quarta-feira, janeiro 08, 2014

Crumble de ameixa e amaretti, 33ºC e tudo

English version

Plum and amaretti crumble / Crumble de ameixa e amaretti

Uma resolução que pretendo manter em 2014 é continuar com a ideia do inventário (obrigada, Martha!) – funcionou bem até agora e evitou bastante desperdício. Entretanto, não sou perfeita (a Internet parece nos fazer parecer certinhas e corretas e onipotentes, não é? Não gosto nada disso) e desvio dos planos às vezes, e foi isso que aconteceu quando comprei um pacotinho de amaretti para usar no rocky road de Natal e acabei usando lokum.

É época de cerejas, pêssegos e ameixas por aqui e ando me deliciando com elas como se não houvesse amanhã – adoraria preparar algo com as frutas, também, mas o problema é que eu as como todas antes mesmo de ligar o forno (o que tem sido difícil aqui por causa do calor insuportável). Dias atrás, 33°C e tudo, decidi fazer o crumble de ameixa da Nigella (sim, eu sou a louca que faz crumbles no calorão), usando assim um pouco dos amaretti guardados no armário. Ficou uma delícia: o sabor dos biscoitos combinou lindamente com as ameixas maduras e suculentas, e uma jarrinha de creme de leite fresco bem gelado ajudou a baixar um pouco a temperatura (isso e um banho frio logo após a sobremesa). :D

Crumble de ameixa e amaretti
um tiquinho adaptado do delicioso Nigellissima: Instant Italian Inspiration

Recheio:
35g de amaretti – a Nigella pede biscoitos do tipo crocante, e não “morbidi”, eu usei estes
½ colher (sopa) de manteiga sem sal
250g de ameixas vermelhas maduras, cortadas ao meio se pequenas, em quatro partes se grandes, sem os caroços
½ colher (sopa) de açúcar cristal
raspas da casca e o suco de ½ limão siciliano

Cobertura:
50g de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar cristal
30g de manteiga sem sal gelada, em cubinhos

Pré-aqueça o forno a 190°C. Separe um refratário com capacidade para 1 ½ xícaras (360ml). Quebre os amaretti com as mãos e reserve.
Recheio: derreta a manteiga em uma panelinha (que tenha tampa), junte as ameixas, salpique com o açúcar, junte as raspas e o suco de limão e sacuda a panela sobre o fogo. Cozinhe a fruta por 2 minutos na panela tampada e dois minutos destampada. Transfira as ameixas para o refratário e salpique com metade dos amaretti.

Cobertura: coloque a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela pequena e misture. Adicione a manteiga e misture os ingredientes comas pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Com um garfo, incorpore o restante dos amaretti. Espalhe a cobertura sobre as ameixas e asse por cerca de 20 minutos ou até que a cobertura doure e as frutas borbulhem nas beiradas do refratário. Deixe esfriar por 10 minutos e sirva com creme de leite fresco ou sorvete.

Rend.: 1 porção

7 comentários:

Su Delícia disse...

e que belo desvio (do plano inicial) este!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Raquel Alabaça disse...

Ficou óptimo e é tão guloso!

Anônimo disse...

Tem tão bom aspeto. Absolutamente irresistível! Por aqui até convém ligar o forno que aquece o ambiente. Mas na verdade nunca fiquei refém do calor para não usar o precioso forno. De verão ou inverno o meu está sempre a bombar!
Um beijinho
Guida

Patricia Luck disse...

A primeira vez que fiz crumble, inspirada por uma antiga receita sua, as pessoas pediram desculpas pela falta de educação e rasparam a assadeira até quase arrancar o antiaderente dela. :-0 Eu havia feito a sobremesa com o que tinha em casa (morangos e bananas pra lá de passadas) e levado a um almoço na casa de uma vizinha, e torci para que desse certo. Quando o cheirinho começou a escapar do forno, tive certeza que seria um sucesso...

Essa receita com amaretti deve dar um toque especial!
Obrigada!

Maíra S. disse...

Sabe que eu nunca fiz crumble, Patrícia? Essa receita parece ótima. O bom de crumble é que não tem muito como dar errado, né?

Aliás, aproveito para lhe perguntar... Fiz duas receitas de cookies na semana passada que simplesmente desandaram. A massa derreteu e se esparramou e eu acabei tendo que cortar com cortador! E o pior é que eu já tinha feito ambas antes (uma delas era sua, com cranberries). Segui os mesmos passos da receita e fiquei por entender porque o resultado saiu diferente. Será que esse calorão que tem feito pode ter atrapalhado? Outra coisa foi que desta vez usei uma barra grande de chocolate picada, ao invés das gotas, e talvez os pedaços tenham ficados muito pequenos, influindo na firmeza da massa. Enfim, espero não ter perdido a mão... Qualquer coisa, só vou fazer crumble daqui para a frente!

Patricia Scarpin disse...

Guida, eu também não deixou de fazer um bolinho por causa do calor, vale o sacrifício! :D
Bj!

Pati, adorei a sua história! Menina, eu fico numa felicidade enorme com esse tipo de coisa, adoro saber que as receitas dão certo para vocês e que fazem sucesso! \0/
Obrigada por vir me contar, beijo!

Maíra, cookie que espalha pode ser massa mole demais (manteiga muito mole, bateu demais na batedeira,e etc.) e forno muito quente. Eu assei biscoitos nos dias das férias e estava um calor horroroso, usei manteiga em temperatura ambiente e não bati demais, funcionou.
Tomara que dê certo a sua próxima tentativa.
Bj!

maíra s. disse...

Oi Patrícia, acho que deixei a manteiga amolecer demais mesmo, estava quase derretendo na hora de usar... Vou ver se repito a receita logo para não ficar traumatizada ;-) Obrigada pelas dicas!