Wednesday, January 20, 2016

Macarrão com pesto de brócolis e tirinhas de pimentão assado

English version

Pasta with broccolini pesto and roasted peppers / Macarrão com pesto de brócolis e tirinhas de pimentão assado

Algumas comidas tem um significado especial para mim: pode ser algo que minha mãe fazia na minha infância e que me leva de volta ao passado, algo que eu preparei para alguém que amo ou um prato que eu tenha comido em um lugar especial. Comi macarrão ao pesto pela primeira vez em Roma, no que foi também a minha primeira viagem internacional, anos atrás, e por isso o prato tem um lugar especial no meu coração.

Faço pesto com certa frequência em casa, ainda mais depois que o meu marido aprendeu a gostar do molho também, e há vezes em que troco o manjericão por outras opções, como rúcula, por exemplo. Desta vez o manjericão foi substituído por uma mistura de brócolis e orégano fresco, com um toque ardidinho de pimenta calabresa e um pouco de doçura vinda dos pimentões assados – uma combinação incrível de sabores que é obra do mocinho por trás do melhor nhoque que já fiz em casa. Para deixar tudo melhor ainda, os pimentões podem ser assados com antecedência e guardados bem fechados em um pote ou vidro com azeite, para que não ressequem.

Macarrão com pesto de brócolis e tirinhas de pimentão assado
um tiquinho adaptado do sempre delicioso Urban Italian: Simple Recipes and True Stories from a Life in Food

- xícara medidora de 240ml

2 pimentões vermelhos pequenos
azeite para regar os pimentões
200g de floretes de brócolis
½ xícara (120ml) de azeite extra virgem
¼ xícara de pinoli
1 dente de alho grande, picadinho
½ xícara de parmesão ralado
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher (sopa) de folhas de orégano fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
400g de macarrão do tipo longo, seco – usei fusilli lunghi

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira rasa com papel alumínio e pincele com azeite. Corte os pimentões ao meio e remova as membranas e as sementes. Coloque-os sobre o papel alumínio untado com os lados cortados para baixo. Regue os pimentões com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que a pele esteja escura e queimadinha. Retire do forno e transfira os pimentões para uma tigela grande. Cubra com filme plástico e aguarde cerca de 20 minutos. Remova a pele dos pimentões, corte-os em tirinhas finas e reserve.

Pesto: leve uma panela grande com água salgada ao fogo até ferver – você usará a mesma água para cozinhar os brócolis e o macarrão. Cozinhe os brócolis por cerca de 30 segundos, em seguida remova os floretes com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água gelada para parar o cozimento (mantenha a água fervendo para cozinhar o macarrão). Com as mãos, esprema os floretes de brócolis para remover o excesso de água e transfira para o liquidificador. Junte o azeite, o pinoli, o alho, o parmesão, a pimenta calabresa, o orégano e bata até obter uma pasta – se o pesto ficar espesso demais, junte 2-3 colheres (sopa) de água. Tempere com sal e pimenta do reino e bata novamente.

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote até ficar al dente. Escorra, reservando 1 xícara da água do cozimento. Misture o macarrão ao pesto, adicionando um pouco da água reservada caso seja necessário para “soltar” um pouco o molho. Acrescente o pimentão e sirva imediatamente.

Rend.: 4 porções

5 comments:

Rebecca de Sá said...

Parace ótimo! :D

Clara Brito said...

Essa massa ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/gaspacho-aromatico.html

Clara Brito said...

Bela massa.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/gaspacho-aromatico.html

Carine Zeni said...

Que coisa...nunca pensei em pesto de brócolis, achei genial! Parece um prato super refrescante e leve...anotado!

CRISTIANE LARA said...

Bom dia Paty ! Essa massa está linda e parece bem deliciosa ! :) Bem colorida ! Parabéns pelas lindas receitas e fotos ! Beijos ... Fique bem ! ;)

Related Posts with Thumbnails