quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Barquinhas de batata com espinafre, bacon e queijo

English version

Loaded potatoes with spinach, bacon and cheese / Barquinhas de batata com espinafre, bacon e queijo

Trabalho em uma empresa suíça e esta semana várias pessoas da matriz tem me perguntado sobre o Carnaval, ou me desejando um ótimo feriado – é engraçado porque não sou uma pessoa de Carnaval (minhas colegas não sabem disso), mas eu adoro os dias de folga. :)

Acho estas barquinhas de batata perfeitas para dias de preguiça: meia dúzia de ingredientes, preparo fácil e um resultado delicioso. Minhas versões mais recentes não incluem mais o queijo Canastra: eu adiciono um pouco de levedura nutricional ao recheio para dar um gostinho de queijo. Há vezes em que polvilho o topo das barquinhas com queijo pecorino antes de levar ao forno, já que este queijo não me causa problemas digestivos.

Barquinhas de batata com espinafre, bacon e queijo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

4 batatas grandes
6 fatias de bacon picadas
2 dentes de alho, amassados e picadinhos
1 ¾ xícaras (120g) de folhas de espinafre – aperte-as na xícara na hora de medir
sal e pimenta do reino moída na hora
¾ xícara (75g) de queijo Canastra ralado grosseiramente – rale, depois meça

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira média e rasa com papel alumínio.
Faça furinhos em todas as batatas com um garfo. Coloque-as inteiras no papel alumínio e leve ao forno for cerca de 50 minutos (o tempo pode variar dependendo do tamanho das batatas). Retire do forno, mas mantenha-o ligado. Quando conseguir manusear as batatas sem se queimar (use um pano de prato para proteger as mãos), corte-as ao meio no sentido horizontal e, com uma colher, remova parte da polpa, transferindo para uma tigela (não retire muita polpa, senão as cascas ficarão muito finas e não aguentarão o peso do recheio). Transfira as barquinhas de volta para o papel alumínio.

Em uma frigideira antiaderente grande em fogo alto, frite o bacon, mexendo algumas vezes, até que fique crocante. Junte o alho e refogue por 1 minuto – não deixe o alho queimar para não amargar a comida. Acrescente o espinafre, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por 3-4 minutos ou até murchar. Retire do fogo, junte a polpa de batata reservada e misture. Incorpore ½ xícara do queijo e recheie as barquinhas de batata. Salpique com o queijo restante e volte ao forno por mais 15 minutos ou até o topo dourar bem.

Rend.: 4 porções servidas com uma saladinha de folhas

Nenhum comentário: