Sunday, October 19, 2014

Bolo de limão siciliano e amora - bolo com cara de primavera

English version

Lemon blackberry cake / Bolo de limão siciliano e amora

Se para mim é meio difícil fazer bolos de banana, não posso dizer o mesmo de bolos de limão, não? ;)

É muito raro não ter limões sicilianos em casa, especialmente porque os uso para muitas outras coisas além de bolos, e gosto tanto da fruta que meu marido sempre traz dois, três limões sicilianos quando vai ao mercado.

Acrescentar frutas vermelhas congeladas a bolos é uma ótima ideia como vimos aqui no blog ultimamente, e neste caso as amoras dão um toque todo diferente a um bolo simples de limão - um bolo molhadinho e azedinho, tão fácil de comer quanto de fazer (o meu acabou bem rápido). :)

Bolo de limão siciliano e amora
um nadinha adaptado do lindíssimo Indulgent Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões sicilianos
125g de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
125g de creme azedo (sour cream)*
150g de amoras congeladas

Calda:
3 colher (sopa)s de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
½ colher (sopa) de água

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, com capacidade para 6 xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte o papel também.

Em uma tigela grande, misture o açúcar e as raspas de casca de limão e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro e fofo. Acrescente os ovos, um a um, e raspe as laterais da tigela. Junte a baunilha. Com uma espátula de silicone, misturando gentilmente de baixo para cima, incorpore a farinha de trigo, o fermento, o sal, a farinha de amêndoa e o creme azedo.
Despeje metade da massa na forma e salpique com metade das amoras. Cubra com a massa restante e alise a superfície. Salpique com o restante das amoras e bata a forma levemente na pia para que a massa se ajeite dentro dela. Asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Deixe esfriar por 10 minutos – enquanto isso, faça a calda: em uma panelinha, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo, até dissolver o açúcar. Deixe começar a ferver, abaixe o fogo e ferva por 2 minutos. Derrame a calda quente sobre o bolo aos poucos, para que seja absorvida. Deixe esfriar completamente na forma.
Desenforme com cuidado, remova o papel e sirva.

Rend.: 8 porções

3 comments:

Flor de Sal said...

Que bolo tão LINDO!

Ana Teles said...

Lindo! Apetece mesmo provar.
_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Unknown said...

Lindo!O que é essr creme azedo?

Related Posts with Thumbnails