Uma resolução que pretendo manter em 2014 é continuar com a ideia do inventário (obrigada, Martha!) – funcionou bem até agora e evitou bastante desperdício. Entretanto, não sou perfeita (a Internet parece nos fazer parecer certinhas e corretas e onipotentes, não é? Não gosto nada disso) e desvio dos planos às vezes, e foi isso que aconteceu quando comprei um pacotinho de amaretti para usar no rocky road de Natal e acabei usando lokum.
É época de cerejas, pêssegos e ameixas por aqui e ando me deliciando com elas como se não houvesse amanhã – adoraria preparar algo com as frutas, também, mas o problema é que eu as como todas antes mesmo de ligar o forno (o que tem sido difícil aqui por causa do calor insuportável). Dias atrás, 33°C e tudo, decidi fazer o crumble de ameixa da Nigella (sim, eu sou a louca que faz crumbles no calorão), usando assim um pouco dos amaretti guardados no armário. Ficou uma delícia: o sabor dos biscoitos combinou lindamente com as ameixas maduras e suculentas, e uma jarrinha de creme de leite fresco bem gelado ajudou a baixar um pouco a temperatura (isso e um banho frio logo após a sobremesa). :D
Crumble de ameixa e amaretti
um tiquinho adaptado do delicioso Nigellissima: Instant Italian Inspiration
Recheio:
35g de amaretti – a Nigella pede biscoitos do tipo crocante, e não “morbidi”, eu usei estes
½ colher (sopa) de manteiga sem sal
250g de ameixas vermelhas maduras, cortadas ao meio se pequenas, em quatro partes se grandes, sem os caroços
½ colher (sopa) de açúcar cristal
raspas da casca e o suco de ½ limão siciliano
Cobertura:
50g de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar cristal
30g de manteiga sem sal gelada, em cubinhos
Pré-aqueça o forno a 190°C. Separe um refratário com capacidade para 1 ½ xícaras (360ml). Quebre os amaretti com as mãos e reserve.
Recheio: derreta a manteiga em uma panelinha (que tenha tampa), junte as ameixas, salpique com o açúcar, junte as raspas e o suco de limão e sacuda a panela sobre o fogo. Cozinhe a fruta por 2 minutos na panela tampada e dois minutos destampada. Transfira as ameixas para o refratário e salpique com metade dos amaretti.
Cobertura: coloque a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela pequena e misture. Adicione a manteiga e misture os ingredientes comas pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Com um garfo, incorpore o restante dos amaretti. Espalhe a cobertura sobre as ameixas e asse por cerca de 20 minutos ou até que a cobertura doure e as frutas borbulhem nas beiradas do refratário. Deixe esfriar por 10 minutos e sirva com creme de leite fresco ou sorvete.
Rend.: 1 porção
quarta-feira, janeiro 08, 2014
Crumble de ameixa e amaretti, 33ºC e tudo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
e que belo desvio (do plano inicial) este!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ficou óptimo e é tão guloso!
Tem tão bom aspeto. Absolutamente irresistível! Por aqui até convém ligar o forno que aquece o ambiente. Mas na verdade nunca fiquei refém do calor para não usar o precioso forno. De verão ou inverno o meu está sempre a bombar!
Um beijinho
Guida
A primeira vez que fiz crumble, inspirada por uma antiga receita sua, as pessoas pediram desculpas pela falta de educação e rasparam a assadeira até quase arrancar o antiaderente dela. :-0 Eu havia feito a sobremesa com o que tinha em casa (morangos e bananas pra lá de passadas) e levado a um almoço na casa de uma vizinha, e torci para que desse certo. Quando o cheirinho começou a escapar do forno, tive certeza que seria um sucesso...
Essa receita com amaretti deve dar um toque especial!
Obrigada!
Sabe que eu nunca fiz crumble, Patrícia? Essa receita parece ótima. O bom de crumble é que não tem muito como dar errado, né?
Aliás, aproveito para lhe perguntar... Fiz duas receitas de cookies na semana passada que simplesmente desandaram. A massa derreteu e se esparramou e eu acabei tendo que cortar com cortador! E o pior é que eu já tinha feito ambas antes (uma delas era sua, com cranberries). Segui os mesmos passos da receita e fiquei por entender porque o resultado saiu diferente. Será que esse calorão que tem feito pode ter atrapalhado? Outra coisa foi que desta vez usei uma barra grande de chocolate picada, ao invés das gotas, e talvez os pedaços tenham ficados muito pequenos, influindo na firmeza da massa. Enfim, espero não ter perdido a mão... Qualquer coisa, só vou fazer crumble daqui para a frente!
Guida, eu também não deixou de fazer um bolinho por causa do calor, vale o sacrifício! :D
Bj!
Pati, adorei a sua história! Menina, eu fico numa felicidade enorme com esse tipo de coisa, adoro saber que as receitas dão certo para vocês e que fazem sucesso! \0/
Obrigada por vir me contar, beijo!
Maíra, cookie que espalha pode ser massa mole demais (manteiga muito mole, bateu demais na batedeira,e etc.) e forno muito quente. Eu assei biscoitos nos dias das férias e estava um calor horroroso, usei manteiga em temperatura ambiente e não bati demais, funcionou.
Tomara que dê certo a sua próxima tentativa.
Bj!
Oi Patrícia, acho que deixei a manteiga amolecer demais mesmo, estava quase derretendo na hora de usar... Vou ver se repito a receita logo para não ficar traumatizada ;-) Obrigada pelas dicas!
Postar um comentário