quarta-feira, março 15, 2017

Fajitas de frango com tortillas caseiras

English version

Chicken fajitas with homemade tortillas / Fajitas de frango com tortillas caseiras

Sempre penso no quanto meu entendimento de comida mudou na última década, mais ou menos – me sinto grata por ter aprendido tanto desde que comecei a escrever o blog, lá em 2006.

Até então, eu já cozinhava fazia 17 anos, pois aos 11 anos já preparava o jantar para cinco pessoas diariamente. Mas depois do blog conheci novos pratos dos quais nunca ouvira falar antes, novos ingredientes, sabores incríveis, e tudo isso melhorou imensamente meu conhecimento na cozinha.

A primeira vez que ouvi falar de fajitas foi há séculos, e nem me lembro exatamente quando. Depois disso, comi fajitas algumas vezes em um restaurante tex-mex até que conhecido aqui em São Paulo, lugar do qual desistimos após algumas vezes, pois a comida vinha chutada e o preço só aumentava – aliás, não sei vocês, mas a cada dia que passa sinto menos vontade de comer fora, fico horrorizada com os preços e com a qualidade da comida (aquela sensação constante de que eu faço melhor e por muito menos $$).

O que posso lhes dizer é que a fajitas caseiras são imbatíveis, especialmente se servidas com tortillas também caseiras – é algo completamente diferente.

Estas tortillas são tão gostosas que as faço sempre, mesmo que só pra servir com um guacamole básico – depois de prová-las pela primeira vez, meu marido disse que nunca mais queria comer Doritos. :)

Fajitas de frango com tortillas caseiras
Criação minha, inspirada por diversas fontes

- xícara medidora de 240ml

Frango:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
algumas gotas de Tabasco
1 colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de páprica defumada
algumas gotas de molho inglês
1 dente de alho grande, amassado e picadinho
2 folhas de louro
2 filés de peito de frango (cerca de 250g no total), em tiras
1 pimentão amarelo (cerca de 150g), em tirinhas
1 cebola roxa pequena, em meias-luas
1 colher (sopa) de água

Tortillas:
2/3 xícara (94g) de farinha de trigo comum
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo integral
¼ colher (chá) de fermento em pó - fermento para bolo mesmo
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1/3 xícara (80ml) de água morna

Comece marinando o frango: em uma tigela rasa e média, misture 1 colher (sopa) do azeite, o sal, a pimenta do reino, o Tabasco, o cominho, a páprica, o molho inglês e o alho. Junte o louro e o frango e misture bem para cobrir a carne com a marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, 2 horas se possível.

Agora, as tortillas: na tigela da batedeira planetária, junte as farinhas, o fermento em pó e o sal. Junte o óleo e a água e sove em velocidade média até obter uma massa lisa e elástica, cerca de 5 minutos – se sovar na mão, cerca de 10 minutos são necessários. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Divida a massa em 6 partes iguais – cada uma terá aproximadamente 40g. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra cada pedaço de massa com um rolo até obter um círculo de 20-22cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto e grelhe cada tortilla por 1-2 minutos de cada lado, até que na superfície da tortilla apareçam manchinhas marrons, uns queimadinhos bem saborosos. Se quiser tortillas macias, imediatamente transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo e seco; para tortillas crocantes, transfira para uma gradinha e deixe esfriar, sem amontoá-las. Repita o processo com a massa restante.

Cozinhe o frango: em uma frigideira antiaderente grande (eu uso a mesma em que grelho as tortillas) aqueça o azeite restante. Junte a cebola e o pimentão e refogue, mexendo algumas vezes, até os ingredientes ficarem macios, cerca de 5 minutos. Junte o frango e o restante da marinada e cozinhe por mais 8-10 minutos, mexendo algumas vezes, até o frango dourar e ficar cozidinho por dentro. Junte a água, misture para desgrudar os queimadinhos do fundo da frigideira e então sirva imediatamente com as tortillas e, se desejar, guacamole também.

Rend.: 2 porções

8 comentários:

Gabi disse...

Olá! Sempre achei que o ingrediente principal na tortilla fosse farinha de milho, não? Com relação a massa, dá pra fazer com batedeira comum?

Tipo-B disse...

Adoro tortillas caseiras. Também fica legal colocar um pouco de farinha de milho ou fubá, pode ser na proporção que vc colocou a integral, só tomando cuidado pra massa não ficar quebradiça demais. Depois dá pra fazer na frigideira ou cortar em triangulos e fritar rapidamente, pra substituir os doritos mesmo.

Mariana Verdun disse...

Eu vivo nessa! Comer fora está cada vez mais sofrível... No Rio, então, onde até o atendimento é péssimo, fica impossível. Cozinhar em casa é sempre melhor. Te falar que eu faço exatamente esse "prato" sempre que sinto vontade de comer comida mexicana? Fajitas de frango, tortilla caseira e guacamole! Meu favorito para sexta feira (com um pacote trash de nacho industrializado e cerveja! hahahaha).
A cara do seu tá ótima. Vou tentar a sua versão amanhã mesmo! Com o molho inglês e a farinha integral... Duas coisas que não incluía por aqui.
Beijos, Pati!

miriam disse...

Ola uma duvida quanto a receita das tortillas, o fermento é o biologico seco (pao)ou aquele fermento de bolo? So tirar essa duvida e ja vou fazer!

Patricia Scarpin disse...

Miriam, tudo bem? Sim, é fermento para bolo, fermento químico. Achei que tivesse ficado claro na receita.Um bj!

Patricia Scarpin disse...

Gabi, há tortillas feitas de trigo e há tortillas feitas de milho. A massa é meio pesada, pode estragar a batedeira comum. Melhor sovar na mão.

Tipo-B, pena que não encontramos masa harina por aqui, não?

Mariana, depois me conta o que achou? Bj!

Marcia disse...

Fiz hoje para o jantar. Ficou delicioso!

Patricia Scarpin disse...

Marcia, amei saber que vc gostou! Obrigada por vir me contar. Bj!