Wednesday, February 17, 2016

Macarrão com molho de tomate cereja e sem tempo para nada

English version

Cherry tomato pasta / Macarrão com molho de tomate cereja

Acho que já deu pra perceber que a frequência dos meus posts aqui é um termômetro para a quantidade de trabalho que tenho: se eu desapareço é porque fui engolida pelo escritório. Tenho lido os comentários de vocês, porém não tenho tido tempo de responder. :(

Há algumas coisas sobre as quais eu gostaria de escrever, como alguns filmes e seriados que andei vendo, o Oscar que Leozinho vai finalmente ganhar este ano, mas infelizmente não tenho tempo agora – este post vai ser rápido e a receita é mais rápida ainda: uma massinha bem simples, com um molho feito com tomate cereja. É ligeiríssima, porém absolutamente deliciosa – se tornou um curinga para as noites dos dias úteis e tenho certeza de que muitos de vocês vão adotá-la como opção para os dias de pressa.

Macarrão com molho de tomate cereja
um tiquinho adaptado da sempre maravilhosa revista Gourmet Traveller

1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
700g de tomates cereja inteiros
1 cebola pequena, bem picadinha
4 dentes de alho, bem picadinhos
1 punhado de folhas de manjerona fresca
300ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
400g de fettuccine
pecorino ou parmesão ralados, para servir

Em uma frigideira bem grande, aqueça o azeite. Junte os tomates e cozinhe-os em fogo alto até que comecem a dourar e a pele escurecer levemente (3-5 minutos), mexendo ocasionalmente. Reduza o fogo para médio, junte a cebola e o alho e refogue até que amaciem, mexendo ocasionalmente (3-5 minutos). Reduza para fogo baixo, junte a manjerona e cozinhe, mexendo algumas vezes, até que um molho vá se formando e engrosse ligeiramente (2-3 minutos). Junte o creme de leite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo.

Enquanto prepara o molho, cozinhe o macarrão em bastante água fervente salgada até que o fettuccine fique al dente. Escorra, junte ao molho e misture. Sirva imediatamente polvilhado com o queijo ralado.

Rend.: 4 porções

3 comments:

Carla Ramalho said...

Um prato de massa delicioso, bem como gosto :)
Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb

gabi said...

Olha, non creio haha eu faço sempre uma receita parecida mas uso manjericão no lugar da manjerona e não uso creme de leite, mas vinho branco. Também gosto de tirar a pele dos tomates cereja. Dá trabalho mas no final compensa. Bjs

Cris said...

Patricia, entendo sua vida corrida,
Sentimos saudades, e tomara que Leo este ano seja agraciado,
bjo

Related Posts with Thumbnails