Friday, March 03, 2017

Bolo de chocolate de uma tigela só, ou Bolo Pinguinho - receita que merece ir para o caderninho

English version

One bowl chocolate cake / Bolo de chocolate de uma tigela só, ou "Bolo Pinguinho"

Há dois anos, mais ou menos, meu apartamento era o lar de dois adultos sem filhos: objectos de vidro aqui e ali, puxadores de gaveta pontiagudos… Agora, há redes na sacada e nas janelas e os objetos de vidro vão para as prateleiras mais altas quando a nossa visita favorita chega: meu pequeno sobrinho, João Pedro, também conhecido como Pingo.

Meu marido e eu fomos de nem saber se tínhamos canais infantis no nosso pacote de TV a cabo a conhecê-los de cor. :)

Também fui apresentada a um desenho chamado Peppa Pig e um dia, depois de meu sobrinho assistir a um dos episódios ele imediatamente pediu por um bolo de chocolate – ou melhor, um “boo cuatche” – igual ao do desenho. Eu não tinha manteiga em casa, por isso dei uma pesquisada e encontrei esta receita: facílimo de preparar e absolutamente delicioso, o bolo continua com uma textura incrível mesmo depois de dois dias (bem tampadinho em um recipiente hermético em temperatura ambiente).

Daquele dia em diante já fiz este bolo diversas vezes e acho que já passou da hora de dividir a receita com vocês – tenho certeza de que vai para o caderninho de todo mundo que provar. Aqui no meu caderninho ela foi rebatizada como “Bolo Pinguinho”, depois que a querida Marcinha o chamou assim lá no Instagram. <3

Bolo de chocolate de uma tigela só, ou Bolo Pinguinho
bolo um nadinha adaptado daqui; a cobertura eu não lembro de onde peguei

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó alcalinizado, sem adição de açúcar
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de canela em pó
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, ligeiramente batidos com um garfo
1 xícara (240ml) de óleo de canola
1 xícara (240ml) buttermilk*
2 colheres (chá) de café em pó solúvel
1 xícara (240ml) de água quente

Cobertura:
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, amolecida
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) cacau em pó alcalinizado, sem adição de açúcar – meça, depois peneire
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire

Bolo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga ou com óleo uma forma retangular de 20x30cm com 5cm de altura – se tiver fundo removível, melhor para desenformar, mas coloque dentro de outra forma, pois a massa é bem líquida e pode vazar um tiquinho.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e a canela. Misture o açúcar. Junte os ovos, o óleo e o buttermilk e misture bem. Dissolva o café na água quente e incorpore à massa, mexendo até obter uma massa homogênea – a massa é bem líquida, não se preocupe, é assim mesmo.
Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que cresça e esteja firme ao toque – faça o teste do palito. Retire do forno e transfira a forma para uma gradinha.

Quando o bolo tiver esfriado por 20 minutos faça a cobertura: em uma panela pequena, misture a manteiga, o creme de leite e o cacau. Leve ao fogo médio, mexendo, até derreter a manteiga. Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e incorpore o açúcar de confeiteiro com uma espátula, mexendo vigorosamente até obter uma cobertura brilhante e homogênea. Espalhe sobre o bolo e deixe esfriar completamente – no bolo da foto eu usei uns confeitos de chocolate que haviam sobrado dos brigadeiros da festa de dois anos do Pingo.

*para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 16-20 pedaços


8 comments:

Bolos Priscila Beneducci said...

Legal 💋💋

Marcia said...

Lindo, fofinho, gostoso, vontade de morder inteiro? Pinguinho vem a mente! Obrigada pela receita, dearest, vou fazer aqui. Eu gostei da fase da Peppa Pig, acho a animação divertida, tem umas piadinhas voltada pros adultos que são engraçadas, gostoso de assistir junto no sofá. E com um bolo de chocolate desses, melhor impossível.

Denise said...

Que lindo! Experimentarei!!!��

Clara Brito said...

Esse bolo fica com uma cor a chocolate. Deve ser uma delícia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/fetucine-de-cogumelos-e-linguica.html

Patricia Scarpin said...

Marcinha, lindona, eu amei o nome que vc deu ao bolo, perfeito!
Um bj, querida!

Patricia Luck said...

Ah, que história linda e o bolo deve ser uma delícia, farei com certeza! A beleza desse tipo de história é o que fica no nosso caderninho de receitas depois: tenho aqui a "torta de legumes da vó", o "bolo de laranja da tia Nega", o "pudim de leite preferido do Gê" (meu marido, que não gosta de furinhos no pudim) e os "cookies do Felipe" (receita de biscoitos que estavam passando na tv da maternidade no dia em que meu filho do meio nasceu). É uma alegria repetir esses receitas ao longo dos anos...

Adriana Valente said...

Adoro, amo seu blog, seu bom gosto e suas receitas, empolgada com a facilidade e cara de bom lá fui e fazer o bolo. Ficou com tanto gosto de bicarbonato de sódio que pela primeira vez na minha vida eu joguei um bolo inteiro no LIXO! Essa quantidade não está errada não???

Patricia Scarpin said...

Oi, Adriana, tudo bem?
Não sei o que houve. Já fiz este bolo quase dez vezes, nunca tive problema. Se vc quiser, pode clicar no link da fonte da receita original e verificar que a quantidade é essa mesma.

Related Posts with Thumbnails