sexta-feira, janeiro 30, 2015

Amanteigados de coco e o fantástico "Birdman"

English version

Coconuttiest shortbread cookies / Amanteigados de coco

Às vezes tenho a impressão de que coco desperta opiniões fortes da mesma forma que coentro: as pessoas amam ou odeiam.

Parece que o mesmo está acontecendo com “Birdman” e eu faço parte do grupo que amou o filme: achei sensacional, intrigante, interessante, criativo, com atuações fantásticas – nunca imaginei que Michael Keaton fosse tão bom! Saí do cinema cheia de admiração pelo filme do Sr. Iñarritu – o jeito como ele move a câmera é de uma beleza ímpar (lembrei do quão lindamente Spielberg move a câmera em “Munique”). E como fiz ano passado com as mulheres, estou virando a casaca: sinto muito, Steve querido, mas quero que o Oscar vá para as mãos de Michael. :)

Quanto ao coco, também faço parte do grupo que ama, por isso, quando vi esta receita no Food52 fiquei doida para experimentar: coco de duas maneiras – farinha e óleo – em amanteigados. Os biscoitinhos ficaram deliciosos e tem uma textura incrível, bem amanteigada mesmo, por isso cuidado na hora de armazená-los (isso se sobrar alguma coisa – eu não parei de comer os meus desde que os tirei do forno). :D

Amanteigados de coco
do ótimo Food52

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de coco - comprei no Mundo Verde
¼ xícara (35g) de açúcar de confeiteiro
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de óleo de coco, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 gemas
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela pequena, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de coco, o açúcar de confeiteiro e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o óleo de coco. Bata em velocidade média por 2-3 minutos ou até que os ingredientes estejam combinados. Raspe as laterais da tigela. Ainda em velocidade média, acrescente o açúcar em fio e bata por 2 minutos. Raspe novamente a tigela. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem e raspando as laterais da tigela depois de cada adição. Junte a baunilha e então bata a mistura por mais dois minutos ou até que ela fique um creme esbranquiçado e de aparência sedosa. Desligue a batedeira, junte os ingredientes secos e então bata na velocidade mais baixa possível, somente até que uma massa comece a se formar.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve ao freezer até firmar bem.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 15-20 minutos ou até que os biscoitos estejam firmes e uniformemente dourados na parte inferior. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Rend.: cerca de 50 unidades

9 comentários:

Clarinha disse...

Esses biscoitos ficaram com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-iogurte-e-coco.html

Marina disse...

Oi Patricia, mais uma receita que terei que testar...

Estou com uma dúvida: essa farinha de coco eu compro em supermercado ou eu mesma faço?

Obrigada,

PS:você deveria publicar um livro com suas receitas, ia ser um sucesso!

Cassis @Cozinha Legal disse...

Oi Patrícia, como faço caso não tenha óleo de coco? Não tenho encontrado na minha cidade :(

Patricia Scarpin disse...

Marina, a farinha é comprada pronta, no Mundo Verde vc encontra.
Quanto ao livro, quem sabe no futuro? Obrigada pelo carinho! <3

Cassis, faça outra receitinha de biscoito que use somente manteiga, ou tente usar manteiga neste aqui - só não sei se a textura ficaria comprometida.

Letrícia disse...

Eba, estava precisando de ideias para dar cabo da minha farinha de coco :-)

Eu já vi no Youtube uma moça que faz farinha de coco caseira a partir do bagaço que sobra do leite de coco (que ela também faz em casa). Ela deixa no forno bem baixinho, mexendo de vez em quando, até ficar sequinho. Depois, tritura o bagaço seco no processador de alimentos.

http://www.youtube.com/watch?v=sx8-mnsF3zA

Beijo!

Quéroul disse...

coentro é um treco que eu aprendi a gostar. Birdman não.

Telita disse...

Ora aí está um filme que quero ver.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Adriana alvarenga disse...

Olá! Poderia me explicar o por que do cilindro? Seria apenas para facilitar o corte? Para não utilizar um cortador? Ou tem alguma função na tesitura?

Patricia Scarpin disse...

Cortar com cortador dá muito trabalho, especialmente no verão.