sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Biscoitos mocha, para alguém que agora ama café

English version

Mocha slice cookies / Biscoitos mocha

Estes biscoitinhos deliciosos, outra ótima receita da Martha, chamam-se biscoitos mocha, porém poderiam facilmente ser rebatizados de “biscoitos Em Busca do Tempo Perdido” – depois de anos sem tomar café (36, para ser mais precisa), evitando toda e qualquer sobremesa sabor café, comecei a trabalhar em uma empresa com uma dinâmica completamente diferente da anterior (um emprego que tive por dez anos), e a nova rotina me fez apelar para o café regularmente, pois eu trabalhava tantas horas por dia que as opções eram tomar um cafezinho ou dormir em cima do teclado.

Continuo trabalhando bastante, porém menos do que no ano passado, e descobri que adoro café. :)

Por causa disso, tenho folheado meus livros e procurado links salvos da Internet atrás de receitas com café que eu ignorei por tantos anos, e este biscoitinhos eram uma delas – a mistura de chocolate e café é uma das mais celebradas, e não é à toa.

Esqueci de passar os cilindros de massa crua pelo açúcar cristal antes de assar, porém depois de provar os biscoitos achei que eram doces o suficiente sem a cobertura extra de açúcar.

Biscoitos mocha
da Martha

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¾ xícara (68g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de café espresso instantâneo – usei 1 cápsula de Nespresso (Volutto), continha cerca de 1 colher (sopa)
¼ colher (chá) de canela em pó
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (60g) de nibs de cacau

Peneire juntos a farinha, o cacau, o sal, o café e a canela em uma tigela grande. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme claro. Junte o ovo e a baunilha e bata. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Reduza a batedeira pra a velocidade baixa e acrescente os ingredientes peneirados, batendo somente até combinar. Com uma espátula de silicone, incorpore os nibs de cacau.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos estejam firmes no centro. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Rend.: cerca de 55 unidades

5 comentários:

Thaís disse...

Engraçado como a gente acaba mesmo absorvendo os costumes do nosso meio, né? Lembro que enquanto não convivi no trabalho com uma saleta de café, jamais tive o café como um hábito... Agora são dois por dia, um em casa e um na lanchonete da repartição, além daqueles de final de semana para uso recreativo (quando a gente sai atrás de algum café diferentão) :)

Beijos

Anderson disse...

Patrícia, vc já foi ao CoffeLab ? É um lugar maravilhoso para amantes de café

Unknown disse...

Oba! Acompanho você há anos e amo café! Vai ser ótimo essa leva de receitinhas com café. <3

Érica disse...

Paty, posso substituir a manteiga por óleo vegetal!? Fica a mesma qtdd!?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Erica - infelizmente, não dá certo.