quinta-feira, abril 06, 2017

Biscoitos de laranja, centeio e noz-moscada

English version

Orange, rye and nutmeg slice and bake cookies / Biscoitos de laranja, centeio e noz-moscada

O post de hoje é sobre o quanto eu adoro a Internet e é provavelmente a décima quinta vez que lhes digo isso. :)

Tempos atrás eu estava testando receitas usando farinha de centeio, mas não estava satisfeita com os resultados: os pães ficaram gostosos, mas a textura dos biscoitos, bolos e muffins não estava tão leve quanto eu gostaria – a farinha era grossa demais. Acabei decidindo deixar as receitas com farinha de centeio de lado.

Meses depois, quando estava passeando pelo Instagram da Lis Cereja – um dos meus preferidos – vi que ela comprava farinha espelta online. Na mesma loja encontrei uma farinha de centeio classificada como “fina” e resolvi experimentar. Comprei e retestei todas as receitas encostadas e os resultados foram incríveis!

Uma das receitas que testei foram estes biscoitos: práticos no preparo, perfumados de laranja e noz-moscada – deliciosos! A farinha de centeio lhes dá uma cor dourada e um sabor amendoado bem interessante.

Biscoitos de laranja, centeio e noz-moscada
adaptados da receita da Deb

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de centeio fina – comprei online aqui
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de sal
2/3 xícara (93g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
raspas da casca de 2 laranjas
200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 gemas, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela media, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de centeio, a noz-moscada e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar de confeiteiro e as raspas de laranja, misturando-os bem até que o açúcar fique aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela algumas vezes durante todo o preparo da receita. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, incorpore os ingredientes secos batendo somente até que uma massa se forme – não bata em excesso.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Corte em fatias de 5mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 12-14 minutos ou até que os biscoitos dourem nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Rend.: cerca de 50 unidades

Nenhum comentário: