Wednesday, January 06, 2016

Kofta de carne bovina com molho de tomate agridoce

English version

Beef kofta with sweet and sour tomato sauce / Kofta de carne bovina com molho de tomate agridoce

Sou viciada em revistas de comida e por isso mesmo acabo com milhares de receitas para escolher. Nesta época do ano as minhas favoritas – Donna Hay e Gourmet Traveller – vem abarrotadas de receitas para churrasqueiras: são revistas australianas celebrando a mesma estação na qual estamos aqui. As comidas grelhadas são lindas e dão água na boca, porém eu moro em um apartamento pequeno e não tenho acesso a churrasqueiras – por isso, a minha inspiração acaba vindo mesmo das revistas europeias e ou de edições antigas das favoritas.

Estas koftas – ou almôndegas perfumadas de especiarias – ficaram uma delícia e eu as preparei bem rapidinho: com arroz e salada formaram uma refeição simples, porém muito saborosa. Encontrei a receita na revista Olive – sempre uma fonte ótima de receitas rápidas – e troquei a carne de cordeiro pela carninha moída nossa de todo dia e também substituí a canela por pimenta síria, que vai tão bem no recheio de esfiha (e que quando eu faço meu marido come como se não houvesse amanhã).

Kofta de carne bovina com molho de tomate agridoce
um nadinha adaptada da sempre excelente revista Olive

1 colher (sopa) de azeite de oliva, uso dividido
1 cebola bem picadinha
2 colheres (chá) de pimenta síria
1 colher (chá) de cominho em pó
500g de carne moída
sal e pimenta do reino moída na hora
3 colheres (sopa) de pinoli
1 lata de 400g de tomate pelado picado
2 colheres (chá) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto – usei vinagre de xerez
2 colheres (sopa) de salsinha picada – pique, depois meça

Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça metade do azeite e refogue a cebola até que ela fique macia e transparente. Junte a pimenta síria e o cominho e misture, cozinhando por 1 minuto. Retire do fogo, deixe esfriar e misture metade da cebola à carne moída. Tempere com sal e pimenta do reino e misture. Divida em 24 porções e faça bolinhas com elas, formando almôndegas. Doure as bolinhas de carne no azeite restante, virando para que fiquem coradas de todos os lados (faça isso em etapas, pois se colocar muitas bolinhas de uma vez só na panela a temperatura dela vai cair e a carne não vai dourar). Retire as bolinhas de carne da panela, transfira para uma peneira ou escorredor e faça o molho usando a mesma frigideira.

Retire o excesso de azeite da frigideira (se houver), leve ao fogo médio-alto, volte a cebola restante à panela e misture até aquecer. Junte os tomates, o açúcar e o vinagre. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe o molho por 5 minutos. Adicione as bolinhas de carne ao molho e cozinhe por 15 minutos em fogo médio, virando as bolinhas na metade do tempo de cozimento. Polvilhe com o pinoli restante e a salsinha e sirva.

Rend.: 4 porções

2 comments:

Susana Machado said...

parece-me uma delicia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Daniela Assumpção said...

Adorei esta receita!
Carne moída é minha maneira de comer carne preferida no mundo. Com pimenta síria então...
Receita anotada, tks!

Related Posts with Thumbnails