quinta-feira, março 30, 2017

Brownies com castanha de caju para mais uma Páscoa econômica

English version

Chocolate cashew brownies / Brownies com castanha de caju

Junto com pagar contas e levantar cedo para ir ao trabalho, nada faz com que eu me sinta adulta como perceber que o tempo voa mesmo – e dizer isso em voz alta praticamente me transforma na minha avó. :D

Dias atrás estava pensando na Páscoa e no que faria para comemorá-la este ano quando me lembrei destes biscoitos – quando procurei a receita no blog levei um susto, pois o post é de dois anos atrás!
Li o post e bem, continuo me recusando a gastar uma fortuna com ovos de Páscoa – então além de mais velha também estou mais pão-dura. :D

Brownies são sucesso com todo mundo que conheço, sem contar o quão fáceis de fazer são: de uma forma quadrada de 20cm dá pra conseguir 16 brownies e embrulhando-os de maneira bem bonita 3 ou 4 lembrancinhas já estão garantidas. Usei castanha de caju, pois queria que os meus brownies tivessem um toque brasileiro, mas você pode usar as oleaginosas de que mais gostar.

Brownies com castanha de caju
criação minha

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida e picada
100g de chocolate meio amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau
¾ xícara (130g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1/3 xícara (67g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de sal
¾ xícara (105g) de castanhas de caju sem sal, tostadas e frias

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar um pouco em dois lados opostos, formando “alças” que depois vão lhe ajudar a desenformar os brownies. Unte o papel também.

Em uma panela grande, junte a manteiga e o chocolate e leve ao fogo baixinho, mexendo sempre, até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Com um batedor de arame, incorpore os dois açúcares. Faça o mesmo com os ovos, um por um, mexendo até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, misture a baunilha, a farinha e o sal, mexendo somente até incorporar. Incorpore as castanhas de caju.

Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 20 minutos ou até o brownie firmar na superfície – faça o teste do palito: ele deve sair com migalhas bem úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadrados para servir.

Rend.: 16 unidades

9 comentários:

Priscila Beneducci disse...

Verdade tudo 💗 excelente subistituiçao

karla dani disse...

Oi Patrícia! venho aqui quase todos os dias paquerar as fotos lindas e me inspirar com as receitas. queria te pedir uma dica: qual das tuas receitas de cookies tu recomendaria para eu começar a me aventurar? fiz um ou outro há milhares de anos, mas sem muito cuidado. Queria um tradicional com gotas de chocolate para fazer com meus meninos, um para iniciantes. tem?? bjs!

Aromas com Amor disse...

Ficaram com um aspecto delicioso!
bjns

Patricia Scarpin disse...

Oi, Karla! Tudo bem? Estes aqui são fáceis de fazer e ficam deliciosos: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2016/01/os-deliciosos-cookies-com-pedacos-de.html

Bjs!

Anônimo disse...

Olá!! Adorei a receita. Só fiquei em duvida se é para forra a assadeira com papel aluminio mesmo ou papel manteiga.

karla dani disse...

tinha feito uma busca no campo de pesquisa do site, mas tinha tantas opções que foi melhor assim: teleguiada. acabei de olhar o link, vou comprar os ingredientes e fazer tintin por tintin. depois conto no que deu! obrigada, bjs!

Nana disse...

Adorei a receita e também me recuso a gastar com ovos de páscoa kkk
Bj e fk c Deus
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Flavia, papel alumínio, como está na receita.

Unknown disse...

Amo suas receitas, práticas, acertadas e delicia pura !
Gratidão.