quarta-feira, setembro 17, 2014

Voltando de férias com bolo de geleia de damasco

English version

Apricot jam cake / Bolo de geleia de damasco

Oi, gente!

Estou de volta depois de férias incríveis na Espanha: lugares lindos, comida deliciosa e quantidades absurdas de Cava. :D

Voltei para casa feliz da vida, mas também uns quilinhos mais pesada, apesar de ter caminhado bastante por lá – não dá pra comer tudo aquilo de jamón e pan con tomate sem enfrentar as consequências, né? :) Pretendo comer muitas verduras, frutas e legumes nas próximas semanas (há uma panela enorme de sopa de legumes na minha geladeira), mas sei que não consigo sobreviver sem uma fatia de bolo no final de semana.

Moderação é o meu mantra. ;)

Se vocês são como eu, posso sugerir esse bolinho de geleia? É delicioso e macio – não se preocupem se o centro afundar um pouquinho, é o peso da geleia na massa. Não o experimentei com outros sabores de geleia, mas acho que também ficaria ótimo com algo azedinho, não tão doce.

Bolo de geleia de damasco
de um dos meus livros de receita favoritos

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) - 85g - de manteiga sem sal, amolecida
150g de açúcar mascavo claro
1 xícara de geleia de damasco
2 ovos, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de creme azedo (sour cream)*

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com um quadrado de papel manteiga, unte o papel e enfarinhe tudo, retirando o excesso.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a canela, o cravo, o bicarbonato e o sal.
Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a geleia e bata. Batendo, junte os ovos, um a um. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente.
Acrescente o creme azedo e misture até homogeneizar. Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos aos poucos e bata somente até incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma completamente. Desenforme com cuidado, remova o papel e inverta em um prato de servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa, leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Rend.: 8 porções

13 comentários:

Unknown disse...

Oi Patricia! Imagino q bela viagem vc deve ter feito! Gostei muito da receita desse bolo com geleia, deve ter ficado com uma aroma incrível!!!
Bjs
Mel

Luciana Leal disse...

Bom retorno Patrícia!! Faça como eu, tô de dieta mas um dia por semana me permito uma latinha de coca e um doce, hoje fiz aquele seu bolo de banana, chocolate e caramelo e saí distribuindo pras vizinhas. Fez muito sucesso!!! Beijos

Su Delícia disse...

deve ser uma maravilha!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Isa Bocayuva disse...

Já estava sentindo saudades! hehehehe
Mas fiquei tranquila pois o motivo foi nobre; FÉRIAS!

O bolo está do jeito que eu gosto, fofinho e úmido. Tenho que reabastecer meu estoque de geleia pra testar esta receita.
Bjs!

Silvana Leal disse...

Oi Patrícia, seu blog é maravilhoso!Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Mel, a viagem foi muito gostosa, sim!
Bj!

Lu Leal, adorei saber do bolo! Que amor vc dividir o bolo com as vizinhas, adorei!
Bj!

Pin, eu estava precisando de férias, menina. :D
Bj!

Silvana, muito obrigada!

Amanda disse...

Patricia, saudades! Eu havia saído de férias e mais ou menos acompanhava as atualizações do blog, quando retornei senti o TK paradinho e logo pensei: ela deve de estar aproveitando umas férias... É muito bom viajar, buscar outras fontes de inspiração e revitalizar as energias. Desejo um bom retorno e que venham muitas e muitas delícias.

Patricia Scarpin disse...

Amanda, querida, obrigada pelo carinho!
Que bom que os posts fazem falta, isso me deixa muito feliz! <3
Beijo e obrigada!

Letrícia disse...

Oi, Pat! Tão boa a sensação de estar com as baterias recarregadas depois de merecidas férias! Eu também voltei assim das minhas férias com os pequenos, mas não durou muito - ficamos todos resfriados e a trabalheira de cuidar de dois quando se está doente é realmente grande.

Este bolo é lindo! Estou pensando seriamente em testá-lo com outro sabor de geleia (quis mostrar à duplinha o sabor incrível das geleias cítricas da vovó e eles torceram o nariz. Agora tenho dois potes de geleias maravilhosas para consumir o mais rápido possível :-/).

Ha, a pessoa está com saudades e escreve um tratado nos comentários. Desculpe.

Beijos, linda!

Patricia Scarpin disse...

Lê, querida, eu sei bem como é, também gripei com força na volta, menina, e ainda tive de ir trabalhar chumbada. :S
Melhoras, viu?
Espero que vc goste do bolo (qualquer coisa, tem um bolo de geleia de laranja aqui no blog tb, caso vc queira comparar).
Beijão!

Patricia Luck disse...

Patricia, enquanto suas outras leitoras são boazinhas e ficaram felizes com suas férias, eu sou mais egoísta e te digo que quase morri do coração!
Vc sumiu sem deixar notícias, achei que tivesse acontecido alguma coisa, juro! kkkkkkk
Da próxima vez dá uma avisadinha antes, promete?
Enfim, bom te ver de volta, renovada e com gostinho das férias ainda na boca.
Obrigada por essa receita, anotadíssima!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará!
Hahaha, eu vou ver se lembro de avisar da próxima vez, véspera de viagem é fogo, tanta coisa pra lembrar, né? Dá um medo de esquecer algo importante!
Bjs e obrigada pelo carinho! <3

repaginandoreceitasgrandesmestrestv.com disse...

Oi Patrícia bem-vinda! Estou ansiosa para fazer este bolo, tem uma aparência ótima. Como amo a sua culinária e ser cinéfila igual você, gostaria de te recomendar um filme que assisti ontem: " A Secreta Vida de Walter Mutty " é bárbaro! Tenho certeza que você vai gostar também. O elenco é ótimo, a trilha sonora, os efeitos especiais e a fotografia belíssimos. Bjs