Friday, September 26, 2014

Barrinhas de geleia de figo, gengibre e amêndoa

English version

Fig, ginger and almond bars / Barrinhas de geleia de figo, gengibre e amêndoa

Geralmente planejo com antecedência o que quero cozinhar no final de semana, assim tenho tempo de comprar tudo de que preciso antes – fico desapontada quando escolho uma receita em um livro e descubro, minutos depois, que não tenho todos os ingredientes em casa.

Fiz o bolo de mel e framboesas do qual falei outro dia porque frutas vermelhas congeladas eram as únicas frutas que eu tinha em casa – geladeira vazia é um efeito colateral clássico das férias. Assei o bolo e então decidi ver TV, folhear meus livros de receita e esquecer por um momento sobre a escassez de alimentos frescos na minha casa – não estava a fim de ir ao supermercado, e meu marido estava tão cansado, tadinho, não tive coragem de lhe pedir para sair só porque eu queria cozinhar.

Dois ou três livros folheados depois, vi uma receita de barrinhas de geleia de laranja e gengibre cobertas com amêndoas, e elas pareciam deliciosas. Conforme fui lendo a lista de ingredientes, me toquei de que tinha tudo na despensa e na geladeira – isso é tão raro! – exceto a geleia de laranja – ooops –, mas lembrei de uma geleia de figo que sobrara dos biscoitinhos de outro dia.

Senti que o combo figo + gengibre seria tão bom quanto o combo laranja + gengibre, então substituí a geleia de laranja pela de figo e adicionei um pouquinho de farinha de amaranto por razões nutricionais. Figo e gengibre são, sim, uma delícia juntos e as barrinhas foram um sucesso: ficam saborosas e acalmaram a minha vontade de cozinhar.

Barrinhas de geleia de figo, gengibre e amêndoa
um tiquinho adaptadas do lindo e delicioso The Baking Collection (The Australian Women's Weekly)

- xícara medidora de 240ml

Base:
90g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo
100g de farinha de trigo
50g de farinha de amaranto
¼ colher (chá) generosa de fermento em pó
1 pitada de sal

Recheio:
1 xícara de geleia de figo
¼ xícara de gengibre cristalizado bem picadinho – pique, depois meça

Cobertura:
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
120g de amêndoas em lâminas
60g de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Base: na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte a baunilha e bata. Acrescente o ovo e bata para incorporar. Adicione as farinhas, o fermento e o sal em misture com uma espátula de silicone*. Espalhe a massa na forma.
Recheio: em uma tigela pequena, misture a geleia e o gengibre. Espalhe sobre a base.
Cobertura: em uma tigela média, misture o ovo, a baunilha, 80g das amêndoas em lâminas e a farinha de amêndoa. Espalhe sobre a camada de geleia. Salpique com as amêndoas restantes.
Asse por 40 minutos ou até que o topo doure levemente e o recheio borbulhe. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

* neste ponto, a minha massa estava mole demais (talvez pela substituição de parte da farinha comum pela de amaranto), por isso acrescentei 2 colheres (sopa) – 20g – de farinha de trigo à mistura

Rend.: 24 unidades

3 comments:

Sabrina Romano said...

Estou com vontade de emoldurar essa foto e pendurá-la na parede; é poética! Só estou com raiva desse canudinho... Ele é tão perfeito que não pode ser de verdade! :x

Ronize Bumba said...

Patrícia.

Depois de muita dúvida do que fazer com minhas amêndoas eu fiz essa receitinha sua. Mas troquei o amaranto por um pouquinho de aveia e ficou bem gostoso.

Obrigada de novo pelas dicas, passear por aqui é sempre certo achar algo delicioso pra experimentar!

beijo

Patricia Scarpin said...

Sá, querida, obrigada! <3

Ronize, adorei saber que com aveia também dá certo!
Beijos e obrigada!

Related Posts with Thumbnails