sexta-feira, março 23, 2018

Financiers de centeio com gotas de chocolate

English version

Rye chocolate chip financiers / Financiers de centeio com gotas de chocolate

Financiers são uma das minhas perdições: pequeninos, delicados, porém cheios de sabor, são uma ótima forma de usar claras de ovos que sobram de outras preparações. Andei tentando fazer a receita com azeite em vez de manteiga, mas a textura não ficou boa: mais testes serão necessários.

A receita de hoje é de tempos atrás e fica deliciosa: a farinha de centeio deixa os financiers um tantinho mais robustos, mas não menos saborosos, e o sabor da farinha combina muito bem com o chocolate.

Financiers de centeio com gotas de chocolate
receita minha

85g de farinha de amêndoa
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro peneirado
3 colheres (sopa) - 30g - de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) - 30g - de farinha de centeio fina (comprei aqui)
1 pitada de sal
5 claras grandes
85g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (85g) de gotas de chocolate amargo

Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, a farinha de centeio e o sal. Acrescente as claras e misture somente até incorporar. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente o chocolate. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga e enfarinhe dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas. Asse por cerca de 15 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo-os para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, entretanto podem ser guardados em um recipiente hermético por até dois dias em temperatura ambiente.

Rend.: 10 unidades

Um comentário:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que bom aspeto.
Belo bolo.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/cantinho-das-cozinheiras-asas-no-forno.html