sexta-feira, setembro 19, 2014

Pão de centeio e cerveja stout e desperdício de comida

English version

Rye and stout bread / Pão de centeio e cerveja stout

Estava assistindo a “Economize com o Jamie” outro dia e além das receitas deliciosas (babei com a linda panzanella dele e ando sonhando com o rendang de carne com chapatis caseiros, hum!) acho super bacana ele mostrar (com números) a quantidade absurda de comida jogada fora por absolutamente nenhuma razão – o programa é feito na Inglaterra, mas sei que aqui no Brasil as coisas não são muito diferentes.

Tive que tomar a responsabilidade pela casa muito jovem e como fazia todas as compras e cozinhava tinha de ser esperta: éramos quatro e nada poderia ser desperdiçado. Por sorte meu irmão era o único enjoadinho entre nós: meu pai e minha irmã comiam praticamente tudo o que eu fazia, e por eles serem tão bons de garfo eu podia experimentar e testar novas coisas sempre que quisesse.

Sobras de arroz e macarrão viraram bolinhos, o restinho da salada de tomate ia para a geladeira para ser acrescentado ao molho em outro momento, verduras refogadas que sobravam eram misturadas a ovos e viravam omeletes deliciosas – era assim que eu “gerenciava” a cozinha naquela época, e isso me fez aprender muito sobre comida, bem antes de blogs, livros de receita e programas de TV. Por isso, adoro como o Jamie mostra às pessoas como transformar ingredientes em coisas completamente diferentes – as dicas dele são ótimas.

Quando fiz o bolo de cerveja da Nigella um tempo atrás, sobrou cerveja e já que eu não ia bebê-la (como alguns de vocês sugeriram, seus danados!) teria de fazer algo útil com ela, e o resultado foi este pão: evitei o desperdício de cerveja cara e ainda comemos sanduíches abertos deliciosos no almoço, feitos com pão fresquinho – se isso não é algo maravilhoso, eu não sei o que é. :)

Pão de centeio e cerveja stout
um nadinha adaptado da sempre lindíssima Gourmet Traveller

150g de farinha de centeio
1 colher (chá) de fermento biológico seco
100ml de cerveja stout
1 colher (sopa) de melado de cana
1 colher (chá) de sal, uso dividido
1 xícara (240ml) de água morna
350g de farinha de trigo

Na tigela da batedeira (você vai usar o batedor de massas pesadas nesta receita) misture a farinha de centeio, o fermento, a cerveja, o melado, metade do sal e a água. Reserve em um lugar quentinho por 5-8 minutos ou até espumar. Junte a farinha de trigo e o restante do sal e misture por 5 minutos (ou sove, caso não use a batedeira) até a massa ficar homogênea. Transfira para uma tigela grande, levemente pincelada com óleo, vire para untar a massa dos dois lados e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume, 1 ½ - 2 hours.

Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio. Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e sove em uma superfície levemente enfarinhada até ficar lisa, polvilhando com farinha se for necessário. Divida a massa em duas partes iguais e forme uma bola com cada uma delas. Polvilhe o topo dos pães com um pouquinho de farinha e transfira para a assadeira preparada. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de volume (1 hora).
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C/350°F. Asse até que os pães fiquem bem dourados e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.

Rend.: 2 pães

4 comentários:

Sabrina Romano disse...

tenho feito trufas com as cervejas da Amazon Beer, que tem frutas na composição e são extremamente aromáticas - e caras, claro! Nesses dias, o coitado do Ebraim reza para eu usar os 200ml na receita e não invernar mais nada "útil" para fazer com o que sobra! ;D

Natalia Itabayana disse...

Ultimamente procuro muitas receitas de pão de centeio, e esta entrou pra listinha! É uma farinha danada de chatinha pra trabalhar à mão pois não tenho batedeira, às vezes o resultado agrada, outras nem tanto. E gosto dessas receitas com bebidas fermentadas, o resultado é sempre bom! Tem um pão irlandês assando no forno neste exato momento, uma receita que adorei porque não preciso esperar a massa descansar! Mas serei paciente pra esperar o pão de centeio!

Reinaldo disse...

O melado pode ser substituído por algum outro ingrediente?

Patricia Scarpin disse...

Reinaldo, pode usar mel.