segunda-feira, abril 28, 2014

Bolo francês de maçã e o júri de Cannes

English version

French apple cake / Bolo francês de maçã

Algo que sempre me deixa curiosa é o júri de Cannes, especialmente o presidente – às vezes não é nada de especial, às vezes a Palma de Ouro tem um jeitão político até demais, e às vezes pode ser uma completa surpresa.

Este ano Jane Campion será a presidente do júri, o que para mim é uma notícia ótima por duas razões: é uma mulher, o que até hoje só aconteceu nove vezes, e é uma diretora que admiro bastante. Willem Dafoe e Nicolas Riding Hefn são parte do júri, também, e acho isso fantástico já que ambos são conhecidos por coisas nada convencionais – o que acho sempre bom.

E já que falamos da Croisette, nada melhor do que um bolo francês para acompanhar: neste caso, um bolo gostoso e extremamente macio, cheio de maçãs picadinhas e fatiadas, e com uma camada de geleia de damasco para dar sabor e brilho. Oh là là! :)

Bolo francês de maçã
de um dos meus livros favoritos

- xícara medidora de 240ml

500g de maçãs firmes, que não desmanchem quando cozidas – usei Gala
90g de manteiga sem sal
1 canela em pau, quebrada ao meio
4 ovos médios*
250g de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de óleo de canola
280g de farinha de trigo
2 colheres (chá) cheias de fermento em pó
1 pitada de sal
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de Calvados ou rum – usei o último
150g geleia de damasco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e o unte o papel também.
Reserve 1 maçã para o topo do bolo e descasque e pique em cubinhos as restantes. Derreta 30g da manteiga em uma frigideira grande antiaderente, junte as maçãs e a canela em pau e cozinhe por 5 minutos ou até que as maçãs estejam macias, mas não desmanchando. Deixe esfriar completamente. Derreta a manteiga restante e deixe esfriar.
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até que dobrem de volume e se tornem um creme claro e espesso. Junte a baunilha. Com uma espátula, incorpore a manteiga e o óleo, misturando gentilmente de baixo para cima. Peneire e farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore da mesma forma, gentilmente. Faça o mesmo com as raspas de limão e o Calvados/rum, seguidos das maçãs (descarte a canela em pau). Transfira para a forma preparada. Corte a maçã restante em fatias finas e arrume-as sobre a massa, formando três círculos. Asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma.
Com cuidado, desenforme o bolo, remova o papel manteiga e inverta-o em uma gradinha. Aqueça a geleia de damasco até que ela esteja líquida, passe por uma peneira e pincele o bolo todo com ela. Deixe secar antes de servir.

* sempre compro ovos do tipo grande, então escolhi os menores da embalagem para usar na receita

Rend.: 10-12 porções

6 comentários:

Masterchef cá de casa disse...

Que belo bolo!

Luciana Leal disse...

Nossa, que lindo que ficou!! Sabado fiz um bolo de banana que vc postou (um que vai chocolate e nozes com a calda de caramelo) ficou tão bom, mas tão bom!!!!! Acho que esse vai ser o próximo que farei. Bjs

Luciana Betenson disse...

Uau! Caramba, Pat, fazia tempo que eu não via um bolo tão lindo :-)

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, adorei saber que o bolo deu certo e que vc gostou dele! Que notícia, boa, querida!
Tomara que vc goste deste de maçã tb.
Beijo!

Lu Betenson, obrigada, flor! <3

Anônimo disse...

Que bolo lindooo!! Dá pra ver o quanto é fofinho!

Cecília

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Fiquei a babarme para este bolo adoro bolo de maçã:)

Fiquei com pena de não poder ver como ele ficou por dentro :)

Beijinho