Tuesday, February 02, 2016

Gateau de limão para uma pessoa previsível

English version

Lime gateau / Gateau de limão

Semana passada me deu uma vontade doida de comer bolo – eu queria um bolinho esfriando sobre a bancada da cozinha. Folheei alguns livros e revistas, pescocei alguns sites Internet afora, para acabar fazendo um bolo de limão – taiti, já que siciliano não havia um sequer em casa.

Sou um ser humano extremamente previsível. :)

A receita vem de um livro no qual ando de olho faz tempo, mas não comprei ainda por causa da minha resolução de não comprar nenhum livro de receita novo no primeiro semestre deste ano (vamos ver no que isso vai dar, já que ainda estamos em fevereiro). Encontrei a receita no site da Martha, mudei uma ou duas coisinhas e o resultado foi um bolo saboroso e perfumado, molhadíssimo de calda de limão – uma delícia e perfeito para o verão.

Gateau de limão
um nadinha adaptado deste livro, receita encontrada no site da Martha

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca e o suco de 3 limões taiti
2 ovos
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2/3 xícara (93g) de açúcar de confeiteiro

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de 20cm com fundo removível.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de 2 limões e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata em velocidade média até obter um creme claro e fofo. Aos poucos adicione 2 colheres (sopa) do suco de limão (guarde o restante para a calda), seguidas dos ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente; se a mistura parecer talhada não há problema. Junte a farinha, o fermento e o sal e bata até obter uma massa espessa e homogênea. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.

Asse até o bolo crescer e dourar, cerca de 25 minutos (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha e fure o bolo todo com um palito de dente. Em uma tigelinha, misture o suco de limão restante (cerca de 70ml) ao açúcar de confeiteiro e despeje aos poucos sobre o bolo, para que a calda seja absorvida. Deixe esfriar completamente na forma – este bolo é bem delicado, macio e molhadinho, difícil de desenformar, por isso uma forma de fundo removível é necessária.

Rend.: 6-8 porções

9 comments:

gabi said...

Oi Patricia! Por que várias receitas pedem manteiga sem sal e depois uma pitada de sal? Não seria mais fácil já usar a manteiga que já contem o sal?

Susana Machado said...

que aspecto delicioso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Patricia Luck said...

Hmmmm...amo bolo de limão! Talvez eu faça ele amanhã, para dar cabo na manteiga e nos limões que tenho por aqui, antes de viajar. Vou congelar uma parte e levar a outra para comer na estrada ;-)
Obrigada!

Carla Ramalho said...

Que delícia de bolo, com tantos limões por aqui, tenho de experimentar este. Parabéns pelo blog, só tem coisas gulosas, já fiquei seguidora :)

Gulosoqb

Paula said...

Lindo bolinho! E deve ser delicioso também!... Quanto à compra de livros, tomei uma resolução semelhante mas, até agora (e só estamos em Fevereiro...) já comprei dois :(

LuLu said...

Viva os bolinhos de limão!! ^.^

Unknown said...

Oi, Gabi. Não sou a Patrícia, mas acho que posso te ajudar nessa. Ao colocarmos a manteiga sem sal e o sal, podemos controlar a quantidade desse último. Pense em uma receita que leve muita manteiga, como uma pâte sucrée ou um butter cream... Ficaria muito salgado. Espero ter ajudado! Abraços

evangelina ramires de lacerda said...

Oi Patrícia, como sempre arrasando! Consegue fazer de um "bolinho para chá" uma grande produção cinematográfica rsrsrs...Pesquisando sobre os livros que você recomenda, achei no site da Amazon americana vários livros a preços super atrativos. Cheguei a pedir alguns para presentear, mas como sou leiga no assunto, eles informaram que não despacham para o Brasil. Você poderia me indicar onde poderia comprar alguns títulos ou um que seja para presentear a uma confeiteira renomada que inclusive frequentou o Cordon Bleau em Londres.Agradeço imensamente de coração pela atenção que dispensar ao meu pedido e tomando a liberdade, peço que seja breve pois o aniversário é no mês de março próximo. Bjs da fã de Águas de Lindoia-SP

Anonymous said...

Bolinho é força de expressão. Você consegue transformar um bolo para chá em uma grande produção cinematográfica hehehe. Gostaria de saber se recebeu meu comentário à respeito de como adquirir os livros que você recomenda. Obrigada Bjs

Related Posts with Thumbnails