segunda-feira, setembro 22, 2014

Muffins de granola

English version

Granola muffins / Muffins de granola

E já que falávamos sobre desperdício de comida dias atrás, deixem-me lhes contar que a saga da granola não chegou ao fim com os biscoitos que publiquei antes das férias: mesmo depois de uma fornada generosa de cookies eu ainda tinha dois punhados de granola no vidro e nenhuma intenção de comê-la com leite ou iogurte. :(

Fui salva pela maravilhosa Nigella Lawson e sua receita de muffins de granola: fácil, rápida, e nas receitas dela confio cegamente. Quando pesei minha granola, havia exatamente 252g – liguei o forno na mesma hora. :D

Os muffins ficaram macios e saborosos – foi um jeito ótimo de aproveitar a fatídica granola. Eu acho que um pouquinho de canela em pó faria maravilhas por eles: apenas uma dica para quem, como eu, tiver granola em casa implorando para ser usada.

Muffins de granola
do sempre delicioso Feast: Food That Celebrates Life

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (240ml) de buttermilk*
1 ovo grande
¾ xícara (130g) açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
⅓ xícara (80ml) de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
250g de granola – usei caseira

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato e o sal. Em uma tigela média, misture bem com o batedor de arame o buttermilk, o ovo, o açúcar, o óleo e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente – massa de muffin não é lisa como massa de bolo, é encaroçada mesmo; se misturar demais, os muffins ficarão duros. Incorpore a granola e divida a massa entre as forminhas. Asse até que dourem e cresçam, cerca de 25 minutos. Desenforme com cuidado e transfira para uma gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 muffins

9 comentários:

Gabi disse...

Amei as colherzinhas de bambu. De onde são?

Su Delícia disse...

ficaram perfeitos!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Patricia Scarpin disse...

Gabi, não lembro onde as comprei, sorry!

Patricia Luck disse...

Granola é um caso de amor e ódio aqui em casa. Quando faço iogurte natural (praticamente toda semana), as crianças e marido comem. Mas às vezes parece que dá um enjôo e a granola fica "rolando" pela despensa. Além daqueles cookies deliciosos que vc me apresentou, agora tenho outro motivo para usar a granola abandonada.
Vc acha que daria certo fazer um bolo (estilo loaf) na forma de bolo inglês? Estou sem forminhas de muffin em casa...

Patricia Scarpin disse...

Xará, eu acho que daria certo, sim, mas cuidado com o tamanho da forma, viu? Para a massa não derramar (ela cresce bem). Beijos!

Patricia Luck disse...

Oi Patricia! Voltei pra dizer que fiz na forma de bolo inglês e deu muito certo :-) Substitui uma parte da farinha de trigo por farinha de aveia e acrescentei canela e duas bananas que estavam passando na fruteira. Ficou ótimo! E como eu confio no seu bom gosto, fiz logo a receita em dobro e ofereci um dos bolo a uma vizinha querida.
Obrigada! Hoje vou fazer algo parecido, porém com maçãs, para presentear a professora do meu caçula pelo dia do mestre.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Xará, adorei saber que os muffins deram certo na forma de bolo inglês! E que bom saber que deu certo com as suas modificações, farinha de aveia é tão saudável!
Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado! Vou torcer para a professora gostar do bolo de maçã.
Beijo, querida!

Érica disse...

Oiii!

Adoro suas receitas!
Gostaria de saber se é possível usar leite vegetal para fazer o buttermilk!

Beijo

Patricia Scarpin disse...

Oi, Erica - dá certo, sim, porém a textura dos muffins não será exatamente a mesma por causa da diferença de teor de gordura no leite, ok?
Beijos!