segunda-feira, dezembro 16, 2013

Biscoitinhos de gengibre com chocolate branco e o melhor filme de terror de todos os tempos

English version

White chocolate ginger buttons / Biscoitinhos de gengibre com chocolate branco

Bem como a minha lista de receitas “a fazer”, a lista de filmes que quero ver cresce a cada dia – há sempre alguma coisa interessante que ainda não vi, novos lançamentos toda semana... Acho que jamais darei conta de nenhuma das listas. :D

Para tornar tudo mais difícil, de vez em quando me dá vontade de rever os meus filmes preferidos, especialmente aqueles que vi na adolescência – parece que agora que sou mais velha consigo saboreá-los mais. Semana passada assisti a “Coração Satânico” novamente (pela terceira vez, para ser mais exata) e achei ainda mais fantástico do que da última vez, anos atrás. Achei as atuações ainda melhores – o quão excelente está Mickey Rourke neste filme? – o roteiro ainda mais genial e a maneira como Alan Parker desenvolve tudo isso, sublime. Considero “O Exorcista” o filme de terror mais assustador já feito, mas para mim o melhor é, sem dúvida, “Coração Satânico”.

Achei que já tivesse bastado de biscoitos de gengibre neste Natal, mas quando vi estes botõezinhos tão bonitinhos tive de fazê-los: se não consigo evitar assistir a certos filmes várias e várias vezes, como conseguiria resistir a biscoitos de especiarias recheados de chocolate branco (duas coisas que adoro)? ;)

Biscoitinhos de gengibre com chocolate branco
um nadinha adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 ovo
1/3 xícara (80ml) de melado de cana
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal

Recheio:
140g de chocolate branco, picadinho
1 pitada de canela

Biscoitos: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o gengibre, o bicarbonato, a canela, o cravo e o sal. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Batendo, junte o ovo, o melado e a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes reservados e bata somente até incorporar. Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre elas. Usando uma colher medidora redondinha ou o cabo de uma colher de pau faça um buraquinho no centro de cada bolinha. Asse até que as extremidades dourem levemente, 10-12 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha por 5 minutos; retire com cuidado, transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Recheio: coloque o chocolate em uma tigelinha refratária e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar que o fundo da tigela toque a água), mexendo até derreter. Retire do fogo e coloque cerca de ½ colher (chá) dentro de cada buraquinho dos biscoitos. Polvilhe com a pitadinha de canela e deixe o chocolate firmar (cerca de 1 hora).

Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético, entre camadas de papel manteiga, por até 5 dias ou congelados por até 2 meses.

Rend.: cerca de 45 biscoitos


14 comentários:

Anônimo disse...

Quanto ao filme de terror não sou muito fã, mas que esses biscoitos ficaram maravilhosos isso sim.

Unknown disse...

Oi, Patricia, em época de Natal, achei que vc pudesse gostar disso; embora seja uma propaganda, a mensagem é bonita.
Sou super sua fã, tenho vontade de fazer tudo o que você posta, mas por enquanto só fiz um bolo, o de "laranja incrível", que ficou maravilhoso (dividi a receita ao meio para ñ engordar muito - meu filho ñ come doces).
Obrigada por alegrar nossos dias, te acho uma "Patrícia incrível"!
Beijos,
Renata

tatiane disse...

Pat, suas fotos ficam especialmente mais bonitas nas séries natalinas :)

Sam Nicoli disse...

Lindos biscoitinhos Pati.
Para mim não existe algo como 'biscoitos de especiarias suficientes', quanto mais, melhor!!

Deixe eu te perguntar uma coisinha, reparei que os seus biscoitinhos você colocou gotas de chocolate branco, ao invés de picadinhos. Onde você encontra as suas gotas? São importadas?
Nas marcas brasileiras. não consigo encontrar gotas de chocolate branco.

Patricia Luck disse...

Lindos! Parecem os biscoitinhos de especiarias com melado que comemos em Santa Catarina, e o toque de chocolate branco os transforma em biscoitos de festa!
Obrigada! Já fiz váááárias receitas suas, a última foi o bolo de limão siciliano com sementes de papoula, um sucesso!

valeria rezende disse...

Oi patrícia. Já separei eta receita pra fazer. Meu marido AMA chocolate branco. Quanto aos filmes de terror, morro de medo, não consigo assitir, porque depois não durmo.Idade mental 6 anos(kkk).
Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Renata, que comentário mais querido, menina, obrigada! ^_^
Aquele bolo é mesmo uma delícia, que bom que vc gostou também!
Beijo!

Tati, querida, obrigada! <3

Sam, eu derreti as gotas - compro de pacote da Callebaut na Chocolândia, no Ipiranga (SP). A Central do Sabor envia pelo correio, caso vc more longe.
Bj!

Patricia Luck, vc é catarinense? Passei muitas férias em SC quando criança, minha mãe era de SC!
Bj!

Val, querida, eu também morro de medo, só vejo alguns, os mais clássicos. :D
Bj!

Unknown disse...

Estava eu aqui, fazendo listinha dos biscoitinhos que queria fazer até o Natal. Aí me deparo com essa receita. Acho que ela vai furar a fila!!
É muita tentação!

Maíra disse...

Oi Patrícia,

É esse filme com o Robert de Niro que se passa na Louisiana? Se for, é muita coincidência... Minha mãe falou dele neste fim de semana! Disse que eu precisava assistir, que é um clássico.

E os biscoitos ficaram lindos! Quero fazer alguns para o Natal, mas quanto mais eu olho o seu índice, mais perdida eu fico. São tantas opções deliciosas!

Patricia Scarpin disse...

Isabel, tomara que vc goste!
Beijo!

Maíra, é esse sim - eu tenho vontade de conhecer Nova Orleans só por causa desse filme!
Beijo!

Tina Lopes disse...

Tem que ser muito do contra pra querer assistir Coração Satânico e O Exorcista na época de Natal, né? Pois somos duas. E O Bebê de Rosemary na Páscoa. Sempre. <3

Patricia Scarpin disse...

Tina, tem época melhor pra ver esses filmes? ;)
Nossa, amo "o Bebê de Rosemary" de um tanto!

Unknown disse...

Patricia, que vergonha! Dei muita risada com meu filho depois de postar um comentário aqui pra vc e me lembrar somente no dia seguinte que o link com uma linda propaganda e mensagem de natal não te foi enviado! Meu Deus, o link! E agora? Onde estava o bendito? Quem o postou? Conclusão: tudo perdido... so sorry, dear. Se voltar a encontrá-lo te envio, ok? Porém, se vc ainda não tiver lido este artigo (tb incrível), vale o link para recompensar aquela perda! Beijos, Feliz Natal!!! http://sweets.seriouseats.com/2013/12/the-food-lab-the-best-chocolate-chip-cookies.html

Coisas de Ceci disse...

Deliciosos já fiz ,mistura perfeita do gengibre e o chocolate branco