segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Macarrão com molho de tomate e cebola e a mudança no meu jeito de cozinhar

English version

Pasta with onion and tomato sauce / Macarrão com molho de tomate e cebola

Outro dia estava conversando com meu marido sobre o quanto o meu jeito de cozinhar mudou no último ano: não faço mais tantos doces como antes (falta de tempo + a minha intolerância à lactose) e também não testo tantas receitas novas como antigamente. Há vezes em que folheio meus livros e revistas de culinária e as fotos me dão uma vontade doida de experimentar, mas de uns tempos para cá tenho sentido mesmo a necessidade de comer receitas com as quais estou familiarizada.

Volto toda hora às receitas que chamo de “clássicas” na minha casa, comida que conforta e alimenta tanto o corpo quanto a alma. Faço molho de tomate com bastante frequência (inclusive para ter sempre uma porção no freezer para emergências ou dias/noites de preguiça), mas há vezes em que eu o vario um pouco (quando tenho mais tempo) com a receita que lhes trago hoje: é deliciosa e um sucesso comigo e com o meu marido, ambos fãs de cebola. Além de parafuso, gosto de usar orecchiette nesta receita, pois são como piscininhas de molho. :)

Macarrão com molho de tomate e cebola
um nadinha adaptado do maravilhoso Antonio Carluccio

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias (300g), descascadas e cortadas em meias-luas finas
1 colher (sopa) de vinho tinto seco
1 lata de 400g de tomates pelados picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de açúcar cristal
1 folha de louro
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de manjericão fresco, rasgadas
200g de macarrão do tipo curto
parmesão ou pecorino ralados, para servir

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-baixo. Junte as cebolas e refogue até que fiquem transparentes e macias, cerca de 20 minutos – mexa algumas vezes para que a cebola não queime e não grude no fundo da panela. Junte o vinho e raspe os queimadinhos no fundo da panela. Acrescente o tomate pelado, o extrato de tomate, 1/3 da lata de água, o açúcar, o louro e tempere com sal e pimenta do reino. Abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe, mexendo algumas vezes, por 15 minutos. Junte o manjericão e desligue o fogo.

Enquanto o molho apura, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente (siga o tempo descrito na embalagem). Escorra bem e incorpore o macarrão ao molho. Sirva imediatamente com parmesão ou pecorino.

Rend.: 2 porções

3 comentários:

Leda calfat disse...

Olá Patrícia, sou fã do seu blog,gosto muito das suas receitas! Esse molho parece simples mas delicioso , vou congelar também! Obrigada por compartilhar tanta coisa gostosa, um grande abraço!!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Essa massa é bem ao meu gosto.
Já comia uma pratada.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/receita-caixa-misterio-1.html

Rita disse...

Eu estou adorando fuçar receitas salgadas no seu blog, um novo universo pra mim. :-) Seu risoto de aspargos se tornou obrigatório em noites de jantar em família, ao som de Lumineers e acompanhado de medalhões de filé. Vou experimentar seu molho de tomate e cebola também, provavelmente depois de chegarmos do cinema, famintos, Ulisses e eu. Obrigada. Beijos!