quinta-feira, abril 13, 2017

Clafoutis de chocolate e banana para comemorar a Páscoa

English version

Banana and chocolate clafoutis / Clafoutis de banana e chocolate

Faltam poucos dias para a Páscoa e para comemorá-la lhes trago hoje uma sobremesa deliciosa que criei meses atrás, então para o livro – eu amo, amo, amo clafoutis e queria dar um toque tropical à sobremesa francesa. Pensei em maracujá e chocolate branco – é uma combinação de sabores deliciosa –, mas como a polpa é muito úmida não daria certo. Então troquei o maracujá pela banana – tropical do mesmo jeito – e o chocolate branco pelo meio-amargo, para evitar que a sobremesa ficasse doce demais.

Ficou uma delícia! Já repeti a receita muitas outras vezes desde então, pois é fácil de fazer, eu geralmente tenho bananas em casa e o resultado é ótimo.

Deixo aqui o clafoutis e o meu desejo de uma Páscoa maravilhosa a todos. xx

Clafoutis de chocolate e banana
criação minha

2 ovos grandes
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de canela em pó
1 pitada de sal
¼ xícara (60ml) de leite integral, temperatura ambiente
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
2 bananas (aprox. 250g no total), em rodelas
¼ xícara (42g) de gotas de chocolate meio amargo – usei um com 53% de cacau
1 colher (sopa) de açúcar demerara

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga um refratário raso com capacidade para 1 litro – o da foto tem 20cm de diâmetro e 3,5cm de altura.

Em uma tigela média, misture os ovos, o açúcar cristal e a baunilha com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Junte a farinha, o cacau, a canela e o sal e misture bem até que não haja nenhum grumo. Incorpore o leite e o creme de leite – a mistura deve ser lisa. Despeje no refratário preparado. Espalhe as fatias de banana e o chocolate sobre a massa e salpique tudo com o açúcar demerara.

Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que a mistura infle, firme ligeiramente e uma crosta se forme. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rend.: 4-5 porções

8 comentários:

Unknown disse...

Quando vi essa receita já quis fazer!
Amanda

Glogg the Blog disse...

Obrigado, Patrícia, feliz Páscoa também pra vc e uma vida sempre mais doce! Biagio

CRISTIANE LARA disse...

Hummm que coisa mais deliciosa, né ? Chocolate e banana combinam super bem ! :) Ficou linda essa sobremesa ! ;)

Tatiana disse...

Lindo! Deve ser delicioso!

Amanda disse...

Olá Patricia, tudo bom?
Deixa eu te pedir, qual a textura dessa preparação? Seria tipo um brownie?
Adoroooo chocolate com banana, independete da textura não tem como não ficar bom rsrsrs =P

Patricia Scarpin disse...

Oi, Amanda, estou bem, obrigada, e você?
Não, o clafloutis é mais molinho do que um brownie, ele é mais cremoso.
Beijos!

jose disse...

Olá Patrícia! Adorei a receita e estou ansiosa pra fazer! Porém,na minha região, não temos creme de leite fresco, será que consigo fazer com creme de leite (lata) Nestle? Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Jose - não acho que dê certo, não. Vai talhar, provavelmente. :(