-los à carne e ralada a cebola fica úmida demais

Rend.: cerca de 22 unidades


1 comment:

Clara Brito said...

Que belissima ideia.
Adoro almondegas.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/folar-de-carnes.html

Related Posts with Thumbnails