Thursday, October 16, 2014

Potinhos de chocolate e doce de leite

English version

Dark chocolate and dulce de leche puddings / Potinhos de chocolate e doce de leite

Pelos comentários e emails de vocês acho que tem gostado das receitas mais saudáveis que tenho postado por aqui nos últimos meses, e isso me deixa bem feliz – acho que comer melhor tem se tornado cada vez mais importante para muita gente, até para os jovens como minha irmã.

Entretanto, sei que não estou sozinha quando digo que certas situações pedem doces pecaminosos: uma comemoração, amigos vindo para jantar, um coração partido – estes não são momentos para se pensar em valores nutricionais, estes são momentos para manteiga, creme de leite, chocolate, ou todos eles juntos.

Vocês podem ir em frente e adicionar doce de leite à lista, também – por que não? :D

Todos esses ingredientes estão combinados nestes potinhos e eles são uma delícia, mas bastante encorpados, estejam avisados; também são ótimos para quando se tem visita: é só montá-los, deixar na geladeira e colocar no forno na hora de servir: eles ficam prontos em poucos minutos.

Potinhos de chocolate e doce de leite
da sempre fantástica revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

1 lata (380g) de doce de leite
1/3 xícara (80ml) de creme de leite
200g de chocolate amargo picadinho
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
3 ovos
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque o doce de leite em uma tigela e misture com um batedor de arame até ficar cremoso. Junte o creme de leite e misture. Divida a mistura entre 8 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada.

Junte o chocolate e a manteiga em uma tigela grande e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem que a tigela toque a água) até derreter. Deixe esfriar levemente. Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha até obter a mistura ficar clara e fofa e dobrar de volume. Junte a mistura de chocolate, a farinha de amêndoa e o sal e misture gentilmente, de baixo para cima, com uma espátula. Divida a mistura entre os potinhos, cobrindo o doce de leite. Coloque os potinhos em uma assadeira grande e rasa e leve ao forno por 12-15 minutos ou até que cresçam (o centro ainda estará molinho) – não asse demais ou a mistura pode derramar.
Reserve por 5 minutos e sirva.

Rend.: 8 porções

4 comments:

C' said...

Estou rendida a esta receita, vou experimentar! Parabénsss :)

Marisa said...

Olá Patricia!

Essa receita parece maravilhosa! =)

Já vi muitas receitas suas que levam doce de leite. Mas nunca fiz nenhuma porque não tenho receita para fazer doce de leite caseiro. Que receita você usa para o seu doce de leite?

Obrigado =P




Sabrina Romano said...

Estou me matando de rir com o rol das hipóteses para o pé na jaca; perfeito! E morrrrrendo de vontade de um desses...

Patricia Scarpin said...

Oi, Marisa! Eu compro doce de leite pronto, gosto muito do da Aviação e se não o encontro às vezes compro Itambé.

Related Posts with Thumbnails