Por mais que eu ame bolos de banana, às vezes passam-se meses sem que eu prepare algum – aqui em casa somos comedores compulsivos da fruta, acabamos com todas as bananas antes que elas fiquem bem maduras, nem tenho chance de fazer nada com elas.
Aqui ninguém tem câimbras, lhes garanto. :D
Semana passada comprei uma penca gigante de bananas e apesar de termos comido várias ainda sobraram duas no final, bem sardentas e já ficando marrons, perfeitas para serem transformadas em bolo. Uma receita do livro novo da Rachel Allen foi a maneira perfeita de usar aquelas bananas ótimas, mas eu adaptei um pouquinho para usar mel em vez de glucose de milho (explicação aqui).
O bolo ficou uma delícia no dia em que o preparei, ainda fresquinho do forno, mas tenho de lhes dizer que, como a Rita Lobo comentou em seu lindo programa esta semana, bolo de banana fica mesmo incrível tostado, com uma manteiguinha derretida por cima. :)
Bolo de banana, gengibre e mel
um tiquinho adaptado do delicioso All Things Sweet
- xícara medidora de 240ml
110g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
100g de mel
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá)s de gengibre em pó
1 pitada de sal
2 bananas médias bem maduras, amassadas
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 5 ½ xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e o mel e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo (a mistura pode parecer talhada, não tem problema). Junte a baunilha e bata. Peneire as farinhas, o fermento, o gengibre e o sal sobre a massa e misture de baixo para cima, com uma espátula de silicone. Junte a banana e misture. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos, e então desenforme com cuidado, transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Retire o papel e sirva.
Rend.: 8 porções
sábado, outubro 11, 2014
Bolo de banana, gengibre e mel
Marcadores:
baking,
banana,
bolo,
farinha de trigo integral,
fruta,
gengibre em pó,
mel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Deve ficar bom também com melado de cana no lugar do mel.
Adoro banana também, é uma fruta muto versátil, e até sozinha faz a festa. Este seu bolo parece uma delícia!
Preciso fazer esse bolo. PRECISO.
Beijo, sua linda!
Fiz esse bolo, ficou divino!
Obrigada mais uma vez,
Pena que não estou tendo tempo de fotografar para o blog,
Abc,
Renata
Rê, que notícia ótima! Que bom que a receita deu certo!
Bjs!
Postar um comentário