quinta-feira, setembro 18, 2014

Tortinhas de cheesecake de limão siciliano - receita com vídeo

English version

Lemon cheesecake tartlets / Tortinhas de cheesecake de limão siciliano

Meses atrás, minha irmã me disse que teria de fazer um trabalho para a faculdade: ela e seu grupo teriam de criar um vídeo de receita e para isso precisariam da minha ajuda. :)

As crianças – eles tem vinte anos, por isso os chamo de crianças – vieram à minha casa em um sábado e passamos uma tarde ótima juntos. Nós gravamos o vídeo – na verdade, eles me gravaram preparando tortinhas – e foi bem divertido (e trabalhoso, também). Quem acompanha a página do blog no Facebook viu algumas fotos dos "bastidores".

No final da sessão, servi bolo e cookies aos meus convidados e eles disseram à minha irmã que daquele dia em diante iriam querer fazer todos os trabalhos na minha casa. :D

Aqui estão o vídeo e a receita das tortinhas – espero que gostem de ver estas mãos sardentas em ação! :)



Tortinhas de cheesecake de limão siciliano
um pouquinho adaptadas da sempre linda revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

Base:
100g bolacha maisena ou Maria
30g manteiga sem sal, derretida e fria

Recheio:
1 xícara de cream cheese, temperatura ambiente
1/3 xícara de açúcar cristal
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 ovo
100g framboesas

Unte com manteiga 6 forminhas de torta de 8cm de diâmetro (com fundo removível). Coloque os biscoitos no processador e processe até moê-los. Junte a manteiga e processe até incorporar e a mistura ficar com a textura de areia molhada.
Com as pontas dos dedos, pressione a mistura nas forminhas e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 150°C.
Em uma tigela média, usando um batedor de arame, misture o cream cheese, o creme azedo, o açúcar, o sal, a baunilha e as raspas de casca de limão. Junte o ovo e misture. Despeje nas forminhas e leve ao forno por 15 minutos ou até firmar levemente.
Deixe esfriar e depois leve à geladeira por 1 hora.
Salpique com açúcar de confeiteiro, decore com as framboesas e sirva.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa, leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Rend.: 6 unidades

14 comentários:

Su Delícia disse...

devem ser deliciosas! Gostei do video!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Silvia disse...

Sempre gostei do seu blog, seus textos e receitas, mas o vídeo ficou ótimo mesmo!! Com certeza trabalhoso, mas seria ótimo ver suas receitas em vídeo também.

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Patty!

Bom, eu já havia falado que amei o vídeo, então hoje vou me ater às tortinhas.
Além de graciosas (mimosas, fofíssimas) devem ter ficado um espetáculo, como tudo o que você faz! Não canso em dizer que sou fã do seu blog, das receitas e das fotos... que enchem os meus olhos!
Tem como não amar? Impossível!
Mais uma receita que vou levar!
Parabéns por tudo!
bjsss

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, meninas! <3

Silvia, eu adoraria fazer mais vídeos, mas o tempo é curto. :(

Cintya, obrigada, querida! xx

Maíra S. disse...

Que legal, Patrícia! A receita é ótima e o vídeo ajuda muito! Inclusive descobri que meu sour cream fica mole demais... (não devo esperar o suficiente).
E a gente acaba pegando umas dicas de mãos mais experientes... Eu nunca despejaria o creme direto nas tortinhas por medo de transbordar e você consegue fazer isso direitinho!

Débora disse...

Que legal você fazendo vídeos! Sempre acompanho seu blog e dá pra perceber o seu carinho e dedicação, o que o torna um blog muito acima da média! Que lindão seu processador kitchenaid! Trouxe de fora na mala ou achou pra comprar por aqui?

Carol Moraes Maia disse...

Pat, que demais o vídeo! Amei!! Aliás, tenho super curiosidade de ver você em ação, ouvir sua voz ao invés de somente ler suas palavras. É muito louco isso do mundo em que vivemos por que há anos eu venho aqui no seu blog sempre que recebo aviso de atualização, tenho você como amiga no FB e um super carinho por você pelas coisas lindas que posta para nós. Sinto que a conheço de alguma forma mas não sei como é o som da sua voz. Divagações e divagações... Estou trabalhando em um documentário sobre a revolução tecnológica e o excesso de vídeos sobre o assunto tem feito com que eu pense em todas essas coisas... rs.. Mas acho tudo isso muito bom!! Como sempre, parabéns pelo vídeo e pela comida. Beijo grande!!

Patricia Scarpin disse...

Maíra, use um creme de leite mais espesso, isso tb ajuda!
Eu sou "macaca velha", querida, na cozinha há muitos anos, é prática, apenas isso!
Bjs e obrigada!

Débora, obrigada! Eu comprei o processador no Submarino, peguei uma boa promoção e como comprei à vista ainda consegui 10% de desconto.
Bj!

Carol, querida, quanta doçura! Obrigada pelo carinho! Eu morro de vergonha de aparecer, viu? Mas quem sabe um dia eu faça um vídeo diferente, ou a gente toma um café juntas para se conhecer.
Beijão!

Carol Moraes Maia disse...

Obrigada você, Pat... E eu vou AMAR tomar um café com você qualquer hora. Será um grande prazer! Espero o café ou o vídeo ou o melhor dos mundos: os dois!! Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Patricia, adoro seu blog! As receitas e as fotos são lindas :) O vídeo ficou mto bacana!!!! bj Luciana R RJ

Paula disse...

Olá!! Definitivamente mais vídeos seus precisam ser gravados! Pra ontem!! Hahaha. Parabéns, ficaram com uma aparência espetacular e com certeza o gosto não deve ter decepcionado!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Luciana e Paula, obrigada! Que bom que vcs gostaram do vídeo! xx

Delicioso Equilíbrio disse...

Ficou muito legal o vídeo! Parabéns a todos os envolvidos... E também adorei a receita! Depois mostra mais a sua cozinha, adoooro ver as cozinhas das casas...rs
Um abraço,
Samantha.

Ju e Júlio disse...

Seu blog lindo sempre.